Quais os desafios da conciliação de cartão de crédito e como lidar com eles?

1 setembro 2022
Alguns processos são fundamentais para manter a saúde financeira de um empreendimento. A conciliação de cartão de crédito é um deles. Afinal, essa é uma parte importante do fluxo de caixa, permitindo a identificação das informações sobre as vendas realizadas por esse meio de pagamento.

Contudo, realizar a conciliação de maneira precisa e periódica nem sempre é fácil, especialmente em empresas maiores. Além dos desafios naturais do processo, é necessário que ele ocorra sem prejudicar as demais atividades da companhia.

Quer aprender como lidar com os desafios da conciliação de cartão de crédito? Então continue a leitura deste artigo e descubra como fazer essa gestão financeira de maneira eficiente.

Boa leitura!

O que é a conciliação de cartão de crédito?

A conciliação de cartão de crédito é parte da conciliação financeira do empreendimento — um procedimento importante para manter a ordem nas finanças do negócio. Ela consiste em checar os diferentes dados financeiros fornecidos pelas operadoras.

O intuito é analisar as informações sobre as compras realizadas em sua empresa para verificar se existem inconsistências entre os dados internos e externos. Para isso, são analisadas questões referentes a valores pagos, prazos e descontos.

Caso existam diferenças nas informações, é necessário entrar em contato com a operadora para verificar o motivo da inconsistência e solicitar a correção. Nas médias e grandes empresas, é essencial a checagem de maneira mais frequente, devido ao maior volume de vendas.

Qual a importância da conciliação de cartão de crédito?

Agora que você sabe o que é a conciliação de cartão de crédito, é preciso entender sua relevância para o empreendimento.

Confira as informações a seguir!

Facilita a organização e desenvolvimento

O cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais utilizados pelos consumidores. Por isso, esse processo de conciliação tem grande relevância e traz diferentes benefícios na organização financeira da companhia.

Uma das principais vantagens é ter uma visão completa de todos os custos cobrados pelas adquirentes. Além disso, o gestor também saberá os valores exatos que serão recebidos, bem como os prazos para o depósito do montante.

Esse controle financeiro permite que a empresa tenha um melhor planejamento orçamentário. Com isso, as condições de implementar estratégias para ampliar o negócio se tornam mais claras, visto que a disponibilidade de recursos pode ser percebida rapidamente.

A conciliação de cartão de crédito também faz com que as empresas adotem um comportamento financeiro responsável, recuperando mais facilmente o dinheiro perdido por falhas nos processos, por exemplo. Dessa forma, ela ajuda a aumentar a margem de lucro do empreendimento.

Evita problemas de gestão financeira

Quando a empresa não possui uma conciliação de cartão bem-estruturada, faltam dados confiáveis para a tomada de decisão e aumentam as chances de erros. Portanto, esse processo serve para evitar problemas e dificuldades na gestão.

Um dos problemas que podem ser evitados são os gastos com cobranças indevidas, por exemplo. Elas podem ocorrer quando as operadoras descontam taxas em duplicidade ou diferentes das acordadas com a empresa.

Quais os desafios da conciliação de cartão de crédito?

Apesar dos benefícios gerados pela conciliação de cartão de crédito, nem sempre é fácil executar o processo de forma adequada e periódica. Por isso, é necessário conhecer os principais desafios presentes na conciliação de cartão de crédito para que eles possam ser solucionados ou evitados na empresa.

Acompanhe!

Monitorar os tipos de venda

Uma das principais dificuldades da conciliação de cartão de crédito está no monitoramento dos diferentes tipos de vendas. Imagine, por exemplo, que em um mesmo dia sejam realizadas diversas vendas no débito, no crédito à vista e no crédito parcelado em diferentes vezes.

Tanto o prazo quanto o valor a ser recebido serão diferentes em cada uma dessas vendas. É essencial que a empresa tenha meios para registrar e monitorar essas movimentações. Caso contrário, isso pode gerar um descontrole sobre o saldo positivo do caixa da companhia.

Rastrear as taxas

Outro desafio em fazer o procedimento de conciliação consiste em rastrear as diferentes taxas de administração dos meios de pagamento que a empresa oferece. Cada transação realizada por cartão pode apresentar uma taxa diferente. Logo, deixar de contabilizá-las prejudicará sua gestão financeira.

Controlar chargebacks

O chargeback é um mecanismo de proteção ao cliente, funcionando como uma espécie de estorno feito pela operadora e coberto por quem fez a venda. Apesar de ser fundamental para garantir a segurança do consumidor, também é possível que ele seja usado como meio para fraudes.

Por isso, os gestores e as equipes devem desenvolver estratégias para evitar que valores sejam estornados em casos de compras concluídas.

Manter a produtividade da equipe

Dependendo de como a conciliação de cartão de crédito é executada na empresa, ela pode tomar muito tempo dos colaboradores. Essa situação tende a prejudicar o andamento de outros processos. Por isso, é preciso otimizar a gestão para evitar a queda da produtividade da equipe.

Como lidar com os esses desafios em médias e grandes empresas?

Até aqui, você entendeu o que é a conciliação de cartão de crédito, sua importância e também seus desafios. Diante disso, cabe o questionamento: como implementar esse processo de forma eficiente nas empresas, conseguindo superar os desafios inerentes a ele?

Para responder a essa pergunta, acompanhe as dicas a seguir:

Registre as vendas diariamente

O primeiro passo para superar os desafios da conciliação é acompanhar as vendas com o cartão de crédito diariamente. Nesse sentido, médias e grandes empresas precisam contar com tecnologia para que esse registro seja feito de forma minuciosa e nenhuma informação relevante seja perdida.

Acompanhe as taxas cobradas

As taxas cobradas pelas operadoras de cartão de crédito influenciam diretamente no valor final dos produtos e no fechamento do caixa. Por isso, é indispensável acompanhar essas taxas periodicamente.

Adotar essa postura é útil tanto para identificar mudanças e adaptar suas estratégias aos valores cobrados quanto para perceber o momento de procurar melhores condições em outros fornecedores.

Utilize um BPO financeiro

Como você pôde ver, a execução da conciliação é um procedimento complexo e que exige conhecimentos específicos. Ademais, em empresas maiores é preciso otimizar o tempo e evitar erros devido à grande quantidade de informações envolvidas no processo.

Por isso, vale a pena recorrer a um BPO (Business Process Outsourcing) financeiro. Ele consiste em terceirizar a gestão dos processos que mais interferem na parte de finanças de uma companhia. A solução pode otimizar as atividades e evitar gargalos no setor.

Fazer a conciliação de cartão de crédito é fundamental para garantir o bom funcionamento de um negócio. Entretanto, realizar esse procedimento pode ser desafiador. Por isso, siga nossas dicas e considere fazer uma parceria com a Equals — uma ferramenta especializada em conciliação financeira!

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