Gestão por resultados: o que é e como implementar no seu negócio?

20 abril 2022

Ao gerir médias e grandes empresas, é fundamental encontrar métodos que possam engajar a equipe e aumentar a produtividade da companhia. Entre as possibilidades, a gestão por resultados pode ser uma estratégia capaz de trazer impactos positivos.

Esse método prioriza o estabelecimento de metas que a equipe deve atingir. Com isso, é possível gerar dados mais concretos sobre as operações do negócio. Ademais, essas informações auxiliam na tomada de decisão e otimizam a rotina de trabalho.

Portanto, é interessante saber como funciona esse método e quais vantagens ele pode oferecer para a empresa. Acompanhe a leitura e conheça a gestão por resultados!

O que é e como funciona a gestão por resultados?

A gestão por resultados é uma estratégia de administração que foca no alcance de metas e objetivos específicos. Dessa forma, ela se difere do modelo tradicional de gestão — que prioriza os processos internos das empresas.

A metodologia foi criada por Peter Drucker, um dos principais nomes da administração moderna, ainda na década de 1950. O conceito desenvolvido por ele era chamado de management by objectives (MBO) ou management by results (MBR) e estava presente no livro “The Practice of Management”.

O método procura estabelecer metas que cada funcionário ou setor da empresa precisa alcançar durante determinado período. Com isso, o objetivo é aumentar a produtividade e eficiência da equipe. Assim, os processos ficam em segundo plano.

Isso acontece porque a gestão por resultados permite dar flexibilidade para os colaboradores. Ou seja, em vez de priorizar determinadas práticas, esse modelo de administração possibilita que o time aplique novos processos e ações para encontrar as estratégias mais efetivas para o seu trabalho.

Além disso, a gestão por resultados usa três elementos como base para sua execução: transparência, objetivo e engajamento. Em conjunto, eles contribuem para que o método possa impactar positivamente o negócio.

Quais os principais objetivos da gestão por resultado?

Agora que você sabe o que é a gestão por resultados, é importante conhecer os objetivos por trás dela. Como vimos, a finalidade do método é permitir maior eficiência da equipe e contribuir para o processo de tomada de decisões.

Confira mais detalhes sobre os objetivos dessa estratégia de gestão!

Aumentar a produtividade

O aumento da produtividade do time é um dos principais objetivos da gestão por resultados. Isso é possível porque a equipe terá uma maior clareza sobre quais as metas ela precisa atingir. Logo, ela pode ter uma maior assertividade na execução das tarefas.

No modelo tradicional de gestão, o foco está no processo. Desse modo, é possível que o time tenha pouca abertura para experimentar novas abordagens. Por sua vez, quando o foco está no objetivo, há liberdade para rever determinadas práticas e substituí-las por métodos mais eficazes.

Gerar mais engajamento da equipe

A gestão por resultados também contribui para um maior engajamento da equipe — tanto dentro de cada setor quanto na empresa como um todo. Essa vantagem é consequência da maior clareza que os colaboradores terão sobre o trabalho a ser feito.

Como a metodologia estabelece metas e tem a transparência como um dos pilares, a equipe compreende melhor como sua função impacta a empresa. Consequentemente, fica mais fácil fazer esforços conjuntos para o alcance de todos os objetivos do negócio.

Além disso, a gestão por resultados permite o estabelecimento de uma cultura organizacional mais forte para a companhia. Esse aspecto pode facilitar na atração e retenção de talentos, afetando positivamente o engajamento da equipe.

Otimizar a análise resultados

Por fim, esse método de gestão otimiza a análise de resultados da empresa. Isso acontece porque os gestores terão em mãos dados mais claros sobre as metas da empresa. Logo, eles poderão entender o estágio de desenvolvimento do negócio.

Tomar decisões com base em dados é muito benéfico para o cotidiano da empresa. Afinal, os gestores terão um melhor entendimento sobre aquilo que funcionou e o que pode ser melhorado. Portanto, eles serão capazes de fazer escolhas e mudanças mais úteis e adequadas aos processos internos.

Como implementar a gestão por resultados no negócio?

Entendeu o que é e quais os objetivos da gestão por resultados? Nesse sentido, é interessante saber como aplicar esse método de administração na companhia.

Acompanhe!

Defina os objetivos do time

O primeiro passo para implementar a gestão por resultados consiste em estabelecer as metas que a equipe deve alcançar. Elas serão as responsáveis por orientar o trabalho diário e nortear a execução das tarefas.

As metas podem ser divididas entre objetivos de cada colaborador ou setor e objetivos gerais da empresa. Além disso, é preciso estipular prazos para o alcance de cada meta e os motivos que fazem ela ser relevante para a organização.

A utilização de objetivos e resultados chave (OKRs) é uma das principais metodologias para ajudar nessa definição. Ela consiste no estabelecimento de uma meta ampla e dos resultados que indicarão a evolução na sua realização.

Faça o monitoramento

Após a definição de metas, é importante monitorar a evolução da equipe. Não é interessante esperar até o encerramento do prazo para analisar se o objetivo foi alcançado ou não. Portanto, é imprescindível definir datas para um monitoramento frequente.

Essa análise permite que a gestão compreenda como está a evolução e verifique se é preciso redefinir elementos na estratégia. O prazo de acompanhamento pode variar de acordo com a complexidade do objetivo, número de pessoas envolvidas, etapas até a conclusão, entre outros aspectos.

Defina as recompensas

Por fim, é fundamental recompensar a equipe pelos esforços empreendidos para alcançar os resultados. Além de as recompensas serem uma boa prática de gestão, elas contribuem para que os colaboradores se mantenham engajados durante o trabalho.

Os incentivos podem ser diversos: participação nos lucros, bônus financeiro, folgas remuneradas e outras formas de retribuição. Nesse sentido, sorteios podem não ser interessantes. Afinal, é preciso reconhecer a equipe pelo mérito e incluir todos aqueles que participaram ativamente no alcance de resultados.

Como foi possível aprender, o método de gestão por resultados pode contribuir para aumentar a eficiência e a produtividade da empresa. Por isso, é importante entender quais são as principais características dessa estratégia para identificar como é possível implementá-la no negócio.

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