Vale a pena considerar a maquininha de cartão com a menor taxa para a empresa?

18 novembro 2022
Optar pela maquininha de cartão com a menor taxa pode ser uma estratégia interessante para aumentar a margem de lucro do negócio. Mas, além de conhecer as taxas cobradas pelas empresas que fornecem o serviço, outros fatores devem ser considerados no momento de tomar a decisão.

No entanto, existem diversas alternativas disponíveis no mercado, o que tende a dificultar a escolha da máquina ideal. Dessa forma, é válido entender como escolher uma opção para atender às necessidades da companhia e oferecer o melhor serviço para o cliente.

Neste artigo, você entenderá se vale a pena optar pela maquininha de cartão com a menor taxa. Continue a leitura e saiba como escolher!

Como funcionam as maquininhas de cartão?

Os cartões de crédito e débito estão cada vez mais acessíveis aos consumidores. Por isso, muitas pessoas optam pelo pagamento com essa modalidade. Dessa forma, a maquininha de cartão deve fazer parte do cotidiano das empresas de médio e grande porte.

Isso é fundamental para diversificar os meios de pagamento oferecidos e atender às expectativas e necessidades dos clientes. Porém, para escolher a maquininha ideal, é importante saber como essa ferramenta funciona.

Esse aparelho permite a leitura das informações contidas nos cartões e a transmissão de dados entre a empresa e o cliente. Embora cada dispositivo tenha o seu próprio manual de instruções, as maquininhas funcionam de uma forma semelhante.

Primeiro, o equipamento faz a leitura das informações contidas na tarja magnética ou no chip do cartão do cliente. Entre os dados, estão:

Em seguida, a máquina se conecta com a operadora do cartão para verificar se o cartão está ativo e se o cliente possui limite ou saldo suficiente para realizar o pagamento. Se tudo estiver certo, a transação é confirmada e o pagamento é realizado. Logo, o processo é bastante simples e rápido.

O que considerar na hora de escolher uma maquininha de cartão?

Além de entender como funciona a maquininha de cartão, é preciso saber o que considerar ao escolher a mais adequada. Em relação ao preço de aquisição, existem alternativas que cobram um pagamento único.

Já outras opções fazem cobranças contínuas de uma espécie de mensalidade. Como essas condições afetam a rentabilidade e lucratividade do negócio, elas são os primeiros fatores a serem considerados na tomada de decisão.

Mas há outros aspectos que podem ajudá-lo a fazer a escolha. Entre eles, estão:

Modelo de conexão

Existem máquinas que funcionam via wi-fi ou Bluetooth. Nesses casos, elas não utilizam fios e oferecem maior mobilidade. Também há a possibilidade de ter mais de um aparelho, o que permite realizar operações em setores diferentes.

Bandeiras aceitas

Para atender a um número maior de consumidores, o ideal é que a maquininha aceite diversas bandeiras de cartão de crédito e débito. Ainda que a maioria dos aparelhos disponíveis no mercado aceite grande parte ou todas as bandeiras, é preciso conferir essa cobertura para não perder vendas.

Desempenho

A experiência do cliente também deve ser considerada no momento de escolher a maquininha. Para tanto, é necessário conhecer o desempenho que o equipamento oferece. Se houver erros e travamentos constantes, a empresa terá problemas.

Portanto, lembre-se de buscar uma alternativa ágil, segura e robusta para atender às demandas do cotidiano. Isso garante mais praticidade para todos os envolvidos nas operações.

Taxas por transação

É comum haver a incidência de uma taxa sobre o valor das vendas feitas na maquininha de cartão. Contudo, a cobrança não é fixa e varia de acordo com cada equipamento e seus planos. Por esse motivo, vale fazer um comparativo antes de decidir.

Não deixe de analisar as taxas cobradas para vendas no crédito à vista, débito e crédito a prazo. Também pode haver diferenças em relação ao prazo de recebimento dos valores. Em geral, ao optar por receber o pagamento mais rapidamente, será preciso pagar uma taxa maior.

Afinal, vale a pena considerar a maquininha de cartão com menor taxa?

Você já sabe que as maquininhas de cartão cobram taxas. Além disso, percebeu que existem diversos critérios que devem ser avaliados para tomar a melhor decisão na contratação. Por esse motivo, não basta considerar os valores cobrados, buscando o mais barato.

É preciso ter uma visão ampla no momento de avaliar as soluções, buscando aquela que oferece o melhor custo-benefício para a empresa. Com tantas opções no mercado, é possível encontrar oportunidades que proporcionem mais vantagens com um valor atrativo.

Quais as vantagens de utilizar uma maquininha de cartão?

Ao pensar nas taxas do cartão, é preciso entendê-las como um investimento. Para ajudar a ter essa visão, confira os benefícios de disponibilizar esse meio de pagamento. Confira!

Aumento das vendas

Ao usar uma maquininha de cartão, a empresa diversifica as opções de pagamento para os consumidores. Dessa maneira, as chances de fechar uma venda aumentam.

Além disso, contar com uma maquininha com baixas taxas é uma forma de aumentar as receitas do negócio, pois a margem de lucro tende a ser maior.

Menos dinheiro físico em caixa

Utilizar uma máquina de cartão também evita que a empresa fique com muito dinheiro em caixa. Isso tende a aumentar a segurança do negócio, que fica menos exposto à ação de criminosos.

Na prática, não ter o dinheiro disponível rapidamente se os pagamentos forem feitos via cartão de crédito poderia ser uma desvantagem. Mas a empresa tem a chance de antecipar esse recebível para acessar o dinheiro e utilizá-lo como precisar.

Diminui o risco de inadimplência

Outra vantagem de utilizar a maquininha de cartão é a transferência do risco de inadimplência. Quando a empresa faz uma venda no cartão de crédito, por exemplo, a responsabilidade pelo pagamento se torna da operadora.

Assim, as chances de inadimplência são reduzidas, garantindo maior segurança com relação ao recebimento do dinheiro.

Maior controle das vendas

Como há mais segurança quanto ao recebimento do pagamento, a empresa consegue manter um melhor controle das vendas. Isso permite fazer um planejamento financeiro mais adequado para as necessidades do negócio, considerando a economia nas taxas.

Diversas opções de máquinas disponíveis

Por fim, mais uma vantagem é que se encontra diversas opções de maquininhas disponíveis no mercado. Ao identificar aquela que oferece o melhor custo-benefício, será possível otimizar a experiência do cliente e aproveitar condições melhores.

Neste artigo, você aprendeu que não basta pesquisar pela maquininha de cartão com a menor taxa. Como esse não deve ser o único critério a ser considerado, é preciso analisar com calma as opções do mercado para optar pela mais adequada para as necessidades do negócio.

Gostou das informações? Então aproveite e entenda como melhorar a segurança das transações financeiras da empresa!

 

 

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.