O pagamento digital revolucionou o mercado financeiro e o varejo, proporcionando uma série de facilidades tanto para a realização de transferências entre pessoas físicas quanto para a cobrança de produtos e serviços.
Segundo um levantamento da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), as transações por meios digitais movimentaram um total de R$ 3,3 trilhões em 2022.
Esse dado mostra como os pagamentos digitais já estão amplamente inseridos no cotidiano da população. Dessa forma, é essencial para as empresas entenderem como essas transações funcionam e como implementá-las.
Para se aprofundar nesse assunto e descobrir como oferecer um processo de pagamento digital seguro e eficaz, siga a leitura!
Pagamento digital é a modalidade de transação financeira realizada totalmente no ambiente virtual, ou seja, sem envolver a troca de dinheiro em espécie ou a apresentação de um cartão de crédito físico — o chamado cartão de plástico.
É por meio desse processo que acontecem as vendas online e a cobrança de pagamentos recorrentes, como assinaturas e mensalidades.
Para ilustrar o fluxo de um pagamento digital, vamos considerar a operação de um e-commerce que aceita compras por cartão de crédito.
Quando o cliente adiciona os produtos no carrinho e clica para finalizar a compra, ele é direcionado para o processo de checkout, onde deve preencher seus dados pessoais, assim como as informações de pagamento e de entrega do pedido.
O meio de pagamento utilizado pelo e-commerce é responsável por processar as informações da transação, repassando-as para a adquirente, que, por sua vez, verifica os dados com a bandeira e o banco emissor do cartão.
Se a transação for autorizada por todos esses agentes, a compra é confirmada pelo meio de pagamento, liberando o pedido para separação e envio ao cliente final.
Os meios de pagamento online são as soluções tecnológicas que viabilizam a realização de transações nos meios eletrônicos. Em outras palavras, são as plataformas contratadas para que as empresas recebam pagamentos não-presenciais.
Conheça os principais meios de pagamento digital disponíveis no mercado e suas características!
O intermediador de pagamentos, também chamado de subadquirente, é habilitado pela adquirente para operar as informações e os recebíveis das transações por cartão. Assim, ele oferece os serviços necessários para começar a vender online.
A tecnologia costuma ter integração direta com as plataformas de e-commerce, facilitando o processo de implementação para pequenas e médias empresas que utilizam esse tipo de sistema.
O gateway de pagamento é uma interface que processa as informações das transações e apresenta alto nível de personalização.
Ele pode se conectar a múltiplas adquirentes e sistemas, como boleto bancário, voucher e antifraude. Nesse caso, os serviços devem ser contratados separadamente, sendo possível negociar taxas mais vantajosas para cada tipo de transação.
A implementação é feita por meio de uma integração via API, devendo ser realizada por especialistas em desenvolvimento.
Assim como a subadquirente, o Provedor de Serviços de Pagamento (PSP) tem integração direta com as plataformas de e-commerce, fazendo a intermediação de transações por cartão.
A diferença é que ele centraliza diversos serviços e funcionalidades adicionais para vender online com alta conversão, como antifraude integrado, Pix, boleto, recorrência e split de pagamento.
Agora que você entendeu como funciona o fluxo de pagamento digital e quais são as principais soluções para implementá-lo, conheça alguns aspectos essenciais para garantir uma experiência segura e eficaz para os seus clientes.
As formas de pagamento têm evoluído para oferecer cada vez mais comodidade para os consumidores. Atualmente, as três principais modalidades online são:
Outras modalidades que estão crescendo são o voucher online e as carteiras digitais. É importante analisar o perfil e as necessidades dos seus compradores para identificar quais devem ser oferecidas no seu negócio.
Na hora de finalizar a compra, o cliente deve ter acesso a um processo de pagamento objetivo, rápido e intuitivo. Isso aumenta as chances dele concluir o pedido com sucesso, sem desistir da compra ou se distrair no meio do caminho.
Para isso, estruture uma página de checkout com poucas etapas, solicitando apenas as informações imprescindíveis e oferecendo orientações claras e diretas.
Para transmitir confiança nesse processo, uma dica é personalizar o checkout com a identidade visual da sua marca e manter o consumidor dentro do ambiente do site ao longo de todas as etapas.
Mais do que transmitir segurança no checkout de pagamento, é fundamental garantir que todos os dados informados pelo cliente na hora da compra sejam protegidos por mecanismos de segurança.
O certificado SSL é essencial para estabelecer uma conexão segura entre o site e o servidor, evitando que terceiros interceptem informações sensíveis dos consumidores.
Além disso, o meio de pagamento digital utilizado deve apresentar mecanismos robustos de segurança. Vale buscar por soluções que trabalham com tokenização, substituindo os dados sensíveis no fluxo transacional, e que sejam certificadas com o padrão PCI DSS.
Por último, se você quer se destacar da concorrência e fidelizar os seus clientes, é importante facilitar ao máximo a experiência de pagamento no seu negócio.
Com a função de one-click buy, por exemplo, o consumidor tem a possibilidade de deixar as suas informações armazenadas no e-commerce. Assim, ele consegue fazer compras em um único clique, sem precisar preencher todos os dados do checkout a cada pedido.
Também há recursos que ajudam a flexibilizar o pagamento, permitindo que o cliente utilize mais de um cartão para uma única compra ou que ele divida a transação com outros compradores.
Em conclusão, o pagamento digital tem revolucionado o mercado, alterando profundamente o comportamento de consumo no varejo. Porém, não é nada fácil garantir uma experiência de compra de alta qualidade para os consumidores.
Se você quer se destacar da concorrência e oferecer a experiência que os clientes esperam, é necessário investir em tecnologia e estruturar um processo de pagamento seguro, prático e eficiente.
Para aprofundar ainda mais os seus conhecimentos e conhecer mais estratégias para otimizar a gestão do seu negócio, continue por aqui e leia mais conteúdos no blog da Equals!
Este artigo foi produzido pelo time do Pagar.me, plataforma de serviços financeiros digitais do Grupo StoneCO. que permite que o seu e-commerce venda por cartão de crédito, boleto bancário, voucher online e Pix com total segurança e transparência.