Fórum ECBR’23: Da rentabilidade do varejo nos marketplaces até a vida que merece ser vivida

23 agosto 2023

O segundo dia do evento, 26 de julho, foi marcado por grandes presenças como João Appolinário e o Profº Clóvis de Barros. Confira os melhores momentos!

O Fórum E-commerce Brasil é o maior evento do comércio eletrônico e varejo digital do país. Realizado desde 2011, suas edições são marcadas com nomes importantes que apresentam insights e percepções do mercado. Em 2023 não poderia ser diferente, Galvão Bueno, Luiza Trajano, João Appolinário e Profº Clóvis de Barros Filho foram alguns dos principais palestrantes do ano.

Na entrevista intitulada “O e-commerce de tudo e de todos” realizada no palco Marketing & Vendas, Luiza Helena Trajano, atual Presidente do Conselho do Magazine Luiza, compartilhou suas ideias com franqueza sobre o comércio eletrônico e a história de uma das principais empresas brasileiras do varejo multicanal. Para ler na íntegra, clique aqui.

Outro grande nome que esteve presente no Fórum ECBR’23 foi João Appolinário, CEO e Founder da Polishop. O Shark participou do painel “Gerando valor e rentabilidade no varejo: estratégias para se destacar em meio aos marketplaces” no palco Marketplace, contando como a Polishop, uma gigante do omnichanel, tornou-se uma das principais vendedoras de produtos próprios e como o varejista pode utilizar melhor das novas plataformas que vão surgindo no mercado.

Atualmente, os empresários do varejo estão adotando o modelo de marketplaces ou desejando tornarem-se um. Porém, grande parte ainda enfrenta o desafio de permanecer relevante e obter lucro no ambiente virtual. Com isso, surgem as perguntas: será que é viável criar valor dentro de cada marketplace? É possível desenvolver uma marca própria e vender em diferentes plataformas? João Appolinário respondeu essas questões.

Primeiramente a marca que consegue trabalhar bem seus próprios produtos, acaba atraindo a atenção dos futuros clientes. É importante não focar nos mais baratos ou nos de entrada, mas sim naqueles que entregam mais valor. Além de ter um ambiente virtual convidativo e fácil para o usuário navegar. “A Polishop nasceu dos produtos próprios”, lembrou Appolinário.

Segundo Appolinário, tanto o que entendemos como “inovação” e o varejo, precisam ter atitude para questionar o que já existe e a Polishop foi pioneira nesse sentido. Desde o início, as equipes tinham que pensar no “meio” para resolver um “fim”, que é o problema dos seus clientes. O CEO deu como exemplo a centrífuga. As pessoas desejavam tomar sucos naturais em casa de forma rápida e sem precisar sujar muita louça. Com isso, veio para o Brasil, um dos principais produtos vendidos da marca, o Juicer Philips Walita, utilizando propagandas que mostravam desde a facilidade no uso até depoimentos com pessoas de diversas idades, indicando que ele foi feito para todos.

Ainda falando de produtos próprios, também podemos citar o George Foreman Griil e, a Air Fryer que é mais atual. Outras ideias que a Polishop trouxe dos Estados Unidos e que acabou conquistando muitos brasileiros. No segundo caso, inicialmente, o mercado não acreditava que seria possível pagar menos de R$1.000 em uma fritadeira elétrica. Mas, após pesquisas e adaptações surgiu o mais recente queridinho das cozinhas, prometendo “O sabor do frito sem usar óleo”.

Para concluir, João Appolinário, teceu comentários sobre o atual momento das vendas nos marketplaces. Segundo ele, ainda passamos por desafios, principalmente financeiros, devido à alta de juros que herdamos da pandemia. Mas a cadeia produtiva está melhorando e, com isso, as vendas também estão normalizando, ajudando o ciclo a regularizar-se.

Finalizando os conteúdos do palco Marketing & Vendas, o Professor e Filósofo Clóvis de Barros Filho, recebeu aplausos de pé ao concluir a sua palestra “A vida que vale a pena ser vivida”, menos voltada para o público que procurava conteúdos sobre vendas digitais e mais para as pessoas que desejam aprender melhor sobre si.

O professor iniciou com o seguinte questionamento: “Em momentos de desespero, alguém pergunta: por que resistir tanto? O que você tem para me oferecer? Porque eu cansei de sofrer”.  Feito isso, mostrou os 5 principais valores da vida: o Desejo, Prazeres, Natureza, a Busca pela excelência e o Poder de servir.

Iniciando pelo desejo, Clóvis explica que esse sentimento nos acompanha o tempo todo. “É o que nos dá forças para continuar de pé”, afirma. Diferente dos prazeres, o segundo valor, que é o que todas as pessoas buscam, mas sem passar pelo sofrimento, que é necessário. “Um gole d’água será o mais prazeroso quando estivermos morrendo de sede”, exemplifica.

Segundo o filósofo, “A grande sabedoria não está no prazer, mas na capacidade de ter esse sentimento nas coisas óbvias, mais simples”.

Seguindo para a “Natureza”, resumidamente o professor explica que a composição humana é um grande patrimônio que nos permite realizar processos e aprimorar talentos. Porém, é necessário ter coragem para explorar essas habilidades e não se curvar diante da imposição dos outros.

Já a busca pela excelência, o quarto valor da vida, mostra como é importante tirar o máximo de si. Ele instrui que: “Ninguém conhece você melhor do que você mesmo, existe uma dignidade que somente nós podemos conferir”.

Encerrando com o último valor, o poder de servir. A partir do momento que ajudamos, oferecemos ou proporcionamos algo para o próximo, há uma geração de valor que continuará circulando. Temos que compartilhar nossos conhecimentos para que isso contribua para que a humanidade seja melhor.

Sendo cômico, por não falar do mesmo tema que a maioria dos outros participantes, o Profº Clóvis comentou no fim de sua palestra, a partir de um exemplo pessoal, a importância do vendedor ser especialista e conselheiro, não visando apenas o lucro. Que, na maioria das situações, os clientes só precisam de alguém que explique o que é melhor para eles de acordo com cada necessidade. Isso trará confiança e credibilidade para o profissional.

Os últimos temas são bem diferentes. Mas o Fórum E-commerce Brasil, apesar de ter como foco o comércio digital, também contempla outras áreas que são importantes para o desenvolvimento profissional e pessoal, o que acaba agregando muito no aprendizado de todos. E que venha a próxima edição em 2024!

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