Interchange+: por que o mercado está usando essa precificação? Entenda os benefícios!

26 outubro 2023

A questão da precificação está entre os assuntos que mais geram dúvidas em gestores e que demandam tempo no planejamento. Afinal, é preciso pensar no público-alvo, nas margens da operação e em outros aspectos relevantes. Nesse contexto, modelos como o interchange+ ganham destaque.

Já comum em países da Europa e nos Estados Unidos, ele costuma trazer benefícios para a empresa, especialmente por causa da transparência que proporciona. Por isso, vale a pena entender suas características e quais vantagens oferece.

Quer descobrir como o interchange+ funciona e o que ele pode oferecer? Continue a leitura e saiba mais!

Como funcionam as compras feitas com cartão?

As compras realizadas com cartão costumam envolver muitas taxas — e algumas delas podem passar despercebidas na gestão financeira. Essas cobranças são feitas para empresas e comércios que realizam a venda, por parte das redes de cartões e pelas instituições financeiras emissoras deles.

As taxas existem para compensar os custos associados ao processamento das operações, incluindo a infraestrutura de rede, segurança, tecnologia e serviços relacionados. Em geral, sempre que uma transação é processada, é feita a cobrança, geralmente em um percentual do montante negociado.

Ainda, essas tarifas podem variar de acordo com diversos fatores, como o tipo de cartão, tipo de transação, país, entre outros. Por exemplo, as vendas realizadas via crédito costumam ter taxas mais altas do que aquelas baseadas nos cartões de débito.

O que é interchange+?

O interchange+ — também conhecido como interchange plus ou interchange pass-through — é um modelo de precificação de taxas usado no processamento de pagamentos com cartão. Ele é uma alternativa vista como mais transparente e detalhada, em relação às opções tradicionais.

Tradicionalmente, o mercado usa uma precificação em camadas. Nesse caso, todas as taxas são combinadas em uma única visualização, o que dificulta para os comerciantes entenderem quanto estão pagando em cada transação.

Já no método interchange+, as taxas são separadas, o que facilita a comparação entre diferentes adquirentes e escolher a opção mais vantajosa.

Como o interchange+ funciona?

A base do interchange+ é a taxa de interchange, uma cobrança estabelecida pelas redes de cartões. Além dela, o negócio paga um markup ao processador de pagamentos, geralmente expresso como uma porcentagem ou um número fixo adicionado à taxa de interchange.

Logo, o custo total da transação é a soma da taxa de interchange e do markup do processador. O modelo interchange+ faz com que a empresa saiba exatamente quanto está pagando em cada taxa.

Como você viu, a precificação em camadas engloba todas essas tarifas em apenas um número. Apesar de parecer mais prático em um primeiro momento, ele dificulta a análise detalhada dos gastos, prejudicando a gestão financeira eficiente.

Afinal, a empresa não saberá quanto está pagando da taxa de interchange e quanto foi o markup, podendo ter dificuldades para tomar decisões mais estratégicas em relação aos meios de pagamento utilizados.

Por que essa precificação vem ganhando mais espaço no mercado?

Apesar de ainda pouco comum no Brasil, o interchange+ é um modelo que tem obtido destaque. Isso acontece pelos diferentes benefícios que ele proporciona.

Veja quais são as principais vantagens dessa alternativa!

Transparência

Uma das razões para o crescimento do interchange+ é a transparência financeira que ele oferece aos comerciantes e gestores financeiros — como você viu. Com a taxa de interchange separada da margem de lucro do processador, eles podem ver quanto estão pagando a cada parte envolvida.

Isso elimina a incerteza e os custos ocultos frequentemente associados a outros modelos de preços, permitindo um melhor planejamento financeiro e controle de despesas. Ademais, o conhecimento facilita o entendimento sobre os custos da operação, o que pode ser usado de modo estratégico na precificação de produtos ou serviços.

Negociação e planejamento

O interchange+ também viabiliza uma negociação mais personalizada das taxas de processamento. Comerciantes que processam grandes volumes de transações ou operam em setores específicos podem buscar condições mais favoráveis com base em seus padrões de negócios.

Além disso, à medida que as tecnologias de pagamento evoluem — como diante do surgimento de meios móveis, carteiras digitais e outros métodos alternativos —, o modelo se adapta com facilidade.

Então a gestão pode entender melhor os custos associados a cada possibilidade, viabilizando um planejamento mais adequado. A partir disso, é mais fácil identificar se vale a pena implementar as novidades no negócio e determinar a melhor forma de fazer isso.

Aumento da competitividade

A popularidade crescente do interchange+ tende a incentivar a concorrência entre processadores de pagamento. Com mais empresas adotando esse modelo para atrair comerciantes, é possível haver uma maior diversidade de opções e flexibilidade no mercado.

Desse modo, há como comparar ofertas e escolher o processador que oferece as melhores condições para as suas necessidades. O cenário pode ser um catalisador para acelerar o desenvolvimento do mercado, impulsionando cada vez mais o surgimento de novas soluções.

Melhorias para os consumidores

O modelo pode também gerar melhorias de forma indireta para os clientes. Como o interchange+ permite que os comerciantes negociem taxas, isso pode levar a preços mais baixos para os produtos e serviços que aceitam cartão — atraindo consumidores.

Ainda, a transparência nas taxas e a capacidade de personalização podem incentivar mais negócios a aceitar uma variedade maior de cartões. Logo, os clientes terão mais opções e flexibilidade ao escolher como pagar por suas compras, beneficiando a economia.

O interchange+ é a melhor escolha?

Como você viu, a adoção do interchange+ está em crescimento e muitos prestadores de serviços de pagamentos podem oferecê-lo. Contudo, muitas vezes essa modalidade não é amplamente divulgada ou só está disponível para grandes negócios.

Por isso, se você acredita que esse tipo é interessante, pode ser um caminho buscar por ele e perguntar aos parceiros se eles oferecem a alternativa. Porém, vale saber que o interchange plus também tem desvantagens e a obtenção do relatório mais detalhado de custos pode tornar a gestão mais complexa.

Dessa maneira, é oportuno avaliar as condições oferecidas pelos provedores para avaliar se elas são adequadas para a realidade da empresa. Assim, será possível tomar uma decisão mais estratégica.

Como você aprendeu, o interchange+ é um modelo de precificação que gera mais transparência para as companhias e ganhou popularidade nos últimos anos. Sabendo como ele funciona, será mais fácil analisar se vale a pena contar com o método.

Quer aprender mais sobre o assunto? Veja como implementar o pagamento digital na empresa!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.