Para se destacarem no mercado em que atuam, as empresas precisam buscar maneiras de se diferenciar da concorrência. Uma das formas de alcançar esse objetivo é aumentar o valor agregado de seus produtos.
Ao oferecer mais do que os consumidores esperam, é possível surpreendê-los positivamente e melhorar o seu nível de satisfação. Assim, a companhia tem a possibilidade de fechar mais negócios, fidelizar clientes e receber indicações.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando a leitura e confira 7 dicas para aumentar o valor agregado do seu produto!
Valor agregado é o diferencial que uma empresa oferece ao vender seus produtos ou serviços. Ele pode estar relacionado a aspectos como qualidade, funcionalidade, atendimento, experiência ou status.
Ações como oferecer uma embalagem exclusiva, dar brindes ou enviar uma mensagem especial junto ao produto são formas de agregar valor aos consumidores. Embora simples, muitas vezes, os gestos têm o poder de encantar e fidelizar clientes.
Uma companhia que sabe agregar valor aos seus produtos tende a sair na frente da concorrência — o que significa mais oportunidades de vendas e faturamento. Portanto, se você é responsável por um negócio, considere investir nessa questão.
Após conhecer o significado de valor agregado, vale a pena entender a sua ligação com a satisfação do cliente. Ao vender um produto ou um serviço, quando a empresa entrega mais do que o consumidor espera, ela costuma impressioná-lo.
A atitude não só melhora a sua percepção de valor, como ajuda a aumentar a lealdade do público e a probabilidade de obter recomendações. Um cliente que se sente satisfeito ao comprar de uma empresa tem mais chances de se tornar um defensor da marca.
Desse modo, quanto mais consumidores perceberem valor agregado nos produtos de uma companhia, melhor. Afinal, o cenário tende a gerar um ciclo positivo para a empresa, trazendo mais clientes e negócios.
Agora que você entendeu o que é valor agregado e qual é a sua relação com a satisfação do cliente, veja 7 dicas para fortalecer esse aspecto do seu produto!
A primeira dica para aumentar o valor agregado de produtos é acompanhar as tendências de mercado, permitindo adaptá-los a esses movimentos. Ao entender o que está em alta, há como alinhar as ofertas às expectativas dos consumidores.
Cabe ressaltar que muitos mercados são dinâmicos, apresentando mudanças e novidades frequentes. Por esse motivo, gestores, coordenadores e diretores precisam estar atentos à dinâmica para manter a empresa atrativa e competitiva.
Outra medida relevante é conhecer bem o perfil dos consumidores. A prática inclui compreender seus desejos, dores, necessidades e hábitos. Assim, a empresa consegue personalizar suas soluções conforme as preferências do público-alvo.
O conhecimento aprofundado do público da marca possibilita ter uma visão mais clara sobre o que os clientes valorizam e esperam de um produto. Como consequência, a empresa tem a oportunidade de trabalhar nas suas soluções considerando esses aspectos.
Como você viu, o valor agregado está ligado a ir além do básico, entregando mais do que os consumidores esperam. Uma das principais formas de fazer isso é investir em inovação.
Muitas empresas trabalham com os mesmos produtos ou serviços. Logo, ao oferecer vantagens inéditas, é possível se diferenciar dos concorrentes e agregar mais valor ao que o negócio oferece, fazendo com que os clientes optem pela empresa em que você atua em vez de outras.
Agregar valor não envolve apenas pensar no produto ou serviço, mas também na experiência oferecida aos consumidores. Por essa razão, mais um ponto a considerar é o fornecimento de treinamentos aos funcionários.
Ter colaboradores qualificados, treinados e preparados contribui para melhorar o atendimento e a experiência do cliente. Esses são aspectos valiosos tanto para os consumidores quanto para os resultados da empresa.
Também é interessante disponibilizar diferentes canais de atendimento aos clientes, como chat, telefone, e-mail, WhatsApp e redes sociais. A medida facilita a comunicação entre os consumidores e a companhia, tornando a experiência deles mais fluida e satisfatória.
Além disso, independentemente do canal de contato, o atendimento deve ser sempre ágil, claro, respeitoso e empático. Uma experiência positiva nesse sentido costuma ser relevante para os consumidores e a imagem da empresa.
Mais uma forma de aumentar o valor agregado de produtos é solicitar feedback aos clientes sobre o que eles acharam das mercadorias. O retorno dos consumidores a respeito dos produtos adquiridos é útil como base para a implementação de ajustes e melhorias.
Uma possibilidade é utilizar ferramentas como pesquisas de satisfação para esse objetivo. Mostre que a empresa se importa com a opinião do público e que a utiliza para melhorar os produtos e serviços oferecidos.
Por fim, proporcione uma experiência de pagamento confiável e simplificada ao consumidor. Afinal, ela faz parte do processo de compra dos consumidores e, caso eles enfrentem dificuldades ou problemas na tarefa, a empresa corre o risco de perdê-los.
Nesse contexto, considere ter suporte da Equals — uma plataforma de gestão financeira inteligente e integrada aos principais meios de pagamento oferecidos no mercado. Com nossa ferramenta, a empresa consegue ter mais segurança e controle sobre as operações financeiras.
A plataforma oferece conciliação financeira eficiente, gerenciamento de fluxo de caixa, auditoria de taxas e terminais e mais. Assim, todas as informações ficam organizadas e centralizadas em uma única ferramenta.
Como visto, o valor agregado é um aspecto relevante para o sucesso de todo produto ou serviço. Portanto, procure implementar as 7 dicas apresentadas para melhorar a satisfação e a experiência dos consumidores e, consequentemente, impulsionar os resultados da empresa em que você atua.
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