Controlar e acompanhar finanças é primordial para o desenvolvimento de uma empresa. A partir de uma gestão orçamentária eficiente, os administradores garantem benefícios e previsões para períodos determinados.
Portanto, utilizar informações orçamentárias como instrumento de administração para recursos e metas é muito relevante. Entender sua importância e como estruturá-la permite elaborar estratégias mais acertadas.
Quer entender por que todo negócio deve ter uma gestão orçamentária eficiente? Então prossiga com a leitura para saber mais sobre seus impactos!
O que é a gestão orçamentária?
A gestão orçamentária representa um planejamento financeiro estratégico criado para determinado período. Portanto, ela é elaborada tendo como base receitas e despesas de uma empresa registradas dentro daquele intervalo de tempo.
Dessa forma, a ferramenta possibilita fazer estimativas dos gastos, identificar recursos disponíveis e prever ganhos. Isso significa que ela facilita a criação de metas financeiras e planos de ação, além de ajudar a avaliar o desempenho da companhia e aprimorar as tomadas de decisão.
Afinal, por que uma boa gestão orçamentária é essencial em uma empresa?
Como você viu, a gestão orçamentária permite diversas deliberações e movimentações estratégicas em uma companhia. Contudo, muitos gestores deixam de dar a devida atenção à ferramenta. Portanto, vale a pena entender qual é sua relevância no contexto organizacional e os impactos que ela pode gerar.
Acompanhe, a seguir, as principais razões pelas quais a ferramenta é significativa!
Rotina e planejamento financeiro
A gestão orçamentária tem como objetivo principal a realização de um planejamento financeiro. Para tanto, o processo envolve o estabelecimento de metas de curto, médio e longo prazo, criadas com base em uma série de indicadores para prever entradas e saídas.
Assim, a partir de um orçamento bem construído, os responsáveis pela empresa podem planejar as finanças com antecedência. Com a possibilidade, o controle sobre esses recursos financeiros é maior — facilitando ajustes e evitando dificuldades com imprevistos.
Determinação de orçamentos e investimentos
Com uma gestão financeira organizada, o planejamento serve como guia para a administração corporativa. A medida também orienta o uso dos recursos de forma tática para elaborar orçamentos detalhados e fazer a alocação de capital em áreas específicas.
Dessa forma, a ferramenta de gestão engloba a determinação e estimativa de despesas operacionais, compras de equipamentos, gastos com os funcionários, entre outros custos. Portanto, ela é fundamental para organizar as possibilidades de investimentos disponíveis e adequadas ao orçamento empresarial.
Planejamento do fluxo de caixa
Assim como estipular orçamentos, uma gestão orçamentária eficiente permite fazer o planejamento do fluxo de caixa. Com essa função, existe a facilidade em prever momentos de escassez e sazonalidades comuns ao ramo em que a empresa atua.
Logo, a gestão impacta na manutenção da saúde financeira, compreendendo medidas que garantem recursos para aproveitar oportunidades de crescimento. Além disso, épocas em que o capital de giro for reduzido não representarão um risco corporativo.
Compreensão e mitigação de riscos
Já que a gestão orçamentária oferece formas de organizar os gastos e as entradas a partir de dados da empresa, ela também permite a identificação de riscos. Então possíveis gargalos e imprevistos podem ser solucionados com estratégias planejadas.
Monitoramento de indicadores e estratégias
Além de estar ligada com o uso dos recursos, a gestão orçamentária se relaciona a aspectos de controle e monitoramento das atividades de uma companhia. Ou seja, a partir das informações necessárias, os administradores podem prever os resultados reais das estratégias implementadas.
Para esse acompanhamento, é possível contar com indicadores de desenvolvimento como margem de lucro, fluxo de caixa e rentabilidade, entre outros. Assim, a gestão orçamentária eficiente facilita o acesso ao que precisa ser corrigido para a empresa se manter competitiva e conquistar seus objetivos financeiros.
Tomada de decisões estratégicas
A partir dos procedimentos anteriores, como monitoramento e organização do caixa, a gestão orçamentária participa da estruturação de decisões relevantes para a companhia. A prática é possibilitada pelos históricos registrados e pela percepção de como os recursos devem ser utilizados.
Com metas e objetivos financeiros estabelecidos pela gestão, as decisões são tomadas sobre bases mais estruturadas. Assim, investimentos para o crescimento estratégico podem ser estipulados e decididos, além de ajustados para a realidade da empresa.
Como estruturar uma gestão orçamentária eficaz?
Agora que você sabe mais sobre a importância da gestão orçamentária eficiente em um negócio, vale a pena entender como fazer o processo.
Acompanhe as etapas, a seguir!
Entender o fluxo financeiro
A primeira etapa para realizar a gestão orçamentária é compreender como as movimentações financeiras acontecem dentro da empresa. Portanto, observe o histórico de desempenho, seus principais canais de venda e como os registros monetários são realizados.
Definir objetivos financeiros
Após entender o fluxo das entradas e saídas, estabeleça objetivos financeiros. Entre eles, estão metas de vendas, de receita e de lucros, diminuir as despesas, entre outros fatores significativos para o crescimento da companhia.
Estruturar um plano orçamentário
Com a movimentação financeira real e esperada definidas, o passo seguinte é elaborar o plano orçamentário. A etapa é uma das principais quando se trata de gestão financeira, já que envolve as informações de recursos na totalidade. O plano pode ser dividido em categorias — como receitas, despesas, custos e investimentos.
Acompanhar o desempenho regularmente
Para identificar o comportamento financeiro e a adequação do plano orçamentário para a gestão, os responsáveis devem monitorar indicadores de desempenho regularmente. O acompanhamento pode ser feito em um período específico ou segundo a necessidade da organização.
Contar com uma plataforma de gestão financeira inteligente
Para ampliar os resultados e conquistar os benefícios da gestão financeira eficiente, há como ter à disposição uma ferramenta inteligente na área, como a Equals. A plataforma oferece serviços de conciliação financeira seguros e transparentes que integram dados de múltiplos meios de pagamento.
Outras facilidades proporcionadas pela ferramenta são:
Como você pôde ver, a gestão orçamentária eficiente se relaciona com aspectos de organização e previsão das finanças de uma empresa. Portanto, estruturá-la da forma correta e contar com as vantagens de uma plataforma eficiente facilita o planejamento financeiro do negócio.
Ficou interessado em ampliar as possibilidades de crescimento da empresa? Então faça uma cotação com a plataforma Equals!