Cartão platinum: conheça o mercado de platinização das bandeiras

11 setembro 2023

Os cartões de débito e de crédito fazem parte da vida financeira de boa parte das pessoas. Por eles serem tão utilizados, empresas de todos os tipos e tamanhos costumam aceitar essas opções de pagamento. Do contrário, elas podem perder clientes e vendas.

Porém, mais que aceitar essas possibilidades, é importante conhecer as alternativas disponíveis para aproveitá-las da melhor maneira. É nesse contexto que surge o cartão platinum e todo o processo de platinização das bandeiras.

Para saber o que é um cartão platinum, como ele funciona e quais as suas vantagens e desvantagens, basta continuar acompanhando a leitura!

O que é e como funciona um cartão platinum?

Um cartão platinum é um tipo de cartão que oferece benefícios e vantagens adicionais em comparação com os modelos convencionais. Eles são emitidos por instituições financeiras e geralmente destinam-se a clientes com um histórico de crédito sólido e renda mais elevada.

Esses cartões também costumam ter um limite de crédito mais alto do que os modelos básicos e disponibilizam diversas comodidades e facilidades. Na prática, eles funcionam como qualquer outro cartão, permitindo a realização do pagamento de diferentes compras, seja à vista ou de forma parcelada.

A diferença é que essa opção oferece alguns prêmios e recompensas extras ao utilizá-la. É válido saber que o mercado de cartões disponibiliza diferentes categorias para os clientes, sendo que o platinum consiste em uma solução premium e personalizada.

Essa característica também reflete nos requisitos de elegibilidade. Afinal, tende a ser necessário atender a alguns critérios específicos para tê-lo. Pensando em termos de hierarquia, o cartão platinum fica acima do gold e abaixo do black.

Quais as vantagens e desvantagens desse cartão?

Como você viu, o platinum é um modelo de cartão diferenciado. O próximo aspecto para avaliar se relaciona aos pontos positivos e negativos dele. A seguir, veja quais são os benefícios do cartão platinum tanto do ponto de vista de clientes quanto das empresas!

Atendimento exclusivo

Normalmente, quem possui um cartão platinum tem acesso a um serviço de atendimento ao cliente exclusivo, disponível 24 horas. Ademais, há a assistência para viagens, que inclui desde informações até reservas e orientações sobre planejamento.

Seguros e proteções

Além do ponto anterior, muitos cartões platinum oferecem diferentes tipos de seguros. Por exemplo, para viagens, aluguel de carros, proteção de compras, entre outros tipos de coberturas.

Programas de recompensas

Como você viu, um cartão platinum costuma disponibilizar programas de recompensas aos seus clientes. Entre os exemplos, estão aqueles que permitem acumular pontos ou milhas para, posteriormente, trocá-los por viagens, brindes, cartões de presentes e outros prêmios.

Acesso a lounges e salas VIP

Outra vantagem que um cartão platinum tende a oferecer é o acesso a lounges e salas VIP em aeroportos. Assim, os titulares e beneficiários, a depender das regras, podem aguardar voos com mais conforto e relaxar antes de entrar em um avião.

Aceitação internacional

É válido destacar que os cartões platinum tendem a ser aceitos em todo o mundo. Então quem tem o hábito de viajar para o exterior geralmente se beneficia ao utilizar essa opção sem grandes dificuldades — e ainda pode ganhar pontos ou recompensas por isso.

Ofertas e descontos

Mais um benefício de ter um cartão platinum refere-se à possibilidade de receber ofertas exclusivas e ter descontos. Algumas opções incluem ofertas em hotéis, resorts, restaurantes e compras em lojas parceiras.

Limite de crédito mais alto

Por fim, conforme mencionado, um cartão platinum ainda costuma oferecer um limite de crédito mais alto em comparação com os cartões padrão.

Vale ressaltar que as vantagens variam de acordo com cada instituição e bandeira do cartão. Portanto, antes de solicitar um modelo platinum, o cliente precisa analisar cuidadosamente os termos, taxas e benefícios oferecidos.

Além dos aspectos positivos do cartão platinum, convém considerar pontos de atenção e questões específicas sobre essa alternativa. O principal ponto envolve taxas e anuidade.

Embora os benefícios sejam atraentes, os cartões platinum costumam ter taxas de juros iguais às de um modelo convencional, mas com uma anuidade mais elevada — embora existam opções com isenção. Então é preciso ponderar se as vantagens oferecidas de fato compensam.

O que o cartão platinum representa para os negócios?

Além dos pontos que você conferiu, é preciso ponderar que as taxas e anuidades mais altas fazem com que o MDR (Merchant Discount Rate) do cartão platinum seja mais elevado para a empresa. Essa é uma cobrança feita nas transações financeiras feitas via maquininha, por exemplo.

Por outro lado, um cartão platinum pode ser interessante para lojistas, pois titulares desse tipo de produto geralmente têm um limite de crédito maior. Dependendo da jornada de compra, isso pode resultar em gastos mais elevados, em especial se a empresa trabalha com produtos ou serviços cujo preço é mais alto.

Além desse ponto, donos de cartões platinum costumam ser pessoas com maior poder aquisitivo. Desse modo, eles podem estar mais dispostos a gastar em produtos premium e serviços de qualidade, impulsionando as vendas da empresa.

Outro motivo que torna esse modelo de cartão atrativo para os negócios é que ele oferece programas de recompensas com pontos ou milhas, como você viu. Assim, ele tende a incentivar os titulares a fazer compras recorrentes em lojas para acumular benefícios.

Por último, a adoção do cartão platinum por parte do público pode ainda aumentar a fidelidade de clientes e gerar uma maior margem de lucro.

Afinal, vale a pena ter um cartão platinum?

Até aqui, é possível perceber que o cartão platinum tem diversos benefícios e vantagens — tanto para os clientes quanto para as empresas. Contudo, os custos com taxas e anuidade (para pessoas) e do MDR (para empresas) podem ser obstáculos.

Portanto, é necessário considerar essas questões para decidir se ter e aceitar um cartão desse tipo realmente vale a pena. Para as pessoas, o ponto é analisar o orçamento mensal para verificar se os gastos com o cartão fazem sentido.

Já para os negócios, uma solução referente ao MDR é precificar os produtos ou serviços já considerando o valor da taxa. Assim, é possível diminuir o impacto da cobrança, especialmente se o público não for tão sensível aos preços.

O cartão platinum é uma solução que oferece um nível elevado de vantagens e privilégios aos titulares. Com benefícios como assistência de viagem e recompensas exclusivas, ele se destaca como uma escolha atrativa para quem busca conveniência e pode ser vantajoso para os negócios.

Para continuar expandindo seus conhecimentos, confira o que é a conciliação de cartão de crédito e como fazê-la!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.