Planejamento empresarial: saiba como montar após as festas de fim de ano

16 December 2021

Para elevar as chances de sucesso da sua empresa no mercado a longo prazo é fundamental contar com um planejamento claro, não é mesmo? Por isso, após as festas de fim de ano, já é interessante começar a projetar os próximos passos do seu negócio.

Ao utilizar esse período de reflexão, você pode entender a realidade da sua empresa e traçar as metas para o próximo ano. Contudo, muitos empreendedores não sabem que é possível aproveitar os momentos pós-confraternizações para dar início a esse processo.

Quer entender como montar um planejamento empresarial após as festas de fim de ano e preparar sua empresa para os próximos meses? Então acompanhe a leitura!

Por que fazer um planejamento empresarial?

A organização é uma das chaves para o crescimento de uma empresa — independentemente de seu porte ou nicho de atuação. A partir dela, a companhia pode estruturar seu desenvolvimento de maneira mais sustentável e diminuir os eventuais riscos.

Por isso, é interessante usar o final do ano para definir tal planejamento. Assim, sua equipe pode voltar à rotina em janeiro já com as novas estratégias preparadas — prontas para serem executadas. Além disso, essa etapa serve como base para todas as ações da empresa no decorrer do ano.

Outro aspecto interessante desse planejamento é permitir uma melhor compreensão sobre a realidade de momento da organização. Logo, ele possibilita que os gestores tenham uma melhor visão sobre os números e o potencial que a empresa pode alcançar.

Como fazer esse planejamento?

Como você viu, contar com um planejamento financeiro é importante para definir estratégias para o próximo ano da sua empresa. Mas você sabe o que levar em consideração para estruturá-lo?

Confira os principais aspectos!

Avaliar os resultados no último ano

Para iniciar o seu planejamento para o próximo ano, é muito importante fazer uma reflexão sobre o que foi atingido, concorda? Então vale a pena avaliar resultados após as festas de fim de ano. A partir desse entendimento você terá uma maior clareza em relação a situação da sua empresa.

Desse modo, é interessante fazer uma retrospectiva completa sobre os desafios que sua organização superou durante o período. Além disso, busque identificar os principais pontos fortes e quais áreas precisam de mais atenção.

Vale ter atenção para conduzir uma avaliação que não seja focada apenas nos números. Afinal, caso eles sejam avaliados sem um contexto por trás, podem não trazer indicações corretas sobre o porquê de terem sido alcançados.

Receber feedbacks dos clientes

Outro ponto importante para o planejamento no fim de ano é buscar feedbacks dos clientes e demais parceiros do negócio. Como eles são diretamente impactados pelos produtos e serviços de sua empresa, os insights que fornecem podem ser valiosos para o seu próximo ano.

Assim, é fundamental saber como está o relacionamento. Esse é um aspecto que deve se somar aos números e as métricas que você avaliou no item acima.

Desse modo, você pode encerrar o ano com uma melhor compreensão sobre quem são os clientes. Esses dados serão importantes para, eventualmente, criar novas personas para o negócio ou traçar estratégia com maior potencial de eficiência.

Um ponto vantajoso desse feedback está na diversidade de formas com as quais ele pode ser aplicado. Caso você tenha uma estrutura física, por exemplo, é possível realizar pesquisas de satisfação durante os atendimentos.

Além disso, a tecnologia fornece meios que podem ser utilizados para tal fim. Uma das opções digitais é por meio de questionários enviados por e-mail. O benefício dessas ferramentas está no fato de que podem gerar relatórios em tempo real — fazendo sua empresa ganhar tempo.

Entender as necessidades da equipe

Além de compreender os seus clientes, vale entender a realidade do negócio sob a ótica dos colaboradores. Afinal, eles estão presentes no cotidiano da empresa e são os responsáveis por executar o planejamento.

O período de fim de ano, inclusive, é propício para conhecer esse aspecto. Assim, é possível realizar encontros com o time ou, tal qual com os clientes, conduzir pesquisas para analisar como está a percepção dos funcionários quanto ao clima organizacional.

A partir desse entendimento, será mais fácil buscar otimizações nos fluxos de trabalho diário no próximo ano. Além disso, os gestores também serão capazes de desenvolver estratégias para manter a motivação da equipe elevada.

Fazer projeções de mercado para os próximos anos

Como você viu no primeiro ponto dessa lista, os números não devem ser analisados de maneira fria. Por isso, pode ser benéfico para a sua empresa fazer projeções de tendências do mercado e do cenário econômico para os próximos anos.

Com esse entendimento sobre os rumos que o mercado pode seguir, sua companhia se torna mais propensa a aproveitar novas oportunidades. Desse modo, é possível expandir o potencial de faturamento e explorar novos nichos, serviços e produtos.

Definir as metas que deseja atingir

Por fim, o momento depois das festas de fim de ano também é uma oportunidade para definir metas. Nesse aspecto, é essencial que suas metas sejam realistas e estejam alinhadas com os objetivos da empresa.

Uma alternativa interessante para elas é usar a estratégia SMART. Você a conhece? Além de ser uma palavra em inglês cuja tradução é “inteligente”, ela também é uma sigla. Esse conceito surge a partir da junção dos termos specific, measurable, attainable, relevant e timely.

Em português, os conceitos são: específico, mensurável, atingível, relevante e com prazo. Assim, no momento de planejar as metas financeiras e empresariais para o próximo ano, faça com que elas se encaixem nesses cinco indicadores.

Toda empresa precisa dar atenção especial ao aspecto mensurável. É necessário conhecer as métricas que serão utilizadas para avaliar o ano que passou e acompanhar a realização das novas metas.

Quais erros devem ser evitados no final do ano?

Como você entendeu, o planejamento empresarial é um elemento de muita relevância para o crescimento de um negócio. Portanto, é importante se dedicar a essa temática — aproveitando o período das festas de fim de ano.

Para aumentar a eficiência do seu planejamento, vale a pena conhecer os principais erros para evitar cometê-los. Um dos principais é não estudar sobre o mercado em que atua. Dessa maneira, suas ações podem destoar das expectativas dos consumidores e resultar em uma má performance.

Outro equívoco comum é adaptar planos já existentes. Esse tipo de planejamento, muitas vezes, desconsidera as particularidades atuais do seu negócio e, consequentemente, apresentam menores chances de serem efetivos.

Sem dúvida as festas de fim ano são um período interessante para iniciar o planejamento de ações para a próxima temporada. Por isso, é necessário saber o que deve ser levado em consideração para estruturar essa estratégia, concorda?

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