Fraudes em fim de ano: conheça os novos tipos de golpes e proteja o e-commerce

25 novembro 2023

O fim de ano é uma época de grandes oportunidades para o comércio eletrônico — em especial, devido à Black Friday e ao Natal. No entanto, esse também é um período em que criminosos aproveitam a demanda maior por compras online para aplicar golpes em pessoas e e-commerces.

Sendo assim, é fundamental conhecer esses tipos de fraudes e, principalmente, saber como se proteger deles. Dessa forma, é possível evitar diversos transtornos e, até mesmo, prejuízos financeiros na empresa.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura a seguir. Você verá quais são os tipos de golpes e fraudes financeiras mais comuns no Brasil e como se resguardar deles!

Quais são os principais tipos de fraudes e golpes aplicados em e-commerces?

Ao longo dos anos, criminosos desenvolveram diferentes tipos de golpes e fraudes para tirar vantagem de pessoas e empresas. Alguns caíram em desuso, mas outros ainda são bastante utilizados.

A seguir, conheça os mais comuns!

Golpe clássico do cartão roubado

Um dos principais tipos de fraudes aplicados em e-commerces é o golpe do cartão roubado. Para aplicá-lo, os criminosos utilizam informações de cartões de crédito furtados, clonados ou obtidos de outra forma ilegal para fazer compras em lojas online.

Fraude amigável

O segundo tipo de golpe mais comum em e-commerces é o da fraude amigável. Ele recebe esse nome porque funciona da seguinte maneira: o criminoso realiza uma compra com cartão de crédito sem o consentimento do titular, que costuma ser alguém próximo do golpista.

O produto é comprado e enviado normalmente, mas, ao descobrir a transação, o verdadeiro dono do cartão contata o banco para contestá-la. Como consequência, a instituição financeira tende a devolver a quantia ao titular — o processo é conhecido no mercado como chargeback.

Essa é uma fraude sutil, uma vez que o cliente inicialmente parece ser legítimo, porém ela acaba prejudicando os e-commerces. Afinal, o criminoso costuma conseguir o que comprou, mas as empresas tendem a não receber pela venda.

Autofraude

Enquanto os golpes anteriores envolvem a ação de terceiros, a autofraude é feita pelo próprio titular do cartão — apesar disso, ele é semelhante à fraude amigável.

Nesse caso, o dono do cartão é quem realiza a compra e recebe a mercadoria. Em seguida, ele entra em contato com o banco alegando que não efetuou a transação, buscando o ressarcimento do valor da compra. Portanto, essa é uma prática clara de má-fé.

Roubo de identidade

Mais um golpe comum que tem afetado muitos e-commerces é o do roubo de identidade. Nessa modalidade, criminosos roubam dados pessoais. Utilizando tais informações, eles criam cartões de crédito em nome das vítimas.

Então, com esses cartões, os golpistas passam a realizar compras em diferentes lojas virtuais. O comportamento resulta, mais uma vez, em transtornos significativos para os e-commerces envolvidos.

Golpe omnichannel

Há também o golpe omnichannel. Nele, criminosos adquirem produtos de forma online com cartões roubados ou clonados. Contudo, os golpistas escolhem retirar os itens na loja física, pois assim não precisam fornecer dados como endereço — dificultando o rastreio.

Como identificar uma fraude ou golpe no-commerce?

Como você viu, existem diferentes tipos de fraudes e golpes praticados contra lojas virtuais. Nesse sentido, além de conhecê-las, é válido saber como identificá-las.

Alguns sinais comuns são:

Como se prevenir dessas fraudes e golpes?

Ao identificar indícios de fraude, é possível tomar atitudes para o e-commerce não se tornar vítima. Porém, também é importante se prevenir dessas ocorrências. Para esse objetivo, existem algumas medidas essenciais.

Veja!

Utilize um sistema antifraude

Uma das principais medidas de prevenção a fraudes e golpes é utilizar um sistema antifraude no e-commerce. Assim, pode-se identificar e bloquear compras suspeitas. O mecanismo usa dados e machine learning para cruzar informações e avaliar se uma transação tem chance de ser fraudulenta.

Faça a verificação da identidade dos clientes

Outra atitude indispensável para prevenir golpes e fraudes em e-commerces é adotar medidas de verificação de identidade. O objetivo é confirmar que os clientes são quem dizem ser.

Para tanto, é essencial solicitar informações de contato válidas, como números de telefone e endereços de e-mail verificáveis. Ademais, considere a solicitação de documentos de identificação em casos específicos, como o de compras no cartão de crédito, suspeitas ou de alto valor.

Garanta que o software e os sistemas do e-commerce estejam atualizados

Mais uma ação relevante é garantir que o software e os sistemas do e-commerce estejam sempre atualizados. Para tanto, é necessário dar atenção a aspectos como:

Assim, com esses e outros elementos, a segurança da loja online pode ser reforçada. Consequentemente, seus sistemas, inclusive os de pagamento, ficam mais protegidos contra ameaças e vulnerabilidades.

Considere utilizar serviços de pagamento confiáveis (intermediários)

Ainda em relação ao tópico anterior, é indicado escolher serviços de pagamento confiáveis para o e-commerce. Isso porque eles costumam oferecer medidas de segurança robustas e proteção contra chargebacks fraudulentos.

Treine as equipes

Além das medidas anteriores, é relevante investir na formação contínua das equipes da empresa. Os colaboradores devem ser treinados para reconhecer possíveis sinais de fraude e saber como agir em caso de suspeita, mas sem constranger o possível cliente — afinal, a situação pode não envolver um golpe.

Eduque os clientes sobre o risco de golpes e fraudes

Por fim, é válido buscar maneiras de educar os clientes da loja a respeito dos riscos de golpes e fraudes existentes. Desse modo, tanto o e-commerce quanto os consumidores podem ser beneficiados.

Conforme você acompanhou, muitos crimes são cometidos por meio do uso não autorizado de dados de terceiros. Logo, é interessante que a companhia dê dicas e orientações aos clientes para aumentar o nível de proteção deles. Alguns exemplos são:

Ao compreender os principais tipos de fraudes e golpes contra e-commerces, é possível identificá-los com mais facilidade e adotar medidas para evitá-los. Como resultado, a loja virtual terá mais segurança e reduz o risco de se tonar um alvo de criminosos.

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