Desde que as pessoas passaram a realizar negócios por meio da internet, o e-commerce tem apresentado um crescimento exponencial. Só entre janeiro e novembro de 2020 foram movimentados R$ 115,3 bilhões, o que representou 122% de expansão se comparado ao mesmo período de 2019.
É claro que há fatores externos que influenciam esse resultado, como inclusão digital e financeira das pessoas. Além do aumento da confiança e conveniência buscada por um consumidor cada vez mais omnichannel. Principalmente no cenário atual com a pandemia da covid-19 e a necessidade pelo distanciamento e isolamento social.
Seja para o segmento de mercado business-to-business (B2B) ou business-to-consumer (B2C), o comércio eletrônico tem um grande potencial a ser explorado pelas organizações.
Quando as empresas passam a se digitalizar — aqui não estamos falando de transformação digital ainda —, cresce o volume de dados, o trabalho manual, a possibilidade de erros humanos e operacionais e a exposição a fraude.
Por quê? Porque são as pessoas que estão no automático — cheias de planilhas com tarefas repetitivas — e não os processos.
Os profissionais mais capacitados tentam otimizar os resultados e até podem chegar a questionar a própria competência para lidar manualmente com um grande volume de vendas, recebimentos, conciliações financeiras intermináveis, retrabalho etc. Sem falar nos cancelamentos de vendas e chargebacks.
Se algo não vai bem na gestão financeira do e-commerce você já deve saber. Só que com a plataforma Equals, você vai poder tomar decisões melhores sobre a realidade financeira do negócio de forma contínua e segura.
Parte 1 de 4 – Otimizando resultados do e-commerce com a Equals: Mais controle de fluxo de caixa
Parte de um dos maiores problemas para os profissionais de e-commerce que começam a sentir a necessidade de usar nossas soluções se dá em não ter total controle sobre o fluxo de caixa.
Isso costuma acontecer porque o contexto de gestão do e-commerce é repleto de vendas parceladas. Assim, a gestão do fluxo de caixa se torna muito complexa e sem visibilidade.
A Equals fornece o detalhe das informações sobre vendas e recebimentos baseadas nos dados fornecidos pelos clientes. Desta forma, o crescimento do negócio vai acompanhar as entradas e saídas de recursos, evitando déficit no fluxo de caixa.
Mesmo que seja natural que existam períodos de aumento de vendas em relação a outros com um volume menor, não é recomendado gastar mais do que se ganha.
Com a Equals, o e-commerce consegue ter total visibilidade sobre o fluxo de caixa e o lucro do negócio.
Um dos maiores erros de quem administra um e-commerce é confundir lucro e fluxo de caixa. Não é porque um negócio faz muitas vendas que ele é lucrativo. Ter lucro não significa que o e-commerce terá dinheiro o suficiente para administrar todas as contas a pagar da empresa. Confundi-los e usá-los de qualquer forma pode ser catastrófico.
O fluxo de caixa é o resultado obtido com as vendas do e-commerce subtraído os valores de despesas. Já o lucro é o valor restante depois de todos os custos de mercadorias, impostos, despesas comerciais.
Com a Equals, um e-commerce pode descobrir automaticamente se a empresa está operando no prejuízo mesmo com um fluxo de caixa positivo.
Por meio dos relatórios que podem ser gerados na plataforma Equals, você tem uma dimensão consistente do crescimento da empresa avaliando entradas e saídas para ajudar a entender quais são os custos que podem ser eliminados.
A Equals transforma a gestão de vendas e recebimentos em um processo automático com a possibilidade de fazer simulações de antecipações de recebíveis. A única conciliadora do mercado com essa funcionalidade.
Fazendo os cálculos e as simulações corretamente, não será necessário pedir empréstimos empresariais, evitando burocracias e mais contas a pagar.
Além disso, ajuda com o planejamento do orçamento de longo prazo e também permite analisar o fluxo de caixa para prever problemas e corrigi-los antes que seja tarde.
Parte 2 de 4 – Otimizando resultados do e-commerce com a Equals: Gestão de cancelamentos e chargebacks
Aceitar diversos meios de pagamento é um dos passos mais importante para conseguir vender mais. Mas só isso não basta. É necessário confrontar dados das vendas na operadora de cartões.
Seja por causa de um cancelamento de vendas, chargeback, fraude ou inconsistências financeiras, somente após realizar todo o processo de conciliação de vendas é que o e-commerce terá a certeza de que a venda foi processada, efetuada e enviada (ou não) para a adquirente.
No caso de ocorrer algum desses problemas, o e-commerce poderá ser multado e não receberá o pagamento mesmo já tendo enviado o produto para o cliente. A perda nesse caso chega a ser quádrupla porque perdem-se dados, o produto, os recursos investidos para a venda ser realizada, e o tempo que será gasto para resolver a questão com muito trabalho manual.
A Equals consegue tornar todo o processo de vendas mais protegido e controlado até o recebimento da última parcela.
A principal diferença está em quem toma a iniciativa para que a venda deixe de existir. O cancelamento é realizado pelo gestor do e-commerce a partir de um pedido direto de estorno do titular de um cartão, por exemplo. Já o chargeback é uma contestação de uma venda da parte do titular desse cartão junto a instituição emissora do meio de pagamento.
91% dos casos que envolvem chargeback têm origem em alguma tentativa de fraude e suas ramificações como a autofraude e a fraude amiga. Outros motivos são desacordo comercial e a divergência de valores. Veja como se dá o processo de chargeback:
O crescimento bilionário do e-commerce em 2020 se refletiu também na quantidade de chargebacks registrada na plataforma Equals. Para você ter ideia, dentre os mais de 15 milhões de chargebacks contabilizados em 10 anos, 37,7% foram registrados só em 2020, o que corresponde a 5,9 milhões de chargebacks.
Em 2020, a Equals registrou 349.824 pedidos de estornos e 569.627 registros de fraude. A ClearSale contabilizou que em 2020 o comércio eletrônico teve R$ 3,6 bilhões de perdas devido a fraude.
O cenário ideal para qualquer e-commerce é aquele em que não ocorre fraude. Mas como ela existe, o segundo melhor cenário é quando o cliente que deseja contestar uma venda pelo motivo que for, faz esse pedido direto com a loja virtual. Logo, ocorrerá um cancelamento de venda.
Além de não precisar logar em vários portais de adquirentes para cancelar vendas, a plataforma Equals fornece um comprovante para cada um dos cancelamentos.
Mesmo que um valor tenha sido previamente autorizado, a Equals também permite que o lojista faça um cancelamento parcial ou total de uma transação. Esse processo é simples e rápido, evitando débitos indevidos e prováveis prejuízos.
Além de ser possível fazer a defesa pela plataforma para grandes adquirentes, você terá acesso a essas funções para a gestão de chargeback:
Ou seja, por meio de um controle detalhado das vendas e transações, a Equals ajuda a identificar a causa do chargeback, e isso contribui para mapear fraudadores. E assim, definir novas regras sobre o perfil de um fraudador para aumentar o controle de chargeback e fraude.
A Equals envia uma notificação para o usuário da plataforma antes da operadora do cartão sobre a ocorrência de chargeback. As perdas financeiras podem diminuir nesse caso porque o e-commerce consegue se preparar melhor para o processo de contestação de vendas e prováveis disputas.
Manter esse monitoramento por meio da nossa plataforma também irá ajudar a manter sob controle as taxas de programas de contenção de chargeback das bandeiras de cartões. Evitando multas e o descredenciamento.
Parte 3 de 4 – Otimizando resultados do e-commerce com a Equals: Auditoria de taxas completa
À medida que uma loja virtual passa a aceitar mais meios de pagamento, aumenta a complexidade para rastrear as transações e para fazer a auditoria de taxas.
Isso acontece porque cada meio de pagamento possui datas, taxas e formatos de arquivos para a conciliação financeira diferentes entre si. A agenda de recebíveis futuros tende a ganhar cada vez mais camadas de complexidade para a auditoria.
Então o pior acontece: dados se perdem, cobranças indevidas começam a fazer parte da rotina financeira sem que a empresa saiba.
Por meio da análise retroativa de vendas, a Equals ajuda o comércio eletrônico a encontrar inconsistências em taxas cobradas pelas empresas de meios de pagamento que não estavam presentes no acordo estabelecido entre as partes.
Além das adquirentes, há pelo menos outras 3 entidades que mediam pagamentos: as bandeiras, que estabelecem as regras para o uso de cartões; os bancos emissores, que distribuem os cartões; e os gateways de pagamento, que processam as transações.
Com a Equals, não é mais necessário acessar vários portais de bandeiras ou gateways de pagamento para fazer a auditoria de taxas. Inclusive, enviamos uma notificação via push avisando sobre erros de taxas como também pagamentos, que resultam de divergências nas transações.
As taxas-base dificilmente podem ser negociadas porque elas são aplicadas pelas bandeiras de cartões às adquirentes de forma igual. Logo, são repassadas para quem vende, ou seja, o lojista.
Já as taxas fixadas são definidas pelas adquirentes e por isso podem ser negociadas antes de fechar o contrato. Elas podem ser de pelo menos 3 tipos:
Só em 2020, a Equals registrou mais de R$ 84 milhões em cobranças indevidas.
A plataforma Equals fornece relatórios consistentes e bem detalhados para você saber se há taxas erradas na sua conciliação de cartões. O que permite que a empresa se reorganize financeiramente, recupere valores, melhore a visibilidade sobre recebimentos e diminua a chance de erros não serem notados.
Tudo isso contribui para o fim do retrabalho, já que a regularidade dessa prática contábil pode ajudar a reduzir custos com renegociações.
Parte 4 de 4 – Otimizando resultados do e-commerce com a Equals: Conciliação bancária inteligente
A última parte da otimização dos resultados de um e-commerce geralmente é a que trata da conciliação bancária. Ou seja, a comparação entre os valores presentes no fluxo de caixa com o saldo na conta bancária da empresa.
A conciliação bancária é muito importante porque a etapa anterior que trata da conciliação de cartões costuma acontecer até onde o meio de pagamento diz que repassou o valor da transação ao e-commerce.
Quando a conciliação bancária é manual, há muitas verificações duplas desnecessárias sobre transações que não possuem erros.
Com a Equals, é possível gerar relatórios personalizados com uma radiografia completa que identifica os motivos de as transações legítimas que estavam duplicadas ou ausentes não gerarem a conciliação corretamente entre os valores previstos e realizados.
Os motivos mais comuns são a falta de compensação de valores que estavam previstos na conta corrente, ou seja, dinheiro em trânsito e até transações ocultas, além da falta de registro adequado e fraudes.
Ao adotar a plataforma Equals, não será mais necessário acessar diversos portais de internet banking para fazer a conciliação bancária. Você consegue unificar extratos bancários e conciliar informações distintas entre um lote e outros.
Você pode definir suas próprias regras para acompanhar bem de perto a conciliação bancária e, assim, ter processos financeiros mais estruturados e automáticos.