Acquirer: quais as principais tendências do mercado de adquirentes?

8 setembro 2023

Ainda que este não seja um termo tão comum no dia a dia das empresas, a acquirer é um elemento muito importante para a operacionalização dos negócios. Em tempos em que as vendas com cartão vêm crescendo, a adquirente tem papel fundamental no mercado.

Entre tantas transações realizadas todos os dias no país, surgem desafios e tendências. Alguns deles incluem a regulamentação, a digitalização e os novos mecanismos de segurança que demandam um olhar atento dos gestores.

Pensando nisso, descubra o que é acquirer e veja quais são os principais movimentos esperados para o segmento nos próximos anos!

O que é acquirer?

Uma acquirer ou adquirente é uma empresa responsável por intermediar as operações de pagamento com cartões de crédito e débito entre vendedores e clientes. Sua função é disponibilizar a infraestrutura tecnológica e os meios necessários para que as transações sejam realizadas.

Ao contrário das instituições financeiras que fazem a emissão dos cartões, as acquirers não os oferecem ao público. Em vez disso, elas trabalham em parceria com estabelecimentos comerciais, disponibilizando as famosas maquininhas que permitem a realização dos pagamentos.

Dessa forma, as empresas desempenham um papel crucial nas operações — especialmente no varejo, onde são bastante comuns. Assim, elas são responsáveis por ler os dados do cartão, enviar as informações da transação para a bandeira e obter a autorização do banco emissor.

Como funciona a adquirência?

Agora que o conceito foi esclarecido, é hora de entender como funciona a adquirência. O processo de aprovação de um pagamento com cartão de crédito e débito envolve diversas etapas, mesmo que pareça simples à primeira vista.

Ele começa quando o cliente escolhe o produto ou serviço e se dirige ao caixa para efetuar o pagamento via cartão de crédito ou débito. O atendente disponibiliza a máquina para a leitura dos dados do pagador, como número e senha do documento.

Assim que as informações são lidas, a acquirer envia uma mensagem com as informações da operação para a bandeira do cartão. Esta, por sua vez, faz a comunicação com o banco emissor responsável pela autorização das transações.

O banco emissor do cartão verifica os dados obtidos pela maquininha e transmitidos pela adquirente. Nesse momento, além da senha, o saldo ou o limite de crédito são averiguados. Com base nessas informações, ele autoriza ou nega a compra.

Se a for transação junto ao banco emissor, este repassa o valor à acquirer. Esta empresa, então, retém um percentual da venda a título de taxa de serviço. O saldo restante é enviado ao vendedor.

Vale ressaltar que esse processo, descrito de forma detalhada, ocorre em questão de segundos ou até mesmo frações de segundos. Assim, a ação da adquirente é bastante rápida no mercado.

Quais são os maiores desafios do mercado de adquirentes no Brasil?

Como você pôde conferir, a adquirência é uma atividade relevante para as empresas devido a seu papel nas transações de pagamento. Diante de tantas responsabilidades, surgem alguns desafios.

O primeiro deles é a rápida evolução tecnológica e a segurança necessária nas operações. Com os avanços nos pagamentos por aproximação e online, por exemplo, as adquirentes devem investir em infraestrutura robusta e sistemas preparados para proteger as informações dos clientes.

Outro desafio está relacionado à concorrência acirrada, exigindo diferenciação e propostas de valor únicas. Afinal, já existem soluções diversas para empresas de diversos portes e setores, além de opções desenvolvidas para pessoas físicas, ampliando o acesso à modalidade de recebimento.

Por fim, as acquirers enfrentam questões referentes à regulamentação e conformidade com normas de segurança estabelecidas pelos órgãos reguladores. Isso demanda investimentos em compliance, treinamento e auditorias regulares.

Para superar essas e outras questões desafiadoras, as adquirentes precisam investir em tecnologia, inovação, diferenciação e conformidade. Elas também devem estar atentas às demandas dos clientes para conseguir se destacar em um ambiente altamente competitivo.

Quais são as principais tendências de acquirer?

Depois de analisar o atual cenário, é o momento de pensar no futuro. Então confira tendências de grande relevância para os próximos anos no setor de adquirência!

Digitalização e pagamentos móveis

Uma das movimentações mais fortes no segmento está relacionada à crescente digitalização dos pagamentos. Por exemplo, o número de transações feitas com o método de aproximação de cartão aumentou quase 200% entre 2021 e 2022, segundo levantamento de mercado divulgado em 2023.

Ademais, com o avanço tecnológico e a popularização dos smartphones, os consumidores estão utilizando aplicativos e carteiras digitais com mais frequência para pagamentos. Nesse contexto, as acquirers devem se adaptar, oferecendo soluções de pagamento online e integradas com celulares.

Omnicanalidade e integração de canais

A segunda tendência é a busca por uma experiência de compra integrada e consistente em todos os canais de venda. Nesse sentido, é preciso investir na omnicanalidade. Os consumidores esperam realizar uma aquisição de forma fluida e conveniente, seja em lojas físicas ou online.

As adquirentes, então, estão desenvolvendo soluções que permitem a integração de todos esses canais. Com isso, é possível criar uma experiência omnichannel para os clientes, facilitando a gestão e controle das transações para os lojistas.

Essa necessidade também se relaciona à elevação quanto ao uso da tecnologia pelas empresas. Dessa maneira, mais canais digitais são usados de modo integrado, o que exige que as soluções de pagamento acompanhem esse movimento.

Segurança e combate à fraude

Por fim, a segurança das transações e o combate à fraude estão entre as tendências do setor. Com o aumento das operações digitais, as acquirers precisam apostar em tecnologias como autenticação biométrica e inteligência artificial para detectar e prevenir atividades fraudulentas.

Além disso, as adquirentes devem adotar padrões de segurança mais rigorosos e trabalhar em parceria com as instituições financeiras e de segurança. Desse modo, há como garantir a proteção dos dados e a confiabilidade das transações, protegendo tanto os negócios quanto os consumidores.

Como você acompanhou ao longo deste artigo, as acquirers são empresas que fazem a intermediação das operações de pagamento com cartões de crédito e débito. As tendências e os desafios do setor se relacionam à tecnologia, segurança e atendimento às novas necessidades do público.

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