Além disso, por meio dele é possível acompanhar o desempenho do empreendimento ao longo do tempo. Desse modo, os gestores podem analisar o quão perto o negócio está dos objetivos organizacionais. No entanto, para usufruir desses benefícios, é preciso saber como elaborar um bom orçamento.
Para orientar na elaboração desse documento, este post abordará 4 dicas de como construir um orçamento empresarial eficiente. Confira!
Antes de aprender a elaborar um orçamento empresarial adequado, é necessário entender o conceito. Ele é um documento que reúne e detalha todas as movimentações financeiras de uma organização em determinado período do futuro — que costuma ser de 1 ano.
Normalmente, o orçamento empresarial é elaborado durante o planejamento estratégico do negócio. Isso porque ele pode auxiliar na definição de táticas e ações que permitam alcançar os objetivos organizacionais de modo mais eficiente.
Para tanto, o documento se baseia no histórico financeiro da empresa e na análise da situação financeira atual. Além disso, ele considera as expectativas para o mercado em que a companhia está inserida, assim como os objetivos do negócio.
Agora que você já sabe o que é um orçamento empresarial, fica fácil compreender a importância de tê-lo bem estruturado no negócio. Como vimos, esse documento permite que a empresa faça uma projeção das receitas e despesas que poderá ter no futuro.
Dessa forma, é possível guiar melhor as decisões da gestão. Por exemplo, caso a organização perceba que não terá recursos o suficiente para honrar com os seus compromissos, ela pode se preparar antecipadamente para lidar com a situação — seja reduzindo custos ou solicitando crédito.
Além disso, um orçamento empresarial bem estruturado permite a distribuição correta dos recursos financeiros. Afinal, ao prever o quanto poderá entrar no caixa da empresa, o gestor pode direcionar melhor o dinheiro para cada setor da organização.
Esse documento também ajuda na mensuração de indicadores de desempenho. Isso é possível porque o orçamento empresarial permite ter uma visão entre o planejado e a realidade. Assim, há como ter uma noção clara do quão distante o negócio está dos objetivos organizacionais — e como alcançá-los.
Depois de conhecer a importância de um orçamento bem estruturado, é o momento de saber como elaborá-lo. Nesse sentido, existem 4 dicas que podem ajudar.
Acompanhe!
A primeira dica para elaborar um orçamento empresarial eficiente é realizar um diagnóstico financeiro do negócio. Dessa forma, é possível saber qual é a situação financeira atual para começar o documento.
Isso pode ser feito por meio de relatórios passados, que incluem dados como:
Como você viu, o orçamento empresarial é a ferramenta ideal para o planejamento estratégico de qualquer empresa. Afinal, ele contribui para o alcance dos objetivos organizacionais traçados nesse processo que define os rumos de uma organização.
Por isso, a segunda dica é estabelecer metas para o próximo período ao elaborar esse documento. Para tanto, avalie os objetivos organizacionais e trace metas que sejam coerentes com a realidade do negócio. Assim, ficará mais fácil alcançá-las no prazo estipulado.
Por exemplo, suponha que a companhia deseja ampliar os lucros em 1 ano. Então a meta pode ser reduzir as despesas operacionais em 10% em 6 meses e aumentar as vendas de um determinado produto em 15% nos próximos 12 meses.
Outra dica para elaborar um orçamento empresarial eficiente é a realização de simulações de vendas em diferentes cenários. Nesse caso, a equipe pode fazer uma estimativa do quanto deve entrar no caixa da empresa em diferentes contextos.
Assim, é possível se antecipar e se preparar para os eventos que podem impactar o negócio, positiva ou negativamente. Para fazer a projeção, considere as entradas de recursos provenientes de todos os meios de pagamentos e também dos canais de vendas utilizados pela empresa.
Depois, calcule o valor médio das vendas. Ele será utilizado como ponto de partida nas simulações. Em seguida, analise o mercado em que a organização está inserida e os períodos de sazonalidades. Com base nessas informações, crie um cenário realista, uma versão otimista e outra pessimista.
O cenário realista é construído a partir do histórico da empresa. Já a versão otimista é resultado de influências positivas tanto internas (aumento na produtividade, por exemplo) quanto externas (como a alta demanda) que podem impactar o negócio.
Enquanto isso, a versão pessimista do cenário base prevê uma situação mais grave nas finanças, principalmente por causa de fatores externos à empresa — como uma crise econômica. Portanto, não deixe de realizar simulações de vendas em diferentes contextos.
Um orçamento empresarial eficiente também compreende as despesas e custos fixos e variáveis nas projeções. Dessa forma, é possível fazer a projeção de capital de giro da empresa e saber se ela terá recursos para arcar com suas obrigações futuras, caso haja um déficit no caixa.
Além disso, essas informações permitem entender se o negócio terá dinheiro para investir no seu desenvolvimento. Por esse motivo, a última dica para elaborar um orçamento empresarial eficiente é fazer uma projeção cuidadosa desses dados.
Após esse passo, a equipe deve reunir todos os dados em uma ferramenta de gestão financeira. Por fim, é preciso simular diferentes cenários e traçar estratégias e ações que permitam alcançar os objetivos organizacionais. Considere, ainda, criar planos de contingências para os imprevistos.
Neste artigo, você percebeu que o orçamento empresarial é fundamental para qualquer empresa, já que ele ajuda a orientar as decisões financeiras. Após ler essas 4 dicas, será mais fácil se preparar para montar um documento efetivo!
Gostou do conteúdo? Siga-nos nas redes sociais para acompanhar as novas atualizações — estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram!