Taxa MDR: o que é, como funciona e qual sua composição?

31 outubro 2023

Receber pagamentos por cartão de crédito é relevante para os empreendimentos de hoje, já que esse é um meio muito utilizado pelos consumidores. No entanto, é válido ter atenção para os custos gerados pela máquina que viabiliza essas operações, a exemplo da taxa MDR.

Ela se relaciona às etapas de processamento das compras e pode impactar os resultados financeiros do negócio. Desse modo, é necessário observar a sua incidência, como ela é composta e de que forma a tarifa interfere no fluxo financeiro da empresa.

Quer saber mais sobre a taxa MDR e como ela funciona? Continue a leitura para conferir as principais informações sobre o tema!

O que é taxa MDR?

A sigla MDR significa “Merchant Discount Rate”, que pode ser traduzida como “Taxa de Desconto do Comerciante”. Ela é cobrada dos comerciantes no caso dos pagamentos feitos com cartão na maquininha.

Esse custo é direcionado aos agentes que atuam na cadeia de processamento da operação, como as adquirentes e as empresas de cartão. A cobrança é repassada a quem utiliza o equipamento para receber pagamentos, servindo como a remuneração pelo serviço prestado.

Como essa taxa funciona?

Para entender como funciona a taxa MDR, é necessário conhecer as partes envolvidas no fluxo de transação. São elas:

Desse modo, o fluxo de pagamento prevê etapas em que ocorre a comunicação entre os envolvidos, desde a definição do montante da operação até a emissão do comprovante. Tudo isso tende a ocorrer em segundos, como parte de um sistema seguro e eficiente.

A quantia recebida é transferida para a conta da pessoa jurídica já com o desconto da taxa MDR, que pode ser um percentual do valor da transação ou uma taxa fixa. Esse custo é responsável por viabilizar a participação de todos esses agentes nos pagamentos com cartão.

Qual a composição da taxa MDR?

Agora que você já sabe o que é a taxa MDR e como essa cobrança funciona, também vale entender qual é a sua composição. Ela é formada por custos distribuídos entre os agentes da operação, como foi possível acompanhar.

Algumas das tarifas que fazem parte dessa cobrança são:

Nesses custos estão inclusos os tributos diversos, como o Imposto sobre Serviços (ISS). A divisão dos valores ocorre de maneira proporcional à atuação dos participantes da transação.

Ela pode variar conforme a bandeira do cartão, o tipo de estabelecimento comercial e outros fatores. Além disso, os comerciantes têm a chance de negociar suas taxas MDR com os bancos adquirentes.

Vale ter em mente que é possível chegar a um acordo para ter cobranças personalizadas com base nas necessidades e no volume de transações do empreendimento. Portanto, os detalhes exatos da taxa MDR podem variar de uma situação para outra.

Onde consultar essa taxa?

Como você viu, há como negociar a taxa MDR e chegar a condições customizadas. Essa é uma forma de reduzir os impactos do custo extra e evitar repassar uma tarifa muito alta aos clientes — o que tende a ser visto com maus olhos pelos compradores por elevar o preço.

No entanto, para saber como encontrar serviços com taxas mais vantajosas é necessário que a sua cobrança seja transparente por parte das empresas que oferecem o serviço. Nesse sentido, ao realizar o contrato, a pessoa jurídica recebe um Termo de Serviço que detalha os custos.

Ademais, o documento pode ser encontrado nos canais de comunicação da adquirente, como o site da empresa fornecedora do serviço, a qualquer momento que o usuário desejar.

Ao realizar a consulta, é pertinente observar que a taxa costuma variar conforme o tipo de compra — como se é feita com cartão de crédito ou débito, à vista ou parcelado. A bandeira também pode influenciar a tarifa cobrada.

Como a taxa MDR impacta nas vendas?

Após conhecer a taxa MDR, você pode estar se perguntando como ela interfere nas vendas do negócio. Na prática, é preciso considerá-la na hora de analisar as finanças do empreendimento, pois esse custo afeta nos resultados obtidos.

Como visto, em muitos casos, a cobrança é repassada aos clientes, elevando o valor final. A empresa também pode optar por arcar com o custo e reduzir a sua margem de lucro para manter a atratividade nos preços.

Além disso, as taxas MDR podem influenciar a decisão de um comerciante de aceitar ou não cartões como forma de pagamento, principalmente em transações de baixo valor.

É importante saber que, embora esse custo afete a margem de lucro, a aceitação de cartões se relaciona à disponibilidade de diferentes formas de pagamento. Desse modo, a característica pode interferir no volume de vendas.

Para evitar efeitos negativos dessas tarifas, é essencial realizar gestão eficaz das taxas, equilibrando custos e lucros nas operações.

Neste artigo, você aprendeu o que é e quais os impactos da taxa MDR nos empreendimentos. Esse é um custo presente em todos os pagamentos recebidos com o cartão de crédito, mas existem formas de tornar a tarifa mais adequada ao perfil do negócio, reduzindo os seus efeitos sobre os lucros.

Deseja ter acesso a mais dicas e informações sobre finanças e empreendedorismo? Então siga a Equals no Facebook, Instagram e LinkedIn para não perder os próximos conteúdos!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.