Balancete de verificação: conheça a importância desse relatório para a gestão financeira empresarial!

30 janeiro 2024

Manter o controle sobre as receitas, despesas e lucros de uma empresa é uma medida essencial para garantir uma gestão financeira inteligente, estratégica e eficaz. Nesse contexto, o balancete de verificação é um demonstrativo de grande valor.

Isso porque ele possibilita o registro, a organização e a visualização dessas informações de forma simples e prática. Assim, coordenadores e gerentes financeiros podem fazer diferentes análises, de modo a tomar melhores decisões pensando na sustentabilidade e no sucesso do negócio.

Portanto, se você quer saber mais sobre esse demonstrativo, como criá-lo e utilizá-lo na prática, confira este artigo sobre o balancete de verificação!

O que é balancete de verificação e para que ele serve?

O balancete de verificação é um documento contábil que apresenta um resumo das movimentações de contas de uma empresa em um determinado período — geralmente mensal. Essa costuma ser a periodicidade padrão, pois ela permite que gestores se mantenham atualizados sobre a saúde financeira da organização.

No balancete, são listadas todas as contas da empresa, separando-as em débitos e créditos, e são apresentados os saldos de cada uma. Então esse relatório financeiro serve como um instrumento de controle interno e de verificação da exatidão dos registros contábeis.

Por meio do balancete de verificação, é possível conferir se os lançamentos contábeis foram feitos corretamente ou se houve erros ou omissões. Ainda, ele permite averiguar se os saldos das contas estão em conformidade com as transações realizadas.

Além desses pontos, é válido ressaltar que o balancete pode ser utilizado como base para a elaboração de outros relatórios contábeis mais complexos. É o caso, por exemplo, do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício (DRE).

Qual é a importância desse relatório para a gestão financeira empresarial?

Entendido o que é o balancete de verificação, saiba que o documento é relevante para a gestão financeira empresarial por diversos motivos.

Conheça os principais!

Controle e precisão

Em primeiro lugar, o balancete de verificação permite apurar a exatidão dos registros financeiros. Ele ajuda a identificar erros, omissões ou inconsistências nos lançamentos contábeis. O registro também mantém a precisão e a integridade das informações referentes às contas empresariais.

Tomadas de decisões

O balancete é um documento de grande valor porque fornece uma visão geral das movimentações financeiras da organização, facilitando a análise de dados. Assim, é possível tomar decisões mais embasadas e estratégicas em relação a investimentos, redução de custos e expansão.

Identificação de tendências e padrões

Além dos pontos anteriores, o balancete de verificação permite identificar tendências financeiras ao longo do tempo, comparando saldos de contas em diferentes períodos. Com isso, é possível detectar padrões, problemas recorrentes, oportunidades de melhoria e mais.

Análise e interpretação dos dados

Por fim, vale ressaltar que, ao organizar os saldos das contas empresariais de forma estruturada, simplifica-se a análise e a interpretação dos dados contábeis. Como consequência, gestores conseguem ter uma visão mais clara e geral das finanças da organização.

Como um sistema de gestão financeira contribui com esse processo?

A elaboração de um balancete de verificação requer diferentes tipos de dados, além de uma estruturação adequada. Nesse contexto, um sistema de gestão financeira pode ser de grande utilidade. Veja a seguir como esse tipo de ferramenta contribui com o processo!

Automação e precisão

Um sistema de gestão financeira eficiente consegue automatizar o registro e o processamento de diversas transações. Dessa forma, ele minimiza erros manuais e garante maior precisão nos dados contábeis.

Geração de relatórios

Além da questão anterior, um bom sistema de gestão financeira pode gerar, de maneira fácil, rápida e precisa, balancetes de verificação e outros tipos de relatórios financeiros. Em conjunto, esses documentos contribuem para uma análise mais abrangente.

Integração de dados

Outro ponto relevante de um sistema de gestão financeira é que ele permite a integração de informações de diferentes áreas da organização. Assim, ele proporciona uma visão holística das finanças empresariais e facilita a consolidação dos dados no balancete.

Agilidade na análise

Por último, vale destacar que, com esse tipo de sistema de gestão, a análise dos dados se torna mais ágil e eficiente. Desse modo, é possível identificar tendências com mais velocidade, assim como gargalos financeiros e áreas de melhoria.

Como estruturar o balancete?

Até aqui, você conferiu os principais pontos sobre o balancete de verificação. Porém, falta saber como estruturá-lo efetivamente. Para tanto, é preciso saber que esse relatório contábil é composto por alguns elementos específicos.

Nos próximos tópicos, descubra quais são eles!

Ativos

Os ativos representam os recursos controlados pela empresa. Nessa seção, você deve incluir dados como caixa, saldo em contas bancárias, estoque, quantias a receber e investimentos.

Passivos

Os passivos, por sua vez, refletem as obrigações da empresa. Aqui, incluem-se contas a pagar, salários de funcionários, fornecedores e dívidas de curto prazo.

Patrimônio líquido

O patrimônio líquido é a diferença entre os ativos e passivos, representando o valor dos recursos próprios da empresa. Ele envolve o capital social, lucros retidos e reservas.

Receitas

As receitas representam os valores recebidos pela empresa decorrentes de operações, como vendas de produtos ou prestação de serviços.

Despesas

Já as despesas envolvem os gastos da companhia para gerar receita. Nesta seção, incluem-se custos operacionais, administrativos, de vendas, entre outros.

Resultado

Por fim, o resultado diz respeito à apuração final das contas de receitas e despesas após um período específico. Ele pode ser positivo (o que significa que a empresa obteve lucro) ou negativo (revelando prejuízo).

Como analisar e interpretar o balancete de verificação?

Após entender como estruturar o balancete de verificação, é necessário saber como analisar e interpretar esse documento. Afinal, com essas ações a gestão pode pensar em diferentes medidas e estratégias, e tomar decisões em prol do negócio.

Para tanto, o ponto de partida é avaliar os saldos do balancete em comparação com os períodos anteriores. Desse modo, a medida permite identificar mudanças e investigar as razões por trás de eventuais variações.

Ainda nessa análise, é relevante verificar, por meio dos resultados dos saldos, se a empresa está com uma boa saúde financeira (dando lucro) ou se está com dificuldades (apresentando prejuízo).

Além dessas medidas, outra orientação para analisar e interpretar o balancete adequadamente é procurar por contas que possam indicar problemas financeiros. Assim, há como tomar atitudes e buscar soluções.

Com o balancete de verificação, você pode identificar áreas de força, fraqueza, oportunidades e ameaças à gestão financeira empresarial. Como consequência, é possível tomar decisões mais embasadas e estratégicas. Portanto, não deixe de considerar a utilização desse documento.

Para criá-lo de forma adequada e estruturada, conte com um sistema de gestão financeira inteligente, como o da Equals. Para saber mais sobre a solução, entre em contato!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.