No entanto, essa administração pode ser um desafio para empreendedores, independentemente do porte da empresa. Isso acontece porque o setor financeiro apresenta desafios únicos — e erros simples podem trazer prejuízos.
Por esse motivo, é importante saber como administrar as finanças da companhia de maneira mais eficiente. Quer saber como? Então acompanhe a leitura para conhecer 5 dicas práticas!
O financeiro é uma das áreas mais importantes dentro de uma empresa. Como todas as companhias precisam de recursos para garantir uma operação saudável e viabilizar oportunidades de crescimento, é indispensável valorizar esse setor.
A principal função da equipe de finanças será administrar o capital da organização. Dessa maneira, todos os processos relacionados às finanças da empresa serão responsabilidade desse departamento — que inclui desde o fluxo de caixa até a gestão de patrimônio.
Dentro do setor financeiro, existem duas atividades que se destacam: administração das contas a pagar e das contas a receber. As contas a pagar representam o capital que sairá do caixa da empresa. Ou seja, suas obrigações financeiras.
Assim, a equipe deve manter a organização para evitar atrasos que podem resultar em multas. Além disso, com o controle sobre datas, o time de contas a pagar também pode encontrar melhores condições de pagamento, de modo a gerar economia para o caixa da empresa.
Por sua vez, as contas a receber representam os recursos que entrarão no caixa da companhia. A equipe responsável por organizar esse processo também deve coordenar as datas para permitir um maior controle sobre os recursos. Ademais, é responsabilidade dela lidar com eventuais inadimplências de clientes.
Como você viu, uma boa administração financeira permite um controle sobre o capital e pode otimizar o uso dos recursos do negócio. De mesmo modo, uma deficiência nesse departamento pode trazer problemas para administrar as finanças da empresa.
Um dos principais riscos dessa falta de controle é não perceber quando os resultados são negativos. Muitas vezes, uma empresa começa a dar sinais de má performance antes que isso se torne um problema mais grave.
Geralmente, a identificação precoce permite elaborar estratégias para contornar o cenário. No entanto, quando a percepção sobre o problema é tardia, é possível que os impactos negativos sejam maiores. Logo, o futuro da companhia pode ficar em risco.
Outro problema que pode surgir da ineficiência desse setor é a falta de administração dos recursos. Nesse sentido, o negócio pode encontrar dificuldades para desenvolver planejamentos mais assertivos para os seus próximos passos.
Agora que você entendeu a importância de contar com um setor financeiro eficiente na sua empresa, é preciso saber como administrar essa atividade da melhor forma. Para isso, há 5 dicas interessantes que podem ajudar.
Confira!
A primeira dica para uma boa administração é organizar suas finanças. Embora essa orientação possa soar como óbvia, é bastante comum encontrar companhias de diversos portes com um setor financeiro desorganizado.
Para começar o processo de organização, é importante criar um controle sobre as contas a pagar e a receber. Inicialmente, uma planilha pode ser suficiente. Contudo, um sistema mais elaborado poderá economizar ainda mais tempo e trazer mais eficiência à gestão financeira.
Além de ter maior controle sobre as contas, lembre-se de que os gestores não devem misturar suas finanças pessoais com as da empresa — mesmo que ela seja pequena. Muitos empresários podem comprometer os próximos passos da companhia ao não dividir esses montantes.
Com uma maior organização sobre suas finanças, a próxima orientação é fazer um planejamento financeiro. Esse documento permite uma visualização ainda mais clara sobre a saúde financeira do negócio, além de facilitar o processo de tomada de decisão.
Nesse planejamento, é interessante definir metas e prazos. Ou seja, pensar sobre o que sua empresa pretende alcançar no curto, médio e longo prazo. Esses aspectos devem ser definidos e apresentados em um documento, que incluirá o plano financeiro.
Outra prática relevante para administrar o setor financeiro da sua empresa é otimizar o uso dos recursos. Afinal, muitas companhias podem ter gastos desnecessários que, além de não contribuir para a sua operação, afetam negativamente suas finanças.
Por isso, é importante manter uma administração enxuta e com gastos conscientes — mesmo que a empresa esteja com boa saúde financeira. Tal cuidado facilitará a organização das contas e permitirá investir mais no negócio.
A partir dessa otimização, a empresa também pode criar uma reserva de oportunidade. Esse capital é guardado para estar disponível em investimentos futuros sem comprometer a operação rotineira do caixa. Logo, você pode evitar pegar empréstimos e pagar juros.
Como vimos, o setor financeiro da organização lida com todos os recursos da empresa. Nesse sentido, é fundamental adotar ferramentas tecnológicas para aperfeiçoar o trabalho da equipe e evitar desperdício de tempo e dinheiro.
Manter os profissionais do setor financeiro realizando operações manuais diminui a produtividade e aumenta a possibilidade de erros. Afinal, é possível que o colaborador erre um cálculo ou perca o prazo de pagamento de uma conta importante se tiver muitas atividades burocráticas.
Dessa forma, automatizar processos simples ajuda a aumentar a eficiência da sua gestão financeira. Além de minimizar as chances de erros e aproveitar melhor os recursos humanos, os softwares podem trazer uma maior agilidade para a operação diária.
Por fim, a quinta dica é investir em uma plataforma de gestão financeira. Ela permitirá automatizar o setor para que sua empresa tenha pleno controle sobre suas finanças. Com isso, ficará mais fácil fazer planejamentos estratégicos.
Com a plataforma da Equals, por exemplo, o negócio conta com uma solução completa para o setor financeiro de médias e grandes empresas. Uma das principais funcionalidades dessa solução é a integração com meios de pagamento, que garante um maior controle sobre os recebíveis.
Além disso, uma plataforma de gestão financeira também facilita o acesso aos dados do negócio de forma automática. Dessa maneira, você e seus colaboradores contam com relatórios mais detalhados sobre a saúde financeira — viabilizando uma tomada de decisão mais embasada.
Como vimos, administrar uma empresa requer controle sobre os recursos. Portanto, essas 5 dicas podem contribuir para a criação de um setor financeiro mais robusto e efetivo. Não deixe de seguir as orientações para alcançar melhores resultados no seu negócio!
Quer contar com uma solução completa para o setor financeiro da sua empresa? Conheça a Equals!