A economia digital tem transformado consideravelmente o dia a dia das pessoas e a forma de trabalhar das empresas. Mais do que uma tendência, ela é uma realidade caracterizada por aspectos como conectividade e inovação.
Essa economia é movida por avanços tecnológicos como big data, IA (inteligência artificial), plataformas digitais e meios de pagamento modernos. Assim, ela revoluciona não apenas os modelos de negócio, mas também as expectativas dos consumidores e as estratégias corporativas.
Neste artigo, saiba mais sobre as características e o funcionamento da economia digital e entenda a sua influência no setor empresarial!
Economia digital é uma expressão utilizada para se referir a uma forma de produzir e consumir produtos e serviços baseada no uso da internet e de tecnologias. Como visto, trata-se de um modelo que transforma a rotina das pessoas, o setor empresarial e a sociedade.
Embora possa parecer recente, essa expressão surgiu na década de 1990 e pode ser resumida em sete pilares. São eles:
Vale observar que, apesar de já existir há décadas, esse modelo econômico foi impulsionado em 2020, devido à pandemia de covid-19. Na época, houve necessidade de fazer adaptações, tornando as relações mais digitais e conectadas.
É importante ressaltar que o uso de tecnologia nos negócios não é mais apenas para um grupo específico de empresas. Ele beneficia todos os negócios, independentemente do porte ou setor de atuação.
A economia digital muda o setor empresarial de diversas formas — de processos e operações a novas maneiras de vender e até de trabalhar.
Entenda esses e outros pontos com mais detalhes!
Com o grande volume de dados gerados a todo momento, o big data é uma ferramenta valiosa para empresas. A razão é que ele possibilita analisar informações de maneira mais organizada e estruturada — e utilizá-las para diferentes propósitos.
Alguns exemplos são:
O big data possibilita tomar decisões mais embasadas e estratégicas — o que é essencial para o desempenho e o sucesso de qualquer negócio. Pense em um exemplo prático: uma varejista pode usar dados de compras para projetar demandas sazonais e ajustar estoques, reduzindo custos e melhorando a experiência do cliente.
A inteligência artificial é um elemento da economia digital que revoluciona o modo como profissionais e empresas operam. Ela oferece soluções automatizadas que podem aumentar a eficiência das operações e ajudar a reduzir erros, entre outras facilidades.
De chatbots para atendimento ao cliente a sistemas de recomendação personalizados, a IA permite que as empresas entreguem valor ao consumidor de maneira mais rápida e precisa. Um exemplo é o uso de algoritmos de machine learning.
Esses algoritmos ajudam profissionais de marketing a otimizar suas campanhas no ambiente online. Eles podem colaborar para a segmentação de públicos-alvo, por exemplo — tornando as ações mais direcionadas e eficazes.
Até o início dos anos 2000, a maior parte das compras e vendas era realizada presencialmente, em lojas, shoppings e estabelecimentos comerciais. Com o crescimento da internet, o cenário mudou significativamente.
Surgiram diversos tipos de plataformas digitais, como e-commerces, marketplaces, redes sociais e aplicativos que permitem transações comerciais. Elas conectam empresas e consumidores, gerando novas oportunidades de negócio.
Além delas, existem plataformas utilizadas internamente em empresas. Elas são voltadas à comunicação, ao gerenciamento, às finanças e ao armazenamento em nuvem.
Nesse ponto, há desde softwares de gestão e conciliação financeira até ferramentas como:
É difícil encontrar uma empresa que não utilize pelo menos uma dessas plataformas digitais. A razão é que elas costumam ser úteis para as operações e o dia a dia dos negócios.
A digitalização do setor empresarial e o uso de plataformas colabora para a automação de processos, ajuda a ganhar tempo e a aumentar a eficiência operacional. Um exemplo nesse sentido são as ferramentas de gestão, como ERP (enterprise resource planning) e CRM (customer relationship management).
A economia digital também muda o setor empresarial à medida que possibilita a criação de modelos de negócio. Companhias como Uber e Airbnb são dois grandes exemplos que inovaram setores tradicionais de transporte e hospedagem, respectivamente.
A internet, o big data, a IA e outras tecnologias têm o poder de transformar negócios e gerar novas demandas. Portanto, é preciso acompanhar a evolução dessas soluções e buscar maneiras de aproveitá-las em busca de oportunidades.
Por fim, cabe destacar que a economia digital tem transformado os meios de pagamento — e as empresas, por sua vez, também precisam dar atenção a esse aspecto. Afinal, a mudança se relaciona diretamente com as vendas de um negócio.
Soluções como Pix, carteiras digitais, cartões virtuais e pagamentos por aproximação e via QR code são cada vez mais utilizadas pelas pessoas. A razão é que elas facilitam transações financeiras, tornando-as mais práticas, rápidas e seguras.
Desse modo, é fundamental que os negócios se ajustem à nova realidade dos meios de pagamentos para continuar vendendo. Tenha em mente que o mercado é dinâmico — e quem não se adequar às inovações corre o risco de ficar estagnado ou perder oportunidades.
Como você viu, a economia digital transforma e redefine modelos de negócio. Logo, é indispensável as empresas se adaptarem, pensando no seu crescimento, na sua competitividade e na sua sobrevivência.
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