Qual o futuro dos meios de pagamento? Descubra!

10 abril 2024

As formas de pagamento passam por uma evolução constante para atender às necessidades e demandas de cada época. Com a ascensão dos meios mais modernos, é possível realizar transações sem a necessidade de dinheiro físico.

Esses métodos simplificam as transações comerciais e facilitam o dia a dia das pessoas, oferecendo conveniência e segurança. Portanto, empreendedores devem compreender e antecipar o futuro das formas de pagamento para continuar atendendo seus clientes da melhor maneira.

Quer saber quais são as tendências dos meios de pagamento? Continue acompanhando este post e descubra!

Como se deu a evolução das formas de pagamento?

Inicialmente, o escambo, ou troca direta, era a forma de realizar transações comerciais. Na época antes de Cristo, por exemplo, os animais eram frequentemente utilizados como instrumento de permuta.

À medida que as sociedades evoluíram e as transações se tornaram mais complexas, o escambo se tornou insuficiente para atender às necessidades econômicas. Então surgiram as primeiras formas de moeda, como as feitas de bronze, ouro e prata.

Com a dificuldade de carregar muitas moedas, chegaram as cédulas de papel, proporcionando uma alternativa mais prática e segura para as transações comerciais. Além disso, os cheques surgiram como documentos assinados que indicavam a autorização para o saque de fundos de uma conta bancária.

Já no século XX, houve a introdução dos charge cards, que posteriormente evoluíram para os cartões de crédito e débito. A década de 1950 foi marcada pelo surgimento de grandes empresas no mercado de cartões, como o Diners Club Card e o American Express, nos Estados Unidos.

Nesse contexto, os cartões com tarjas magnéticas, nas décadas de 1970 e 1980, proporcionaram maior segurança e eficiência nas transações. Com o tempo, o sistema de segurança foi substituído pelos cartões com chip, que preveniam as clonagens.

Anos depois, a era digital influenciou os meios de pagamento, gerando as primeiras carteiras digitais, em 1998. Uma década após, o bitcoin foi criado, sendo o pioneiro das criptomoedas — que ganharam popularidade ao longo do tempo.

Quais são as tendências de pagamento que se destacam?

Agora que você viu um panorama da evolução dos meios de pagamento, é o momento de descobrir as formas que mais se destacam e que são tendências atuais. Desse modo, você se familiariza e entende como elas podem contribuir para o seu negócio.

A seguir, veja as principais formas de pagamento mais modernas!

Pix

O Pix é uma modalidade de pagamento lançada pelo Banco Central do Brasil em 2020. Com ele, é possível fazer transferências de valores entre contas de forma instantânea, a qualquer hora do dia ou da noite, todos os dias da semana — incluindo sábados, domingos e feriados.

Além disso, ele é uma forma de pagamento de compras e contas, bastando emitir o código “copia e cola” ou o QR Code. Assim, o cliente paga por meio de um dispositivo eletrônico conectado ao seu internet banking ou aplicativo do banco.

Pagamentos invisíveis

Os pagamentos invisíveis são aqueles em que não é necessária uma ação do cliente para a sua realização. Ou seja, o consumidor pode programar a quitação dos débitos uma vez e utilizá-la para outras transações.

Entre as formas de pagamento, estão:

QR Code

O QR Code é uma imagem que contém um link no qual a câmera do celular é capaz de captar e enviar as informações de pagamento para o aplicativo do banco ou da carteira digital. Ele costuma conter apenas os dados do estabelecimento para o cliente complementar os valores.

Ainda, o QR Code pode ser mais específico e apresentar todas as informações da transação. Nesse caso ele é único, devendo ser gerado a cada operação.

Aproximação

O pagamento por aproximação é aquele em que a transação é concluída apenas aproximando um dispositivo em um terminal de vendas. O aparelho pode ser o próprio cartão de crédito equipado com a tecnologia, um celular ou o smartwatch com os aplicativos instalados e devidas autorizações.

Redes sociais

As redes sociais deixaram de ser apenas um meio de comunicação para também servirem como forma de pagamento. Elas permitem a transferência de valores entre os usuários dos aplicativos.

O WhatsApp, por exemplo, funciona como uma carteira digital. Nele, o usuário precisa cadastrar seu cartão de débito ou crédito previamente. Então, na aba da conversa com o estabelecimento, ele realiza a operação, que é concluída automaticamente.

Como elas impactam as transações comerciais e o mercado?

Você conheceu os principais meios de pagamento que são tendências na atualidade e no futuro. Eles têm um impacto significativo tanto no mercado financeiro quanto nas transações comerciais.

Um dos principais benefícios dessas alternativas é a eficiência e agilidade que elas oferecem. Por exemplo, o Pix permite transações em tempo real. Assim, os negócios recebem pagamentos imediatos, eliminando a necessidade de esperar por períodos de compensação e liquidação prolongados.

Muitos dos meios de pagamento modernos são acompanhados por medidas avançadas de segurança, como autenticação biométrica, criptografia de ponta e tokenização. As soluções ajudam a proteger as transações comerciais contra fraudes e atividades maliciosas.

Além disso, a adoção de meios de pagamento mais modernos pode ajudar as empresas a alcançarem novos mercados e clientes. O motivo é que as tecnologias facilitam o acesso a produtos e serviços financeiros para indivíduos que anteriormente estavam excluídos do sistema bancário tradicional.

Qual a importância de acompanhar a tendência dos meios de pagamento?

Você entendeu como as formas de pagamento impactam as transações comerciais e o mercado. Nesse contexto, acompanhar as tendências do segmento é fundamental devido às rápidas evoluções impulsionadas pela tecnologia.

Pagamentos invisíveis, aproximação, Pix e QR Code já são comuns, assim como o uso de carteiras digitais e criptomoedas. Ignorar essa evolução pode colocar os negócios em desvantagem competitiva. Afinal, os consumidores desejam praticidade e eficiência nas transações, buscando opções ágeis e alinhadas com as tecnologias mais recentes.

Assim, empresas que adotam métodos de pagamento inovadores têm maior probabilidade de atrair e fidelizar clientes. Ademais, os avanços trazem vantagens, como eficiência operacional e segurança, tornando a adaptação às novas tendências essencial para o sucesso dos negócios.

Neste artigo, você conheceu as formas de pagamento que são tendências e que devem continuar a se popularizar no futuro. Agora, é possível estudá-las e adaptar o negócio para oferecê-las e atender aos clientes com eficiência!

Para continuar bem informado sobre gestão financeira empresarial, siga nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.