Como é realizada a análise de fraude no cartão de crédito?

15 setembro 2022
O cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais utilizados em comércios e contratações de serviços. Por isso, os gestores precisam saber como aprovar as compras e evitar cair em uma fraude com o cartão de crédito.

Mesmo que a empresa tenha boas intenções e não queira trazer mais dificuldades para os clientes, é necessário se precaver de situações que trazem problemas. Afinal, as fraudes podem acarretar custos elevados e até mesmo problemas judiciais.

Quer saber como funciona a fraude no cartão de crédito e quais são os riscos para a empresa? Então confira este conteúdo!

Como funcionam as fraudes no cartão de crédito?

Todo meio de receber valores é passível de fraude. Mesmo quando o pagamento é feito em dinheiro, as notas podem ser falsas, o que traz riscos para a empresa.

Como o cartão de crédito é uma das formas mais utilizadas para pagamento, ele também é bastante utilizado por golpistas. Contudo, não é viável — nem recomendável — que a companhia pare de aceitar essa forma de pagamento. Na verdade, o ideal é saber como se prevenir.

Para tanto, os gestores devem saber como funcionam as fraudes com cartão de crédito. Esse conhecimento ajuda a evitar os riscos e permite tomar medidas que ajudem a reduzir ou, até mesmo, acabar com essas situações.

Os golpes são cometidos por pessoas com más intenções, geralmente ao utilizar o cartão de terceiros ou simular um pagamento com cartão inexistente.

Vale ressaltar que os fraudadores não utilizam, necessariamente, um cartão físico adulterado. Atualmente, existem fraudes realizadas de maneira virtual. Em alguns casos, os dados são corretos, mas foram adquiridos de maneira ilícita.

Dessa maneira, as ocorrências podem causar danos tanto para os consumidores que tiveram seus cartões utilizados quanto para a empresa que fez a venda. Portanto, ter atenção a essas situações e criar uma boa rotina de prevenção é essencial no negócio.

Quais os riscos para a empresa?

Ao pensar nos riscos que as fraudes com cartão geram para as empresas, nem sempre eles são facilmente visíveis. Isso acontece porque grande parte das ocorrências não traz prejuízos financeiros diretos para o negócio. Afinal, o dinheiro é recebido — e nem sempre precisará ser ressarcido.

No entanto, existem golpes que utilizam dados errôneos ou simulados e que fazem a compra ser aprovada, ainda que não exista a possibilidade de pagamento. Nesses casos, há um grande risco financeiro para o negócio, já que os valores da venda no cartão de crédito não serão recebidos.

Além do risco financeiro, os gestores devem considerar as consequências para a reputação da marca. Quando ocorre uma fraude no cartão de crédito, o consumidor afetado terá a informação de onde ela aconteceu.

Dessa forma, ele perceberá que o vendedor não tomou os cuidados necessários para evitar a o problema — e poderá cobrar diretamente do negócio. Diante dessas situações, é bastante comum que o consumidor deixe de indicar a empresa para seus familiares e conhecidos.

Como ocorreu a fraude, ele não terá a confiança necessária para falar bem dos produtos, do atendimento ou dos serviços realizados. Ainda, há riscos de que o consumidor lesado faça avaliações negativas e reclamações na internet.

Por fim, vale considerar o risco de ações judiciais. Ainda que a companhia não tenha culpa na fraude, ela poderá ser responsabilizada pelos prejuízos sofridos pelo consumidor.

Nesse caso, a decisão dependerá da análise do juiz — podendo ou não resultar na condenação de ressarcimentos ao cliente. Porém, de qualquer forma, a empresa terá gastos com o processo, como custas do tribunal e honorários advocatícios.

Como é realizada uma análise contra fraudes no cartão?

Com todos esses riscos relacionados à fraude no cartão de crédito, os gestores precisam realizar uma análise das vendas para prevenir essas situações.

Para tanto, é possível adotar diversas iniciativas. A primeira delas diz respeito à validação de identidade do comprador e do titular do cartão utilizado. Esse passo tem mais relevância no e-commerce, mas é possível utilizá-lo nas lojas físicas.

A ideia é confirmar a identidade do comprador, por meio da conferência de documentos. Também vale a pena verificar se o titular do cartão é a pessoa que está realizando a aquisição. Dessa maneira, será mais difícil os fraudadores conseguirem usar cartões clonados.

Ademais, é essencial evitar que terceiros tenham acesso à maquininha de cartão, pois elas podem ser adulteradas para vazar dados.

Outra forma de realizar uma análise de fraude é contar com sistemas que possuam um amplo banco de dados dos clientes e forneçam a conciliação bancária. Assim, as informações podem ser cruzadas para identificar irregularidades.

É comum que os clientes tenham certo padrão de consumo, utilizando os mesmos mecanismos para pagamento. Quando uma dessas características destoa do padrão, há um sinal amarelo para a empresa.

Isso acontece, por exemplo, quando o pagamento realizado é muito maior do que o de costume, a frequência de compras está muito diferente ou o endereço de entrega foi alterado. Ao identificar esses alertas, é possível adotar outros meios para confirmar a identidade do comprador e a autorização da compra, se for o caso.

Como o software da Equals pode ajudar a evitar fraudes?

Você já viu que as fraudes no cartão de crédito trazem diversos riscos para consumidores e para a empresa. Além de entender como funciona uma análise dessas situações, vale a pena saber como colocá-la em prática no negócio.

Nesse contexto, utilizar o software da Equals ajuda a evitar fraudes e prevenir qualquer ocorrência. Isso porque a plataforma permite controlar todas as vendas no cartão de crédito. Assim, é possível integrar as vendas com as transações recebidas de adquirentes e conciliar os dados.

A própria plataforma conta com um controle completo de notificações e cancelamento de compras, o que facilita o cruzamento de dados. Por fim, também é possível avaliar se todas as vendas foram capturadas e estão alinhadas com os registros internos.

Com essa ampla base de dados e cruzamento automático de informações, a análise de fraudes fica mais fácil e ágil. Então os gestores terão mais segurança ao realizar as vendas e podem identificar movimentações que não condizem com os dados financeiros dos clientes.

Entendeu o que é a fraude no cartão de crédito e como é possível realizar uma análise dessas ocorrências na empresa? Lembre-se de que automatizar essa rotina no negócio proporciona mais segurança e produtividade.

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