Fechamento contábil: aprenda o que é e como cumprir essa obrigação

17 janeiro 2023
A contabilidade da empresa é uma área essencial do negócio, sendo responsável pelo monitoramento, registro e classificação de movimentações financeiras. Uma das principais ferramentas disponíveis para esse setor é o fechamento contábil.

Ele é especialmente relevante porque realizá-lo é uma obrigação de todo negócio, além de trazer benefícios para a gestão empresarial. Por isso, vale a pena entender como a ferramenta funciona e quais passos cumprir para implementar essa rotina.

Quer saber mais sobre o fechamento contábil e como utilizá-lo? Continue a leitura e descubra quais são os pontos essenciais sobre ele!

O que é fechamento contábil?

O fechamento contábil é uma etapa relevante para a situação financeira, fiscal e contábil de uma empresa. Ele consiste em uma avaliação de todas as movimentações realizadas pela empresa em determinado período de avaliação.

Além de registrar e avaliar as informações, o fechamento contábil prevê a elaboração de um relatório com foco na consolidação de dados.

Em relação à periodicidade, é possível fazer um fechamento contábil mensal, trimestral, semestral ou anual, por exemplo. A frequência de elaboração desse documento, em geral, varia com o volume de operações realizadas pela empresa e com as necessidades de acompanhamento dos dados.

Como funciona o fechamento contábil de uma empresa?

Agora que você sabe o que é o fechamento contábil, é hora de compreender como ele funciona. O processo começa com o levantamento dos dados que serão utilizados, como as informações referentes às movimentações ocorridas.

A partir disso, é possível entender quais foram as entradas e saídas financeiras, incluindo o cumprimento de obrigações fiscais e tributárias. Nesse caso, as empresas podem utilizar ferramentas específicas para realizar o procedimento.

Por meio de uma plataforma ou software, por exemplo, torna-se mais fácil registrar, conferir e acompanhar as informações financeiras, contábeis e fiscais.

Ainda, é interessante saber que o fechamento contábil está relacionado a demonstrações financeiras e obrigações acessórias às quais as empresas estão submetidas.

A partir dele, a empresa consegue desenvolver documentos como:

Logo, o funcionamento do fechamento contábil não envolve apenas a elaboração do relatório consolidado. Em vez disso, existem outras etapas que devem ser consideradas para que ocorra o cumprimento das obrigações.

Além disso, o fechamento contábil pode levar à necessidade de utilizar ferramentas específicas dos órgãos de fiscalização. A escrituração contábil, por exemplo, é feita por meio do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), da Receita Federal.

Qual a importância de realizar esse processo?

Tão necessário quanto entender o funcionamento do fechamento contábil é compreender o que o torna relevante. Como você viu, ele é uma obrigação contábil das empresas e serve para fornecer informações para demonstrações contábeis e outras ferramentas.

Além desses aspectos, existem outros elementos que ajudam a justificar a importância de elaborar esse fechamento.

Confira quais são eles!

Reconhecimento da situação financeira e contábil da empresa

Com o fechamento contábil, é possível ter uma visão ampla e confiável sobre as questões financeiras e contábeis da empresa. Assim, há como identificar quais foram as principais movimentações, podendo classificá-las e compreender quais impactos elas podem causar.

Em geral, isso é necessário para apoiar a avaliação sobre a saúde financeira da companhia. Com a medida, será mais fácil entender o que tem funcionado melhor na estratégia e quais são os resultados obtidos.

Identificação de problemas ou ameaças financeiras

O fechamento contábil também apoia a saúde financeira do negócio porque simplifica a identificação de eventuais ameaças ou dificuldades. Como todos os dados são consolidados, é mais fácil verificar se a empresa está sofrendo com muitos chargebacks em suas vendas, por exemplo.

Além disso, é mais simples reconhecer a presença de gargalos financeiros ou outras dificuldades com a parte contábil. A partir dessa identificação, a gestão terá condições de agir para evitar a consolidação das ameaças ou para mitigar os riscos.

Como consequência, o fechamento contábil ajuda o negócio a se manter regular quanto às suas obrigações e pode torná-lo mais resiliente na gestão de recursos.

Obtenção de dados para apoiar a tomada de decisões

O fechamento contábil pode ter, ainda, um caráter de apoio gerencial. Por meio do relatório criado nesse processo, a equipe da empresa abastece a gestão financeira com dados relevantes — desde o histórico de movimentações até as projeções em diferentes cenários.

Com isso, a gestão financeira passa a estar embasada e se torna mais estratégica. Ao final, isso pode ajudar o negócio a se consolidar e alcançar objetivos, principalmente devido ao melhor gerenciamento sobre as finanças.

Como realizar o fechamento contábil em um negócio?

Como você viu, o fechamento contábil é indispensável para o funcionamento da empresa — tanto para cumprir as obrigações contábeis quanto para apoiar a gestão. Por isso, os gestores devem saber como realizar esse processo de modo eficiente.

O primeiro passo para isso é definir o período de análise das informações. Como você viu, o fechamento anual é obrigatório, mas a empresa não precisa se limitar a esse prazo. Também há a possibilidade de realizar prévias mensais, por exemplo.

Em seguida, é necessário captar informações referentes às movimentações, como contas a pagar e a receber. Nesse sentido, devem ser considerados tanto os recebimentos oriundos das vendas quanto os gastos com despesas fixas e variáveis, incluindo impostos e outras obrigações.

Para elaborar o fechamento contábil, também é essencial que as informações sejam precisas e confiáveis. Logo, o ideal é utilizar ferramentas estratégicas que ajudem na conferência de dados.

Uma das possibilidades é contar com a Equals. Com a nossa ferramenta, seu negócio pode realizar a conciliação financeira de modo facilitado. Além disso, há como fazer auditoria de taxas e condições e gerenciamento de fluxo de caixa, com integração a diversas ferramentas.

Então a gestão consegue confirmar que todas as movimentações registradas correspondem à realidade no período avaliado. A partir disso, deve-se elaborar o relatório de consolidação, além de outros documentos como demonstrativos e balancetes.

Neste artigo, você descobriu o que é o fechamento contábil e por que ele é importante para a empresa. Com essas dicas, será possível elaborar o relatório completo e contar com essa ferramenta de gestão, de modo a aproveitar os benefícios que ela pode oferecer.

Quer ter ajuda da tecnologia para realizar esse e outros processos? Conheça a plataforma da Equals!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.