Sistema de gestão financeira: conheça as funcionalidades e vantagens da ferramenta!

22 fevereiro 2024

O cuidado com a saúde financeira da empresa é um dos fatores determinantes do sucesso e crescimento. Esse processo envolve a capacidade de gerenciar, contabilizar e analisar os recursos monetários do negócio com eficiência — evitando dívidas e outras pendências.

Para realizar essa função e potencializar o orçamento corporativo, o empreendimento pode contar com um sistema de gestão financeira. Ao usar a ferramenta e aproveitar suas funcionalidades, a empresa consegue otimizar os seus processos internos e ter uma série de vantagens.

Quer aprender o que é um sistema de gestão financeira, conhecendo as funcionalidades e os benefícios de implementá-lo em uma empresa?

Continue a leitura deste artigo!

O que é um sistema de gestão financeira?

Um sistema de gestão financeira é uma ferramenta tecnológica capaz de centralizar e integrar todos os dados referentes às finanças corporativas em um único software ou aplicativo. Por isso, ele pode servir como um otimizador para o trabalho do departamento financeiro de uma empresa.

A ferramenta permite o controle de diversos processos referentes às receitas e despesas do negócio. Além disso, ele consegue automatizar uma série de tarefas operacionais relacionadas ao controle de fluxo e de outros procedimentos financeiros.

Tornar os processos da empresa mais simples, práticos e eficientes é o objetivo do sistema de gestão financeira. Ademais, sua integração de dados permite a geração de relatórios complexos, que podem ser utilizados para obter insights, solucionar problemas e criar metas realistas.

Isso acontece porque a ferramenta consegue expor a situação real do negócio de forma efetiva e sem exigir trabalho manual excessivo. Sendo assim, o uso de um sistema de gestão financeira facilita o trabalho da equipe no momento de tomar decisões estratégicas adequadas ao desenvolvimento empresarial.

Quais são as principais funcionalidades dessa ferramenta?

Agora que você aprendeu o que é e como funciona um sistema de gestão financeira, é o momento de conhecer as suas principais funcionalidades. Com essas informações, será possível entender como a ferramenta corporativa consegue auxiliar nos processos gerenciais de uma empresa.

A seguir, veja algumas das funções mais atrativas desse instrumento financeiro!

Gerar relatórios e demonstrativos

O sistema de gestão compila os dados financeiros do negócio e registra as suas movimentações cotidianas. Assim, com esses materiais registrados, a ferramenta pode gerar relatórios e demonstrativos por meio do cruzamento de informações e cálculos automatizados.

Dessa forma, os gestores conseguem aproveitar o software para analisar elementos relevantes à saúde financeira e ao crescimento da empresa. Por exemplo, eles podem verificar, intuitivamente, todas as entradas e saídas do caixa e realizar diagnósticos da lucratividade do negócio.

A partir dessa análise, os responsáveis conseguem estabelecer os objetivos e definir indicadores de desempenho mais relevantes para o empreendimento. Afinal, o sistema de gestão financeira oferece relatórios com uma base de informações mais sólida, difíceis de mensurar e analisar sem o auxílio de uma ferramenta digital.

Controlar as contas a pagar e receber

Outra funcionalidade desse tipo de software é o controle sobre os processos de contas a receber e a pagar. Isso porque ele otimiza as movimentações do caixa da empresa, programando pagamentos nos prazos estipulados para evitar dívidas e cobrança de multa sobre as despesas.

O instrumento também auxilia na gestão de recebíveis do negócio, expondo as informações sobre as datas e valores em aberto. Logo, os responsáveis pelo setor financeiro conseguem se programar para realizar as cobranças e diminuir a possibilidade de inadimplência dos clientes.

O sistema de gestão financeira ainda pode gerar lembretes sobre as entradas e saídas em aberto, auxiliando o financeiro a mitigar as pendências. Além disso, a ferramenta permite programar o envio automático das mensagens de cobrança.

Melhorar o fluxo de caixa

O controle e acompanhamento do fluxo de caixa da empresa é essencial para manter a sua saúde financeira e realizar projeções de cenários, a fim de evitar imprevistos. Um sistema de gestão pode auxiliar o negócio a executar essas tarefas com mais assertividade e estratégia.

Isso acontece porque o software de gerenciamento financeiro executa o registro automático das entradas e saídas da empresa. Então o fluxo de caixa fica menos sujeito a erros, uma vez que o lançamento manual dessas informações é uma tarefa complexa e passível de falhas humanas.

Sendo assim, o sistema de gestão financeira é crucial para melhorar o fluxo de caixa da companhia. Por meio dele, os responsáveis pelo empreendimento poderão realizar análises e projeções mais adequadas sobre a situação do negócio, antecipando-se a cenários adversos.

Quais as vantagens de utilizar um sistema de gestão financeira na empresa?

Você viu quais são as principais funcionalidades de um sistema de gestão financeira empresarial. Agora vale conhecer as vantagens de implementá-lo para compreender como esse instrumento pode beneficiar os processos de administração monetária de um negócio.

Confira as vantagens de utilizar um software de gestão financeira em uma empresa!

Para ter esses benefícios, você pode contratar a plataforma de gestão financeira da Equals. Ela oferece um padrão de segurança internacional e uma estrutura robusta para atender as necessidades financeiras de empresas que lidam com diversos meios de pagamento.

Neste artigo, você entendeu o que é um sistema de gestão financeira, conhecendo as funcionalidades e vantagens que a ferramenta pode proporcionar às empresas. A partir dessas informações, é possível avaliar a importância do instrumento para o crescimento de um negócio.

Quer contratar um sistema de gestão financeira para controlar e ter transparência sobre todas as transações da empresa? Entre em contato com a Equals!

 

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.