ERP financeiro: saiba por quê sua empresa precisa desse sistema

30 novembro 2021

A gestão financeira é um dos pontos centrais de toda empresa. Para tanto, o processo envolve operações complexas, pois exige acessar informações de todos os departamentos. Nesse sentido, o ERP financeiro pode ser um excelente auxiliar.

Quando o gerenciamento é bem executado, é possível determinar oportunidades de investimento, além de reduzir custos operacionais. Isso impacta os resultados obtidos, garantindo a diferenciação do negócio.

Neste artigo, você entenderá o que é um ERP financeiro e por que ele é importante para médias e grandes empresas. Não perca!

O que é um ERP financeiro?

O ERP (enterprise resource planning) financeiro é um sistema de gestão integrada que auxilia na administração dos recursos financeiros do seu negócio. A ferramenta trata de todas as entradas e saídas, permitindo que os gestores entendam como o dinheiro se movimenta no caixa.

É uma forma bastante eficiente de identificar gargalos, oportunidades para potencializar o lucro e gastos excessivos. Assim, a empresa pode realizar as mudanças que forem necessárias para ter resultados melhores.

Além disso, o ERP financeiro permite ter uma visão geral de como funciona o fluxo de recursos na empresa. Todas as despesas são apresentadas em sua interface e o sistema pode ser utilizado por qualquer organização.

Como consequência desse nível de avaliação, os gestores terão mais base para tomar decisões financeiras e orçamentárias importantes, de forma ágil e acertada. Esse processo também contribui diretamente para que toda a equipe entenda a situação financeira da companhia.

Portanto, esse nível de conhecimento é fundamental para que a empresa avalie as medidas que serão adotadas, como necessidades de recuo nos gastos ou de investimentos. Afinal, o objetivo é alcançar uma operação sustentável e lucrativa.

Para que serve?

Agora você sabe que o ERF financeiro tem como finalidade auxiliar na gestão da empresa. Para isso, o sistema integra todos os dados relativos às finanças, além de outras operações que influenciam os processos internos.

Afinal, uma ferramenta completa é composta por vários módulos e permite o controle de toda a parte fiscal e de contabilidade. Dessa forma, toda a operacionalização da companhia fica registrada em um banco de dados. E, como consequência, essa organização permite tomar decisões estratégias mais acertadas.

Como funciona um ERP financeiro?

Após entender o que é a ferramenta, vale saber que o ERP financeiro possui diversas funcionalidades e automatiza uma série de tarefas, facilitando a gestão do negócio. Na prática, ele organiza o fluxo de caixa, gera relatórios, controla contas e concentra o cadastro de clientes e fornecedores.

A gestão financeira, por exemplo, envolve planejar, organizar e definir a melhor utilização dos recursos para o negócio, exigindo a organização do fluxo de caixa. Além disso, como as informações são integradas no sistema, é possível gerar relatórios em menos tempo e com dados mais relevantes.

É esse potencial de integrar os setores que permite que o ERP financeiro forneça informações aprofundadas das condições da companhia. Assim, os gestores podem usar indicadores financeiros para tomar decisões relacionadas ao negócio.

Com relação às contas a pagar e a receber, a falta de organização pode fazer com que elas se percam, especialmente em médias e grandes empresas. Nesses casos, o ERP financeiro ajuda a equilibrar o processo, pois permite localizar, armazenar e analisar dados financeiros com maior agilidade e segurança.

Por exemplo, é possível ter fácil acesso às contas a pagar e a receber, orçamentos e previsões. Também há como automatizar alguns processos, como a cobranças de clientes cadastrados no sistema.

Outro ponto importante está no fato de que a quitação dos débitos pode ser registrada automaticamente. Com isso, a empresa agiliza o fechamento das contas em menos tempo e evita erros nos processos.

O ERP financeiro ainda permite catalogar clientes e fornecedores, permitindo identificar os contratos ativos. Também é possível centralizar a gestão de certificados, contratos, documentos e demais informações.

Por que sua empresa pode se beneficiar desse sistema?

Depois de saber o que é e como funciona o ERP financeiro, vale conhecer os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa. Confira as principais vantagens de contar com esse sistema:

Garantir a segurança das informações

Contar com um ERP que armazene as informações na nuvem é uma ótima forma de aumentar a segurança dos dados. O diretório de armazenamento é criptografado e poderá ser acessado apenas por pessoas autorizadas, proporcionando maior proteção.

Reduzir os custos

Como você viu, o ERP financeiro permite entender como os recursos estão sendo gastos — fator essencial para reduzir os custos. Dessa maneira, a empresa pode operar de forma mais eficiente.

Com o sistema, é possível analisar com cuidado os gastos fixos e variáveis de cada departamento. Depois, o setor financeiro pode entender como eles influenciam nos custos dos serviços e na margem de lucro do negócio.

Outro ponto interessante é que o ERP traz mais produtividade e eficiência. Consequentemente, a empresa pode reduzir despesas ao diminuir os erros e retrabalhos.

Acompanhar as transações em tempo real

Para realizar um bom planejamento financeiro, a empresa precisa ter o histórico de todas as transações realizadas. Reunir essas informações utilizando um único sistema permite ter um cenário global do negócio e fazer a previsão financeira dos próximos meses com maior eficácia.

Assim, um ERP financeiro associado a um sistema de gestão permite acompanhar em tempo real a conciliação financeira e bancária, o controle de fluxo de caixa e outros processos do setor financeiro. O gestor pode, então, analisar de perto o que está ocorrendo na companhia.

Manter as obrigações fiscais em dia

Existem diversas exigências fiscais que as empresas devem cumprir. Nesse sentido, ações descuidadas podem resultar em problemas graves. Por exemplo, há riscos de que elas gerem multas, autuações e sanções. Aqui, o ERP financeiro pode ser um grande aliado para evitar esses problemas.

Com essa ferramenta, a empresa consegue realizar diversas demandas fiscais de forma simples e automática. Entre elas, estão:

Agora você sabe o que é e para que serve o ERP financeiro. Ao avaliar a adoção da ferramenta, lembre-se de que é possível integrar o sistema a uma plataforma de gestão para automatizar processos e facilitar ainda mais a rotina da sua empresa.

Quer conhecer as soluções que a Equals tem a oferecer? Acesse nosso site e confira nossos diferenciais!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.