Pagamento digital: como funciona e como implementar na sua empresa?

26 setembro 2023

O pagamento digital revolucionou o mercado financeiro e o varejo, proporcionando uma série de facilidades tanto para a realização de transferências entre pessoas físicas quanto para a cobrança de produtos e serviços.

Segundo um levantamento da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), as transações por meios digitais movimentaram um total de R$ 3,3 trilhões em 2022.

Esse dado mostra como os pagamentos digitais já estão amplamente inseridos no cotidiano da população. Dessa forma, é essencial para as empresas entenderem como essas transações funcionam e como implementá-las.

Para se aprofundar nesse assunto e descobrir como oferecer um processo de pagamento digital seguro e eficaz, siga a leitura!

 

O que é pagamento digital?

Pagamento digital é a modalidade de transação financeira realizada totalmente no ambiente virtual, ou seja, sem envolver a troca de dinheiro em espécie ou a apresentação de um cartão de crédito físico — o chamado cartão de plástico.

É por meio desse processo que acontecem as vendas online e a cobrança de pagamentos recorrentes, como assinaturas e mensalidades.

Como funciona o fluxo do pagamento digital?

Para ilustrar o fluxo de um pagamento digital, vamos considerar a operação de um e-commerce que aceita compras por cartão de crédito.

Quando o cliente adiciona os produtos no carrinho e clica para finalizar a compra, ele é direcionado para o processo de checkout, onde deve preencher seus dados pessoais, assim como as informações de pagamento e de entrega do pedido.

O meio de pagamento utilizado pelo e-commerce é responsável por processar as informações da transação, repassando-as para a adquirente, que, por sua vez, verifica os dados com a bandeira e o banco emissor do cartão.

Se a transação for autorizada por todos esses agentes, a compra é confirmada pelo meio de pagamento, liberando o pedido para separação e envio ao cliente final.

 

Como implementar pagamentos digitais na sua empresa?

Os meios de pagamento online são as soluções tecnológicas que viabilizam a realização de transações nos meios eletrônicos. Em outras palavras, são as plataformas contratadas para que as empresas recebam pagamentos não-presenciais.

Conheça os principais meios de pagamento digital disponíveis no mercado e suas características!

Intermediador

O intermediador de pagamentos, também chamado de subadquirente, é habilitado pela adquirente para operar as informações e os recebíveis das transações por cartão. Assim, ele oferece os serviços necessários para começar a vender online.

A tecnologia costuma ter integração direta com as plataformas de e-commerce, facilitando o processo de implementação para pequenas e médias empresas que utilizam esse tipo de sistema.

Gateway

O gateway de pagamento é uma interface que processa as informações das transações e apresenta alto nível de personalização.

Ele pode se conectar a múltiplas adquirentes e sistemas, como boleto bancário, voucher e antifraude. Nesse caso, os serviços devem ser contratados separadamente, sendo possível negociar taxas mais vantajosas para cada tipo de transação.

A implementação é feita por meio de uma integração via API, devendo ser realizada por especialistas em desenvolvimento.

PSP

Assim como a subadquirente, o Provedor de Serviços de Pagamento (PSP) tem integração direta com as plataformas de e-commerce, fazendo a intermediação de transações por cartão.

A diferença é que ele centraliza diversos serviços e funcionalidades adicionais para vender online com alta conversão, como antifraude integrado, Pix, boleto, recorrência e split de pagamento.

 

Como garantir uma boa experiência de pagamento digital?

Agora que você entendeu como funciona o fluxo de pagamento digital e quais são as principais soluções para implementá-lo, conheça alguns aspectos essenciais para garantir uma experiência segura e eficaz para os seus clientes.

Formas de pagamento variadas

As formas de pagamento têm evoluído para oferecer cada vez mais comodidade para os consumidores. Atualmente, as três principais modalidades online são:

Outras modalidades que estão crescendo são o voucher online e as carteiras digitais. É importante analisar o perfil e as necessidades dos seus compradores para identificar quais devem ser oferecidas no seu negócio.

Checkout intuitivo

Na hora de finalizar a compra, o cliente deve ter acesso a um processo de pagamento objetivo, rápido e intuitivo. Isso aumenta as chances dele concluir o pedido com sucesso, sem desistir da compra ou se distrair no meio do caminho.

Para isso, estruture uma página de checkout com poucas etapas, solicitando apenas as informações imprescindíveis e oferecendo orientações claras e diretas.

Para transmitir confiança nesse processo, uma dica é personalizar o checkout com a identidade visual da sua marca e manter o consumidor dentro do ambiente do site ao longo de todas as etapas.

Segurança de dados

Mais do que transmitir segurança no checkout de pagamento, é fundamental garantir que todos os dados informados pelo cliente na hora da compra sejam protegidos por mecanismos de segurança.

O certificado SSL é essencial para estabelecer uma conexão segura entre o site e o servidor, evitando que terceiros interceptem informações sensíveis dos consumidores.

Além disso, o meio de pagamento digital utilizado deve apresentar mecanismos robustos de segurança. Vale buscar por soluções que trabalham com tokenização, substituindo os dados sensíveis no fluxo transacional, e que sejam certificadas com o padrão PCI DSS.

Compra facilitada

Por último, se você quer se destacar da concorrência e fidelizar os seus clientes, é importante facilitar ao máximo a experiência de pagamento no seu negócio.

Com a função de one-click buy, por exemplo, o consumidor tem a possibilidade de deixar as suas informações armazenadas no e-commerce. Assim, ele consegue fazer compras em um único clique, sem precisar preencher todos os dados do checkout a cada pedido.

Também há recursos que ajudam a flexibilizar o pagamento, permitindo que o cliente utilize mais de um cartão para uma única compra ou que ele divida a transação com outros compradores.

Em conclusão, o pagamento digital tem revolucionado o mercado, alterando profundamente o comportamento de consumo no varejo. Porém, não é nada fácil garantir uma experiência de compra de alta qualidade para os consumidores.

Se você quer se destacar da concorrência e oferecer a experiência que os clientes esperam, é necessário investir em tecnologia e estruturar um processo de pagamento seguro, prático e eficiente.

Para aprofundar ainda mais os seus conhecimentos e conhecer mais estratégias para otimizar a gestão do seu negócio, continue por aqui e leia mais conteúdos no blog da Equals!

 

Este artigo foi produzido pelo time do Pagar.me, plataforma de serviços financeiros digitais do Grupo StoneCO. que permite que o seu e-commerce venda por cartão de crédito, boleto bancário, voucher online e Pix com total segurança e transparência.

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