DRE: o que é e como montar a sua em 4 passos!

17 May 2022

Ter controle sobre os números da empresa é essencial para que os gestores entendam os resultados que ela atingiu em determinado período e possam tomar melhores decisões a partir deles. Nesse sentido, saber o que é e como montar a DRE é útil para identificar essas informações.

Esse relatório é composto por dados referentes às despesas e receitas da empresa durante uma época específica. Logo, ele contribui para que os gestores tenham clareza acerca dos resultados da organização.

Neste artigo, você entenderá mais sobre o que é a DRE, as vantagens de usar esse relatório e conhecerá 4 passos para montar a sua. Aproveite a leitura!

O que é e para que serve a DRE?

A demonstração do resultado do exercício (DRE) consiste em um relatório contábil feito em empresas. Ela funciona como um resumo financeiro de todas as suas operações ao longo de um período.

A elaboração anual desse relatório é uma obrigação para diversas categorias de empresas e a entrega deve ser feita à Receita Federal. Para companhias de capital aberto, é preciso que a DRE seja pública para que os investidores tenham acesso às informações.

Mas, para além da obrigatoriedade, a produção da DRE pode ser vantajosa para o cotidiano da empresa, otimizando sua gestão financeira. Isso acontece porque o documento serve para indicar se o negócio teve prejuízo ou lucro durante a época da análise.

A partir dessas informações, os gestores terão uma compreensão mais clara sobre a saúde financeira da organização e poderão tomar melhores decisões. Assim, é interessante elaborar o material com regularidade, como mensalmente — a depender do porte e dos objetivos da empresa.

O que deve constar na DRE?

Como você viu, a produção da DRE contempla as movimentações financeiras da empresa durante o período de análise. Como ela é um dever de muitas organizações, o Artigo 187 da Lei nº 6.404/76 estabelece as informações que devem constar no documento.

Alguns exemplos que precisam ser incluídos são:

Essas informações servem para manter a operação da empresa em conformidade com a legislação — especialmente no âmbito fiscal. Além disso, quanto mais completa e clara a DRE for, mais benefícios ela pode trazer para planejamento financeiro da companhia.

Quais as vantagens de ter uma DRE na sua empresa?

Montar a demonstração do resultado do exercício pode ser positivo para a sua empresa sob diversos aspectos. Em primeiro lugar, ela é um dos mecanismos mais úteis para gerar compreensão sobre a situação financeira do negócio.

É importante destacar que a falta de controle sobre despesas e receitas costuma ser um dos principais fatores de riscos para a longevidade de uma empresa. Afinal, todo o planejamento ficará comprometido por essa desorganização.

Outro benefício da DRE está em auxiliar na prestação de contas da empresa. Afinal, além da obrigatoriedade legal, ela é um instrumento para apresentar números para os stakeholders. Desse modo, o documento fortalece a transparência da instituição perante o mercado.

Além disso, ele pode ser uma forma de facilitar a captação de recursos para a operação da empresa. A DRE é útil tanto para solicitar linhas de crédito em instituições financeiras, quanto para receber injeção de capital de investidores. O motivo está na confiança que seus números podem passar.

Como montar a sua DRE em 5 passos?

Agora que você sabe as vantagens que a DRE pode trazer para a empresa, é preciso entender como montá-la. Assim, conheça os 4 passos necessários!

1.      Estruture o documento

O primeiro passo é estruturar o documento. Para isso, você deve se basear nas informações obrigatórias e estruturar a DRE com a seguinte lógica:

Essa estrutura permite que a contabilidade tenha facilidade para montar o documento. Ademais, é possível organizar as informações de forma personalizada para a realidade de cada empresa. Assim, será possível produzir a DRE mais rapidamente ao otimizar os processos seguintes.

2.      Faça o levantamento dos números

O segundo passo para montar a DRE é fazer o levantamento dos números. Para isso, os gestores devem definir a regularidade com que serão feitas as análises. Quando a produção for mensal, por exemplo, os números devem ser referentes aos últimos 30 dias de operação.

3.      Conduza os cálculos

Com os números em mãos, sua equipe de contabilidade dará início aos cálculos. Nesse sentido, é válido seguir as equações da estrutura para identificar os números necessários mais rapidamente.

Como você viu, para encontrar a receita líquida é preciso fazer as deduções em cima do montante da receita bruta. Elas consistem em abatimentos, eventuais impostos que incidem sobre vendas e outros fatores.

Para o lucro bruto, é preciso subtrair da sua receita líquida os custos que você teve com as vendas da de produtos ou serviços. Em cima desse montante, você descontará todas as despesas da empresa para identificar seu lucro antes de tributações.

4.      Revise as informações

Por fim, é necessário revisar todas as informações que foram registradas na DRE. Essa é uma maneira de garantir que os dados do material estão corretos e, consequentemente, evitar possíveis problemas com o Fisco.

Como vimos, é importante saber o que é a DRE e como ela pode trazer uma maior eficiência para o planejamento financeiro da sua empresa. Afinal, o documento conta com informações importantes sobre a operação. Assim, vale a pena colocar esses 4 passos em prática para montar o relatório!

Está em busca de otimizar a administração da sua companhia? Conheça a gestão por resultados e saiba como implementá-la!

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