Como a tokenização de cartão de crédito aumenta a segurança nas transações financeiras?

17 novembro 2023

A segurança de transações financeiras é vital para o sucesso e a integridade de uma empresa, tornando fundamental estar ciente das últimas inovações tecnológicas. Entre elas, está a tokenização de cartão de crédito, você já a conhece?

Embora esse seja um meio de pagamento bastante popular, muitos ainda evitam a sua utilização em operações digitais e na internet. Isso é justificado pelo receio de vazamento de dados, clonagem de cartão e, por consequência, deparar-se com prejuízos financeiros.

Portanto, vale aprender como a tokenização de cartão de crédito aumenta a segurança nas transações financeiras. Confira!

O que é a tokenização de cartão de crédito?

A tokenização de cartão de crédito é um procedimento destinado a aprimorar a segurança nas transações financeiras e pagamentos online. Ele envolve a substituição dos elementos sensíveis do cartão por um código criptografado exclusivo, conhecido como token.

Cada token traz um valor alfanumérico aleatório e único, que é impossível de ser interpretado por terceiros. Assim, na hora de validar uma transação, em vez de recorrer ao número do cartão, data de validade e código de segurança (CVV), usam-se os códigos criptografados que foram gerados.

Dessa forma, o token atua como um substituto seguro do cartão de crédito, preservando a confidencialidade dos dados do usuário e do próprio meio de pagamento. Esse método reduz as chances de o cliente ter suas informações vazadas e evita que ele se torne vítima de fraudes.

Como esse sistema aumenta a segurança em transações financeiras?

Depois de compreender o conceito de tokenização de cartão de crédito, é pertinente conferir como esse sistema aumenta a segurança das transações financeiras.

Veja, a seguir!

Proteção de dados sensíveis

Como você aprendeu, a tokenização envolve a substituição de dados reais do cartão de crédito por tokens criptografados. Isso significa que as informações sensíveis do usuário e do meio de pagamento não são armazenadas ou transmitidas durante as transações.

Nesse contexto, mesmo se ocorrer um vazamento de dados, os hackers apenas terão acesso aos códigos gerados para as operações. Porém, como eles são criptografados, as suas informações não poderão ser aproveitadas.

Utilização específica

Outro fator que aumenta a segurança das transações financeiras com os tokens é a restrição quanto a sua utilização. Cada código gerado somente pode ser usado para uma operação específica, o que o invalida para qualquer outra finalidade.

Esse nível de proteção dificulta o seu uso indevido, impossibilitando a realização de fraudes financeiras. Afinal, os tokens que forem emitidos não terão valor fora do contexto das transações autorizadas.

Confidencialidade reforçada

Diante de sua forma de funcionamento, a tokenização reforça a confidencialidade das informações financeiras dos clientes. Isso porque as informações pessoais e de pagamento do usuário não circulam de maneira aberta e irrestrita, aumentando a sua segurança e privacidade.

Dessa maneira, o uso de tokens para a validação de pagamentos pode contribuir para uma experiência do usuário mais satisfatória e fidelizadora. Com o benefício, as probabilidades de o cliente retornar para fazer novas compras são consideravelmente maiores.

Como essa tokenização pode ser aplicada?

Como você viu, a tokenização de cartões de crédito é uma estratégia versátil e capaz de aumentar a proteção de uma transação financeira — mas como ela pode ser aplicada? Dentro do fluxo de pagamentos, existem duas principais hipóteses para o uso dos tokens.

Entenda melhor cada uma delas!

Carteiras digitais (e-wallets)

Com o surgimento das carteiras digitais, o usuário tem a possibilidade de cadastrar o seu cartão de crédito em diferentes dispositivos móveis — como celulares, smartwatches e tablets. A proposta é conseguir realizar pagamentos sem a necessidade de ter o cartão físico no momento da compra.

Ao abrir a sua conta e cadastrar os seus dados, é comum que a operadora da carteira digital solicite a criação de token para o emissor do cartão. Desse modo, sempre que é feito um pagamento com o dispositivo, usa-se o código criptografado que foi gerado.

Bandeiras de cartão

Diferentes bandeiras de cartão de crédito já oferecem a tokenização nas suas operações. Nesse caso, assim que a compra é realizada, o serviço responsável pelo processamento do pagamento solicita a tokenização para a empresa e ao emissor do cartão.

Na prática, os dados são substituídos por um token específico para aquela compra. Essa dinâmica garante um pagamento mais fácil e seguro para o cliente, que muitas vezes nem tem ciência da ocorrência desse procedimento.

Quais os benefícios da tokenização de cartões de crédito?

Chegando até aqui, você já reúne informações relevantes sobre a tokenização de cartões de crédito, mas falta aprender quais são os seus principais benefícios. Entres eles, podem ser destacados:

Neste artigo, você aprendeu o que é e como funciona a tokenização de cartão de crédito. Ao adotar essa prática, uma empresa pode garantir que suas operações financeiras sejam altamente seguras, oferecendo uma experiência mais conveniente e confiável aos seus clientes.

Você gostou deste conteúdo? Aproveite para compartilhá-lo com seus colegas de profissão que ainda não conhecem o conceito e o funcionamento da tokenização de cartão de crédito!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.