Estratégia de preço: como definir o valor ideal de produtos e serviços?

23 março 2023

A precificação de produtos e serviços é um aspecto fundamental para o sucesso de um negócio. Se feita corretamente, ela pode proporcionar uma série de benefícios. Porém, se houver equívocos, o processo tende a comprometer o faturamento, os lucros e até mesmo a continuidade das operações.

Por isso, elaborar uma estratégia de preço apropriada é fundamental. Desse modo, é possível estabelecer quantias justas por mercadorias de modo que elas possibilitem arcar com os custos e despesas do negócio e ainda gerar lucro.

Interessado em saber como fazer a precificação de produtos e serviços adequadamente? Então continue a leitura e entenda o que é a estratégia de preço!

O que é estratégia de preço?

A estratégia de preço consiste em um conjunto de métodos e técnicas utilizados por empresas para definir quanto custará cada produto ou serviço que elas vendem. O objetivo é alcançar as metas financeiras e comerciais, maximizando o lucro e a participação do negócio no mercado.

Na prática, uma precificação adequada deve corresponder às metas da companhia e satisfazer o mercado consumidor. Com esse equilíbrio, é possível obter resultados mais satisfatórios para o desenvolvimento da empresa.

Qual é a importância dessa estratégia?

Após conhecer o conceito de estratégia de preço, vale a pena entender com mais detalhes por que ela é tão relevante para um negócio. Afinal, o custo é um dos principais fatores que os consumidores consideram ao decidir comprar um produto ou serviço.

Quando o preço é muito alto, tende a afastar compradores em potencial. Por outro lado, quando ele é muito baixo, pode fazer com que os consumidores questionem a qualidade do produto ou serviço.

Logo, é importante que as empresas tenham uma estratégia de preços que considere tanto os custos do produto ou serviço quanto a demanda do mercado.

Por exemplo, se uma empresa estiver enfrentando muita concorrência, ela pode reduzir seus preços para atrair mais clientes. Por outro lado, se ela tem um produto de alta qualidade ou que seja um diferencial no mercado, a companhia pode cobrar um preço mais elevado para refletir seu valor.

Na prática, uma estratégia de preço eficaz pode ser utilizada para:

Como você pode ver, há diversos benefícios ao investir nessa estratégia. O principal é definir uma precificação que faça sentido tanto para a empresa quanto para os clientes, considerando os objetivos do negócio.

Como fazer a precificação correta de produtos e serviços?

Entendeu o que é estratégia de preço e qual a sua importância para um negócio? Então veja como fazê-la!

Calcule os custos do negócio

Toda empresa, independentemente do tamanho ou da área de atuação, precisa arcar com gastos diretamente relacionados à produção ou prestação de serviços. Por exemplo, com matéria-prima, mão de obra e equipamentos. Portanto, comece calculando esse montante.

Identifique as despesas do negócio

Além dos custos, é necessário calcular as despesas do negócio. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, os termos não são sinônimos.

No caso, as despesas referem-se aos gastos essenciais para o funcionamento da empresa, para além dos custos de produção. Por exemplo, aluguel, folha de pagamento, contas de água, energia e internet etc.

Considere a margem de lucro

Outro aspecto importante para precificar produtos e serviços corretamente é considerar a margem de lucro que a empresa deseja obter sobre a venda deles.

Trata-se de uma métrica que diz respeito à porcentagem de ganhos que uma organização almeja sobre o seu faturamento. Ou seja, a margem de lucro consiste na quantia que resta para um negócio após descontar os custos e as despesas, incluindo os impostos.

Analise o público-alvo da empresa

A partir dos três tópicos anteriores, já é possível ter uma noção sobre qual preço colocar em cada produto ou serviço comercializado por uma empresa. Para tanto, basta considerar a fórmula:

custos + despesas + lucro = preço do produto ou serviço

Porém, uma precificação adequada não deve se ater somente aos números. Na verdade, ela exige atenção a mais alguns fatores, sendo um deles as características do público-alvo da organização.

Afinal, cada empresa visa atingir clientes específicos e com um determinado poder aquisitivo. Logo, é preciso considerar esse público para que os preços estabelecidos sejam coerentes e atrativos para os potenciais consumidores.

Estude o mercado e esteja atento à concorrência

Além de considerar o público-alvo da empresa, é fundamental estudar o mercado em que ela está inserida e analisar os concorrentes para precificar produtos e serviços corretamente.

A partir das informações levantadas ao analisar outras companhias, surgem oportunidades de fazer ajustes e adequações. Portanto, a empresa terá chances de posicionar a marca de forma mais competitiva e compatível com o mercado.

Escute o que os consumidores têm a dizer

Até aqui, você conferiu orientações essenciais que dizem respeito a cálculos, análises e estudos que precisam ser feitos para precificar produtos e serviços.

Porém, também é primordial considerar o que os clientes da empresa têm a dizer. Afinal, eles podem indicar o que está bom e o que pode melhorar etc. Portanto, procure conhecer a visão dos consumidores sobre os produtos ou serviços ofertados.

O feedback deles pode não apenas ajudar na precificação, como também contribuir para melhorias nos produtos e serviços oferecidos.

Faça um bom posicionamento da marca

A imagem que uma empresa passa e a credibilidade que ela tem pode influenciar diretamente nos preços cobrados pelo negócio.

Basta pensar em companhias como Apple e Rolex. Elas vendem produtos que diversas outras marcas também comercializam. Porém, o preço delas é maior, sendo que muitas pessoas não se importam em pagar mais caro, pois elas geram valor.

Por isso, se a empresa deseja cobrar preços mais elevados que a concorrência, faça um bom trabalho de posicionamento de marca e procure gerar valor aos clientes, justificando o pagamento de montantes mais elevados pelas soluções do negócio.

Teste a estratégia de preço definida

Após aplicar as dicas anteriores, o empreendimento estará muito mais próximo de precificar produtos e serviços de forma adequada. Porém, é válido ressaltar que uma estratégia de preço não precisa ser engessada.

Isso significa que não é preciso ficar preso aos valores definidos para cada produto ou serviço. Faça testes, monitore os resultados e trabalhe em mudanças e ajustes sempre que for necessário. Isso ajudará a determinar quais são as estratégias que geram mais retorno para o negócio.

Neste post, você conferiu o conceito de estratégia de preço e aprendeu os passos essenciais para definir o valor ideal de produtos e serviços. Com essas dicas, a empresa terá oportunidades de conquistar vantagens competitivas por meio da precificação adequada.

Gostou do post e quer conferir mais dicas para a empresa? Então aprenda como fazer uma gestão inteligente!

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