Como fazer conciliação bancária de carteiras digitais? Descubra!

2 agosto 2022
Com as mudanças no comportamento do consumidor, as carteiras digitais tornaram-se cada vez mais populares. Essa solução permite que as pessoas saiam de casa para fazer compras levando apenas seus celulares, por exemplo. Então é fundamental que as empresas saibam como fazer a conciliação bancária dessas carteiras.

Afinal, o processo pode ajudar a gerenciar as finanças empresariais de forma estruturada e com maior eficiência. Contudo, a conciliação deve ser feita corretamente, evitando falhas e imprecisões que podem prejudicar o planejamento financeiro do negócio.

Pensando nisso, este artigo ajudará você a entender como fazer a conciliação bancária de carteiras digitais na empresa. Continue a leitura e descubra!

O que é conciliação bancária?

Para aprender como fazer a conciliação bancária das carteiras digitais corretamente, é preciso revisitar os conceitos envolvidos nesse processo — que faz parte da rotina do setor financeiro das empresas.

A dinâmica de conciliação envolve comparar os dados registrados internamente com os valores presentes nos extratos do banco. Assim, a gestão financeira empresarial garante que os recebíveis e as contas a pagar estão alinhados com as previsões do orçamento.

Portanto, a etapa é fundamental para manter as finanças da empresa equilibradas e evitar incoerências nas informações. Além disso, a conciliação oferece mais previsibilidade para o setor financeiro e previne infrações fiscais.

Como funciona esse processo?

Em relação ao funcionamento, a conciliação bancária envolve reunir os registros das movimentações financeiras da companhia. Para isso, é possível utilizar o fluxo de caixa com os valores referentes aos recebimentos e pagamentos.

O passo seguinte é reunir os extratos bancários da empresa referentes ao mesmo período das informações coletadas. Dessa forma, esses dados podem ser comparados para entender se os valores são equivalentes ou se há alguma discrepância.

Para garantir resultados melhores, o ideal é fazer esse processo com frequência diária ou semanal — a depender do tamanho da empresa. Isso permite acompanhar todas as entradas e saídas quase em tempo real, ajudando a identificar os erros antes que eles se agravem.

Qual a importância da conciliação bancária para o negócio?

Após saber o que é e como funciona a conciliação bancária, é válido entender por que ela é importante, especialmente para médias e grandes empresas. Um dos principais benefícios da conferência de dados é a possibilidade de fazer a previsão correta do fluxo de caixa.

Como o processo envolve uma análise cuidadosa dos valores recebidos e a receber, ele ajuda a encontrar incompatibilidades — que podem ocorrer em diversos setores da empresa. Desse modo, um processo organizado permite localizar e solucionar as falhas, evitando que elas se acumulem.

Ademais, a gestão pode tomar decisões mais acertadas, pois as escolhas e estratégias serão feitas com base em dados financeiros consistentes.

A conciliação bancária também ajuda a entender melhor as vendas da empresa. Por exemplo, o processo auxilia na identificação dos principais meios de pagamento utilizados e dos custos que eles representam para o negócio.

O que são as carteiras digitais e para que servem?

Outro conceito que tem ganhado relevância no mercado é o de carteira digital. Também conhecida como e-wallet, essa ferramenta de pagamento funciona em aparelhos eletrônicos. Ou seja, é possível realizar pagamentos com dispositivos como smartphones, notebooks e smartwatches.

As carteiras digitais surgiram a partir da utilização cada vez maior de cartões de crédito ou débito como meio de pagamento. Como resultado, muitos consumidores deixaram de utilizar dinheiro em espécie nas transações e passaram a priorizar alternativas mais práticas e seguras.

Já as carteiras digitais são uma nova etapa na evolução das formas de pagamento. Com o auxílio das e-wallets, os consumidores podem utilizar apenas o smartphone ou outro dispositivo para realizar operações financeiras. Para as empresas, as carteiras digitais representam uma forma de atrair clientes e ganhar eficiência nos processos de pagamento.

Como fazer a conciliação bancária de carteiras digitais na empresa?

Como você viu, o foco das carteiras virtuais está na praticidade de realizar e receber pagamentos. Por isso, é comum que consumidores utilizem cada vez mais essa alternativa. Assim, as empresas precisam saber como conciliar as transações realizadas por meio desse método de pagamento.

Afinal, essas informações também são essenciais para ter uma visão completa do seu fluxo de caixa. A partir disso, é possível definir estratégias para manter a saúde financeira empresarial.

Confira como fazer a conciliação bancária das carteiras digitais na empresa:

Verifique os saldos iniciais

O primeiro passo para a conciliação bancária é reunir os arquivos de operações financeiras da empresa para fazer a conferência das informações. Para tanto, é importante ter o hábito de fazer os lançamentos diariamente.

Também é necessário ter atenção às datas dos registros. Esse cuidado é ainda mais relevante no caso de vendas no crédito — o que pode ser feito por meio de uma carteira digital. Nessas vendas, a data documentada deve ser equivalente ao dia em que o dinheiro será recebido.

Se a data inserida for a de quando o cliente fez a compra, os resultados estarão incorretos. Portanto, informar os dias certos é essencial para uma avaliação mais acertada sobre o cenário financeiro do negócio.

Categorize os lançamentos

Para fazer lançamentos organizados e ter uma conciliação bancária de carteiras digitais mais acertada, é interessante categorizar os dados. Essa prática ajuda a ter uma visão mais ampla dos pagamentos realizados.

Nesse momento, é importante ter controle das taxas cobradas pelo serviço de carteira digital, bem como pelas transações efetuadas por esse meio. Além disso, as e-wallets podem ser conciliadas com outros meios de pagamento que a empresa utiliza atualmente.

Compare os dados

Após realizar todas as etapas anteriores, chegará o momento de comparar os dados. Se houver alguma divergência, é preciso analisar qual a origem do problema e buscar formas de corrigi-lo.

É comum que as primeiras conciliações de carteiras digitais resultem em muitas diferenças em relação aos dados obtidos. Contudo, conforme a empresa realiza esse controle com mais frequência, a tendência é que as inconsistências diminuam.

Para facilitar a tarefa, é interessante contar com o auxílio da tecnologia. Um sistema de gestão financeira, por exemplo, pode ser um grande aliado nessa jornada. Com essa ferramenta, a empresa ganha mais agilidade e evita os erros que podem ocorrer durante as análises humanas.

Agora você sabe como fazer conciliação bancária das carteiras digitais e pode colocar o processo em prática na sua companhia. Dessa forma, as informações sobre os pagamentos podem ser analisadas cuidadosamente, mantendo o setor financeiro da empresa muito mais organizado.

Quer preparar o seu negócio para os novos meios de pagamento? Então conheça as soluções que a Equals pode oferecer!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.