Gestão financeira inteligente: 6 passos imprescindíveis para adotar na empresa

9 março 2023
Nem todas as empresas conseguem crescer da maneira desejada. Isso pode ser resultado da falta de uma gestão financeira inteligente. Essa é uma estratégia voltada a melhorar a administração dos recursos de uma companhia — independentemente do seu tamanho.

Saber o que entra e sai do caixa empresarial e o modo que os recursos estão sendo empregados e investidos são passos fundamentais para o sucesso do negócio. Ao manter um bom controle sobre as finanças da organização, as suas chances de expansão serão maiores.

Quer saber como fazer uma gestão financeira inteligente do empreendimento que você administra? Confira 6 passos imprescindíveis para adotar na empresa!

1. Acompanhe o fluxo de caixa

Uma das principais ferramentas de gestão das finanças empresariais é o acompanhamento do fluxo de caixa. Ele tem a função de registrar todas as movimentações financeiras realizadas na companhia em um determinado período.

Isso permite que você avalie quais são as maiores fontes de renda do negócio e suas principais despesas. Assim, será possível adotar medidas para otimizar as operações que trazem maior retorno, além de permitir identificar gastos desnecessários ou que podem ser reduzidos.

Por exemplo, identificando que um determinado produto tem gerado mais receitas, você poderá buscar formas de expandir a sua visibilidade no mercado. Também há a oportunidade negociar com os fornecedores alguns descontos nos materiais utilizados para a sua produção.

2. Entenda os custos fixos e variáveis

Outro passo importante na gestão financeira inteligente é entender cada custo fixo e variável da companhia. Nesse sentido, é válido guardar todos os documentos e recibos relacionados aos gastos ordinários e extraordinários ocorridos na organização.

Em empresas de maior porte, dificilmente você conseguirá manter um controle físico dessa documentação. Então é pertinente digitalizar os comprovantes de pagamento, notas e duplicatas para melhorar o armazenamento e a durabilidade dos dados.

O uso de ferramentas — como planilhas, softwares e aplicativos — tende a contribuir para que esse controle seja preciso e organizado. Ao saber os seus custos fixos e variáveis, fica mais fácil precisar o que pode ser economizado ou até evitado.

3. Faça uma boa gestão de estoque

Quem já tem maior experiência no mundo empresarial sabe que uma companhia não consegue manter o ritmo de vendas o ano todo. Na realidade, existem períodos em que a demanda por produtos e serviços pode aumentar ou diminuir.

Portanto, é fundamental fazer uma gestão de estoque eficiente. Isso permitirá identificar os produtos e os períodos com mais vendas. Manter uma boa quantidade disponível e repor itens que estão em falta ajuda a aproveitar melhor as ocasiões mais rentáveis para o seu negócio.

Em contrapartida, nos momentos de baixa demanda, a gestão do estoque evitará que uma grande quantidade de produtos fique parada e gere prejuízos — seja pela deterioração ou perecimento dos itens.

3. Crie metas financeiras

Outra maneira de aprimorar as finanças de uma organização é criar metas financeiras reais e atingíveis. Afinal, traçar objetivos é importante para orientar a atuação da companhia e de seus colaboradores.

A falta de metas financeiras impede a empresa de definir prioridades e determinar quais são as atividades que mais impactam nos resultados. Sem ter um norte específico, dificilmente haverá sinergia entre os colaboradores, aumentando as chances de os resultados apresentados serem insatisfatórios.

De todo o modo, não se pode fixar uma meta impossível de ser atingida. O não atingimento do resultado esperado pode gerar frustrações e desmotivar a equipe. Portanto, considere a criação de planos claros, tanto em relação às quantias financeiras buscadas quanto aos prazos.

4. Monte uma reserva de emergência

Não é raro encontrar companhias que, diante de problemas financeiros extraordinários, precisam recorrer a empréstimos bancários. Contudo, esse tipo de crédito costuma conter altos encargos e juros, podendo colocar a empresa em uma situação de superendividamento.

Para evitar esse tipo de ocorrência, é pertinente montar uma reserva de emergência. Isso envolve guardar parte das receitas da companhia em investimentos seguros e com alta liquidez, de modo que os recursos possam ser levantados a qualquer momento para suprir uma necessidade.

Dessa maneira, mesmo que a empresa passe por momentos inesperados como crises setoriais, ações judiciais, baixa demanda, entre outros, ela terá uma reserva financeira para suprir eventuais necessidades.

5. Tenha um bom controle das contas a pagar e receber

Perder o prazo de pagamento de uma obrigação financeira pode ser o suficiente para a sua quantia multiplicar, diante da incidência de juros e multas. Nesse sentido, é essencial ter um bom controle de todas as contas a pagar e a receber da organização.

Tentar alinhar o vencimento de despesas fixas — a exemplo de aluguéis, contas de luz, água, telefonia, entre outros — pode ajudar a evitar atrasos e multas. Também é válido tentar renegociar dívidas e diminuir os juros cobrados em empréstimos e financiamentos.

Por outro lado, identificar os clientes que compraram a prazo e estão inadimplentes pode contribuir positivamente com a saúde do orçamento empresarial. Isso porque será possível fazer cobranças e até conceder descontos para tentar reaver valores considerados perdidos.

6. Mantenha um bom planejamento financeiro

Possuir um bom planejamento financeiro pode ser a chave para a empresa conseguir crescer e se consolidar no mercado. Afinal, para continuar sendo competitiva, ela precisará investir em estrutura, tecnologia, maquinário, mão de obra, estoque, entre outras possibilidades.

No entanto, dificilmente a organização conseguirá manter a sua saúde financeira sem ter um bom planejamento. Desse modo, é preciso entender a situação do negócio, bem como conhecer os seus objetivos e necessidades. Essa é uma maneira de assegurar que os recursos serão alocados de maneira estratégica.

Ao ter esse conhecimento, será mais fácil definir o planejamento e os passos que precisam ser adotados para que a organização atinja as metas traçadas. Por exemplo: reduzir custos, aumentar as vendas, cobrar clientes inadimplentes, investir e assim por diante.

Por fim, será preciso acompanhar se o planejamento está sendo cumprido ou se é preciso fazer alterações nas métricas utilizadas. Não tenha receio de fazer mudanças no trajeto percorrido, caso isso possa contribuir para a conquista dos objetivos desejados.

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu 6 passos de gestão financeira inteligente que podem ajudar na expansão e consolidação de uma empresa no mercado. Quanto mais cedo você colocá-los em prática, mais rápido poderão surgir os resultados esperados.

Gostou deste artigo? Nos siga no Instagram e Facebook para acompanhar novas postagens!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.