O avanço da tecnologia traz novas maneiras de se relacionar com as finanças. O pagamento com QR code é um exemplo de como métodos mais modernos permitem fazer transações financeiras sem depender do dinheiro em espécie.
Nesse contexto, é importante que a empresa ofereça esse meio de pagamento para atender às necessidades de diferentes pessoas. Assim, há como ter mais segurança nas transações e melhorar a satisfação do cliente.
Quer conhecer os 5 motivos para utilizar o pagamento com QR code na empresa? Então continue a leitura!
O pagamento com QR code é uma solução que utiliza códigos bidimensionais para realizar as transações financeiras de forma simples e rápida. Eles são compostos por pixels que armazenam informações, contendo milhares de caracteres alfanuméricos ou numéricos.
O padrão segue a norma internacional ISO 18004:2015, garantindo a eficiência e compatibilidade global. A leitura do QR code pode ser feita por dispositivos como smartphones, utilizando câmeras de alta ou baixa resolução.
Nesse caso, não é necessário ter um equipamento avançado, já que a maioria dos celulares conta com a funcionalidade integrada aos sistemas operacionais. Quando o recurso não está disponível, alguns aplicativos gratuitos permitem fazer a leitura.
Essa tecnologia é reconhecida pela versatilidade, já que os códigos podem ser escaneados em qualquer direção, agilizando o processo. Por esse motivo, o pagamento via QR code se tornou uma alternativa para empresas e clientes no momento da compra.
Agora que você sabe como funciona o pagamento com QR code, é hora de entender os motivos pelos quais o seu uso é tão importante no negócio.
Confira as 5 principais razões, a seguir!
O pagamento por QR code se destaca pela simplicidade para quem paga e para quem recebe. Como visto, para o cliente, basta usar a câmera de um smartphone para escanear o código e concluir a transação em poucos segundos.
Do lado do empresário, criar um QR code com os dados da cobrança também é descomplicado. Ferramentas como o Pix Cobrança possibilitam gerar o código em aplicativos bancários, sem custos.
Essa praticidade contribui para reduzir o tempo gasto em tarefas administrativas e melhorar o fluxo de caixa, já que o pagamento é compensado em tempo real. O processo é diferente do boleto, por exemplo, que pode levar dias até a conclusão da operação.
Outro motivo para usar o QR code é a segurança no método de pagamento. Todas as informações são protegidas por criptografia, impedindo o acesso não autorizado e reduzindo os riscos de fraude. Além disso, os dados do cliente não ficam armazenados no dispositivo utilizado.
Esses fatores aumentam a proteção contra possíveis ataques cibernéticos. Outro ponto relevante é que não é necessário inserir senhas ou compartilhar informações pessoais durante o processo. A característica torna o método ainda mais seguro. Assim, empresas e consumidores têm mais confiança ao usar o QR code em suas rotinas.
Você viu que é possível integrar o Pix ao QR code — uma estratégia que alia praticidade e segurança. Com a funcionalidade, basta vincular uma chave ao código gerado para os clientes realizarem os pagamentos.
Por exemplo, os bancos digitais oferecem suporte para essa associação, facilitando e agilizando a configuração. Uma vez que ela seja feita, o pagamento é processado em poucos segundos e o montante é creditado na conta da empresa.
Com o distanciamento social causado pela pandemia da covid-19, a adoção do pagamento com QR code se tornou uma opção comum. O formato permite realizar transações mais higiênicas, minimizando os riscos de contaminação.
Ademais, com a introdução do Pix, o QR code ganhou ainda mais força como alternativa para cobranças rápidas e sem toque. Os clientes podem realizar pagamentos instantâneos usando apenas o smartphone, como você viu.
Além de atender às demandas por saúde e segurança, a solução simplifica as operações comerciais, proporcionando maior comodidade em diferentes cenários de compra.
O pagamento por QR code também é uma opção financeira mais acessível para as empresas. O motivo é que o método reduz os custos operacionais, já que as taxas cobradas por transação costumam ser inferiores às de outros meios, como cartões de crédito e débito.
Ainda, oferecer o QR code como forma de pagamento contribui para tornar a empresa mais atrativa para os clientes. Com menos custos envolvidos, é possível repassar parte desses benefícios ao consumidor — seja por meio de preços mais competitivos ou maior flexibilidade de pagamento.
Proporcionar esse tipo de diferencial tende a ampliar o alcance do negócio, viabilizando conquistar um público mais diversificado e fidelizado.
Após conhecer os motivos para usar o QR code como pagamento, você pode ficar em dúvida sobre como implementar a alternativa na empresa. A primeira etapa é disponibilizar o código para os clientes escanearem.
Uma opção é fazer o processo por meio de códigos impressos ou digitais. No primeiro caso, eles devem ser colocados em materiais como banners ou adesivos. Assim, o cliente insere manualmente o valor da compra após escanear o QR code.
Já os códigos digitais, exibidos em dispositivos como maquininhas, computadores ou smartphones, trazem configurada a quantia da transação, agilizando o processo e reduzindo erros. Implementar a funcionalidade demanda ter uma conta digital ou uma solução de pagamento integrada.
Após configurar o sistema, basta informar aos clientes sobre a novidade, destacando a opção no ponto de venda e durante o atendimento.
Por fim, vale saber como evitar fraudes ao adotar o pagamento com QR code na empresa. Nesse caso, use plataformas confiáveis, que ofereçam sistemas antifraude e certificações de segurança. Outra recomendação é instruir os consumidores a verificarem se o código está legível.
Ainda, confira se o endereço exibido pertence ao site oficial da companhia. Com essas práticas, é possível aumentar a confiança no método e reduzir os riscos.
Neste conteúdo, você conheceu 5 motivos para utilizar o pagamento com QR code no negócio. Considere oferecer a alternativa para ampliar as possibilidades para os clientes e ter maior segurança nas transações financeiras.
Gostou do post e quer complementar a sua leitura? Então saiba como fazer o gerenciamento de múltiplos meios de pagamento no seu negócio!