Entenda a importância da cultura organizacional na integração de uma empresa

30 maio 2023

Independentemente do nicho do mercado de um negócio, a cultura organizacional tem ganhado especial relevância nos últimos anos. Em especial, ela chama a atenção pelos impactos que sua falta pode causar na gestão empresarial.

Afinal, o conjunto de valores e costumes de uma companhia pode ditar a atuação de diferentes áreas do negócio. Além disso, ele influencia até na integração de equipes e nas relações e dinâmicas dos departamentos.

Quer conhecer mais sobre o desenvolvimento de uma cultura organizacional e como ela é importante na integração do negócio? Continue a leitura!

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional ou cultura empresarial é uma ferramenta que permeia todos os aspectos de uma companhia. Essa estratégia é baseada nos valores éticos e morais que compõem o propósito da corporação.

Para entender melhor, pense nos diferentes grupos de pessoas que existem. Cada comunidade possui um conjunto de valores, crenças, costumes e atividades a serem exercidas, construindo o clima geral. Em uma empresa isso também acontece.

Entre os exemplos de cultura organizacional está a maneira como a comunicação interna é realizada — de forma mais formal ou dinâmica. Além disso, a cultura se mostra útil para uma boa integração de funcionários e equipes, com maior incentivo de projetos em grupo, por exemplo.

Qual é a importância da cultura para a integração organizacional?

Após entender o que é a cultura organizacional, vale a pena conhecer a relevância dela para o negócio. Na prática, o recurso permite que a empresa integre seus funcionários com mais facilidade. Veja como!

Facilita a integração de novos funcionários

Com uma cultura organizacional bem definida, um novo funcionário pode se adaptar com mais facilidade, a partir da observação de colegas e falas de lideranças que reforçam essa abordagem.

Desse modo, é provável que o novo contratado também se sinta à vontade para tirar dúvidas ou pedir ajuda, já que essa postura fará parte da cultura e se refletirá nas ações do restante do time. Logo, a integração do colaborador tende a ser mais simples.

Favorece a visualização do propósito

Utilizando ferramentas da cultura empresarial, é possível que os departamentos entendam não só sobre a atividade que desempenham, mas que tenham uma visão geral do produto ou serviço. Assim, todos conseguem compreender seus papéis e propósito da corporação, o que auxilia a garantir mais integração.

Abre espaço para a colaboração

Independente do grau de formalidade pregado pela cultura da empresa, é essencial que seus membros possam contar uns com os outros. Nesse contexto, com uma cultura organizacional bem aplicada, pedidos de ajuda e colaboração entre departamentos e funcionários são mais frequentes.

Isso abre caminho até para aumentar a produtividade de toda a equipe. Com uma boa integração, é possível implementar outras estratégias interessantes, como a análise SWOT, visando otimizar os resultados do negócio.

Quais problemas a falta de cultura organizacional pode causar?

Agora que você já compreendeu a importância da cultura empresarial, é preciso observar como a ausência dela ou uma implementação mal desenvolvida pela gestão impactam o desempenho do negócio. Confira quais problemas podem surgir!

Cometimento de erros devido à falta de planejamento

Algumas dinâmicas empresariais necessitam de um planejamento ainda maior que outras, como a cultura organizacional. Uma cultura pouco pensada é mal aplicada, já não tem um plano bem estruturado para sua implementação.

Sem um plano de implementação da cultura, é menos provável que essas ideias permeiem a empresa e construam ideais sólidos. Logo, a corporação não propaga seu propósito e ações perdem sentido, além de dar abertura para problemas de integração entre equipes.

Falta de uma comunicação transparente

A inexistência de uma cultura bem implementada também pode levar uma empresa a ter uma comunicação pouco transparente. Isso significa que brechas de compreensão são mais recorrentes em ambientes sem definições claras sobre a linguagem entre seus membros, por exemplo.

Dessa forma, não ter uma cultura que incentive a comunicação clara pode levar a desentendimentos entre a equipe e entre diferentes setores. Isso diminui a integração e prejudica a produtividade, além de ter chances de desencadear outros problemas.

Falta de alinhamento entre lideranças e a cultura empresarial

Principalmente médias e grandes corporações precisam contar com lideranças que sigam e inspirem outros colaboradores a seguirem os valores da empresa. Afinal, essa é forma de enraizar a cultura organizacional.

Por outro lado, sem essa ferramenta, a falta de alinhamento entre as lideranças e a cultura visada pode gerar falhas de compreensão. Essas lacunas frequentemente levam a problemas de comunicação e até desalinhamento quanto ao comportamento esperado de seus colaboradores.

Como definir a cultura organizacional de uma empresa?

Até aqui, você viu qual é a importância da cultura em uma companhia e quais problemas existem ao não ter essa questão bem estabelecida. Agora, vale a pena entender como determinar a cultura da empresa.

Confira o que fazer!

Trace os valores, propósitos e costumes

O primeiro passo para definir uma cultura organizacional é traçar as perguntas mais essenciais sobre o empreendimento. Por exemplo: quais são os valores, propósitos e costumes da empresa. As respostas são fundamentais para a estabelecer e desenvolver uma cultura bem estruturada.

Compreenda as regras de conduta explícitas

Estabelecer a cultura de um negócio também envolve traçar as regras de conduta desejadas. No caso de normas explícitas, é interessante que elas sejam apresentadas a partir de palestras, apresentações e treinamentos.

No caso de regras de conduta não verbalizadas — ou seja, aquelas que já se espera que sejam cumpridas sem apresentação clara —, vale criar documentos com elas. Afinal, o melhor é ter um alinhamento claro e objetivo, sem margem para dúvidas.

Elabore um plano de implementação

A cultura da empresa só será propagada com um bom plano, seja pela orientação de lideranças, aplicação de projetos em grupo e outras ferramentas. Logo, é essencial pensar em sua implementação para que essas ideias sejam passadas de forma natural pelo time.

Com uma cultura organizacional bem aplicada e, por consequência, uma equipe integrada, o cenário se torna propício para a empresa ter uma gestão mais inteligente. Eventualmente, isso se reflete em bons resultados sobre a performance do empreendimento.

Neste artigo, você entendeu o que é cultura organizacional e como essa estratégia pode ajudar o negócio. Agora, é possível defini-la e desenvolvê-la de forma eficiente, criando um ambiente integrado e que seja condizente com os objetivos principais da companhia.

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