Ela é necessária porque a gestão financeira precisa aplicar diversos procedimentos no negócio para manter a saúde financeira empresarial. Entre eles está a organização das contas e a auditoria para avaliar se não ocorreram erros durante essa administração.
Quer entender para que serve uma auditoria no setor financeiro da empresa e sua importância? Continue a leitura e aprenda!
Antes de entender os benefícios da auditoria no setor financeiro, você deve saber o que é e para que serve esse processo. Também conhecido como auditoria contábil, esse é um procedimento realizado no âmbito das contas de empresas de diferentes portes.
Nesse contexto, o responsável pela auditoria deve conferir, avaliar e validar todas as informações financeiras realizadas em determinado período. Durante o processo, ele analisa os registros sobre o fluxo de caixa, livros contábeis, pagamento de impostos, movimentos do patrimônio, etc.
O auditor desempenha esse papel visando encontrar inconsistências ou equívocos nos lançamentos desses dados. Por isso, as auditorias costumam ser efetuadas com regularidade: com elas, é possível encontrar essas inconsistências e corrigi-las.
Logo, a empresa não passa muito tempo com dados incorretos e pode ter um planejamento financeiro mais realista. Geralmente, a auditoria é feita no final de cada ano fiscal, mas também pode ter frequências diferentes.
Assim, não há uma determinação obrigatória em relação à periodicidade que a auditoria deve ser feita. Cada empresa pode avaliar suas necessidades e alinhar o processo ao seu contexto para trazer mais segurança financeira.
Você entendeu que a auditoria no setor financeiro tem como objetivo principal avaliar se há inconsistências nos lançamentos contábeis do negócio. Mas qual é a sua finalidade para o negócio ao montar um planejamento financeiro?
Nesse sentido, a auditoria tem a função de identificar se o patrimônio e o capital da empresa são compatíveis com as anotações realizadas. Ou seja, se os livros contábeis estão realmente de acordo com esses dados.
Para isso, a auditoria analisa documentos importantes em relação ao setor financeiro da empresa. Por exemplo, o DRE (demonstrativo de resultados do exercício) e o Balanço Patrimonial. Neles, estão as principais informações financeiras do negócio.
Depois, é preciso comparar essas informações com a realidade das contas da empresa. Então é possível verificar se tudo foi registrado corretamente. Esse cuidado é útil tanto para a relação com órgãos oficiais, como a Receita Federal, como para o planejamento da companhia.
Nesse sentido, as obrigações tributárias são um aspecto relevante da auditoria no setor financeiro. Afinal, problemas nessas informações e no lançamento de tributos podem gerar multas e outras penalidades para o negócio — o que pode comprometer o crescimento empresarial.
Para compreender o funcionamento de uma auditoria no setor financeiro, é fundamental conhecer os seus tipos: a interna e a externa. A primeira é realizada por profissionais da própria empresa, especialmente aqueles da área contábil.
A ideia é que a auditoria interna seja feita em períodos menores e busque otimizar processos internos relacionados às finanças. Ainda, os profissionais conseguem detectar problemas no planejamento financeiro e em todos os lançamentos realizados durante o período.
A auditoria interna é muito importante para todos os negócios, principalmente para adaptação dos profissionais. Ao notar que há inconsistências de dados ou nos procedimentos, os responsáveis podem tomar atitudes para mudá-los e se adequar.
Por sua vez, a auditoria externa no setor financeiro é realizada por uma empresa especializada nesse serviço. Ela é contratada para fazer uma análise aprofundada das demonstrações financeiras da companhia.
Dessa maneira, a equipe externa pode identificar pontos de melhoria, dados equivocados e problemas potenciais — e buscar soluções junto aos responsáveis. Por ser realizada por uma equipe imparcial, esse tipo de auditoria traz vantagens específicas para o negócio.
Afinal, os profissionais conseguem ter uma visão neutra sobre a empresa, analisando apenas dados e a efetividade dos procedimentos realizados. Dessa forma, busca-se tirar a subjetividade e focar nas informações que devem ser avaliadas e melhoradas.
Depois de conhecer todos esses pontos sobre a auditoria no setor financeiro, você pode perceber a importância desse procedimento. A primeira vantagem dele é a possibilidade de identificar problemas financeiros do negócio.
Os dados inconsistentes e outras falhas podem atrapalhar a saúde financeira, o planejamento e até mesmo a manutenção da empresa. Afinal, os gestores precisam ter clareza sobre as finanças da companhia para decidir os próximos passos.
Logo, a auditoria consegue identificar eventuais problemas e obstáculos para fornecer uma base de dados mais realista. Além disso, com os resultados desse procedimento é possível corrigir as falhas e adotar atitudes para que elas não se repitam.
Outro ponto que demonstra a importância da auditoria tem relação com as obrigações fiscais da empresa. Os impostos recolhidos e outros tributos que incidem sobre a companhia precisam ter bases de cálculo cuidadosas.
Erros nesse ponto trazem desvantagens significativas. Por exemplo, se a empresa recolhe tributos sobre um valor maior do que o devido, ela tem custos desnecessários. Por outro lado, recolher menos do que se deve pode gerar sérios problemas.
Como a Receita Federal possui órgãos integrados para essa avaliação, ela poderá identificar essas falhas e punir a empresa. Tributos em atraso geram multas, execuções fiscais e outras consequências relevantes.
Como você viu, a auditoria no setor financeiro traz vantagens importantes para o negócio. Então é preciso entender como realizar esse procedimento. O primeiro passo para efetuar uma boa auditoria é contar com soluções voltadas ao financeiro da empresa.
Dessa forma, o trabalho de conferência de dados e de lançamentos fica facilitado e traz menos possibilidade de falhas durante o dia a dia do negócio. Por isso, a Equals é o parceiro ideal para o setor contábil do seu negócio em todas as etapas.
Trabalhamos com a conciliação financeira para empresas de maneira completa. Ou seja, você poderá conciliar meios de pagamento, contas bancárias, cancelamentos e outras demandas. Além disso, a Equals oferece o serviço de auditoria e o chargeback.
Dessa forma, a conferência de dados é elaborada por uma plataforma robusta, que identifica qualquer problema nos lançamentos. Assim, o procedimento não precisa ser feito manualmente — o que traz mais precisão e menos possibilidade de erros, beneficiando sua empresa.
Agora você já sabe o que é a auditoria no setor financeiro e a importância desse processo. Como vimos, contar com ferramentas voltadas para a contabilidade e conciliação de contas pode facilitar o tratamento de dados financeiros e evitar erros!
Você ficou interessado em contar com uma solução para a contabilidade da empresa? Então fale com a Equals!