Portanto, entender como aproveitar essa data e potencializar as negociações é fundamental para médias e grandes empresas. Assim, é possível aumentar o faturamento e explorar os momentos em que o mercado de consumo está aquecido.
Quer saber como fazer isso? Então continue a leitura do nosso conteúdo sobre as vendas no dia da Páscoa!
A Páscoa é um feriado nacional que está presente na história do povo brasileiro. Essa é uma data religiosa, derivada da colonização da Igreja Católica em nosso país, principalmente durante os anos da monarquia.
Apesar de o Brasil atualmente ser um país laico e com liberdade de culto, a influência Católica ainda é muito presente. Dessa forma, ainda há diversos feriados baseados nessa crença religiosa de grande relevância no país.
A Páscoa celebra a ressurreição de Cristo — ocorrida 3 dias após a sua crucificação, conforme a Bíblia. Então ela se tornou um marco importante para a história dos povos que seguem a doutrina cristã.
Contudo, com o passar do tempo, a Páscoa também passou a adquirir um aspecto comercial. Desse modo, o coelho da páscoa — que presenteia as pessoas com ovos de chocolate — se tornou um símbolo dessa data.
Por ser um feriado nacional e que traz reflexo para todas as pessoas, a Páscoa movimenta o comércio e os negócios em geral no Brasil. Apesar de haver um foco maior no ramo alimentício, principalmente de doces, outras empresas também sentem as influências do período.
Atualmente é comum que muitas pessoas deixem de presentear com ovos de chocolate e busquem alternativas mais saudáveis ou que têm o papel de uma lembrança emocional, por exemplo. Assim, o comércio tende a se aquecer de uma maneira mais ampla na Páscoa.
Com a alta movimentação de consumidores e potenciais clientes em diversos comércios, as vendas em empresas de todos os portes podem aumentar. Afinal, os consumidores precisam encaixar um tempo na rotina para fazer as compras e, consequentemente, visitam mais lojas.
Como você percebeu, o dia da Páscoa movimenta o comércio de forma bastante expressiva. Por isso, é comum notar um aumento de circulação de consumidores e mesmo de vendas em todos os setores nas semanas que antecedem a data.
Para potencializar ainda mais esse momento, é possível adotar atitudes para impulsionar as vendas na Páscoa e ampliar os resultados de médias e grandes empresas.
Confira nossas dicas!
A primeira dica para aproveitar a Páscoa e impulsionar as vendas é criar campanhas voltadas para essa data. Aqui, é preciso separar os comércios diretamente ligados ao ramo de doces e as demais áreas.
Se a sua empresa trabalha diretamente com produtos em alta na Páscoa — como chocolates, ovos de Páscoa e demais itens sazonais —, é indispensável fazer uma campanha específica. Dessa maneira, o empreendimento se destaca dos concorrentes e impulsiona as vendas.
Já se o seu negócio não lida diretamente com produtos específicos da Páscoa, ainda assim é possível aproveitar a publicidade. Nesse sentido, há como adotar uma linguagem voltada a essa data, além de comunicações especiais com foco na Páscoa, por exemplo. O objetivo será atrair a atenção do público consumidor.
Outra forma de impulsionar vendas na data da Páscoa envolve a oferta de brindes com temas dessa época. Assim, seu time pode montar estratégias para presentear os clientes com chocolates, ovos ou cestas de Páscoa.
Contudo, é imprescindível considerar o planejamento financeiro e o custo que esses brindes terão no orçamento da empresa. Uma alternativa é liberá-los apenas para consumidores com gastos acima de um patamar mínimo, por exemplo.
A ideia é estimular as vendas do negócio por meio da atração de clientes, que podem se interessar pelos brindes ou mesmo se sentirem mais queridos pela empresa. Portanto, é possível aumentar o faturamento adequando essa estratégia ao planejamento financeiro empresarial.
Além dos brindes, o negócio pode realizar sorteios com o tema da Páscoa. Uma estratégia simples é entregar cupons de participação para os clientes que realizarem compras superiores a um patamar definido.
Desse modo, no dia combinado, um prêmio será sorteado entre esses cupons, garantindo benefícios importantes para os consumidores. Novamente, ter um planejamento financeiro e entender as necessidades e desejos dos clientes são passos centrais para essa campanha ter êxito.
Uma campanha bem-feita, inclusive, pode atrair mais clientes e, consequentemente, impulsionar as vendas nessa época do ano.
A utilização de dados financeiros e de comportamento de clientes e fornecedores pode ser uma grande aliada no momento de impulsionar as vendas na Páscoa. Assim, há como avaliar o que deu certo e o que não trouxe resultados em anos anteriores.
Avaliando os dados da empresa, fica mais fácil potencializar as estratégias que já deram certo. Além disso, será possível determinar novos planos para consertar pontos fracos ou planejamentos que não foram bem-sucedidos.
Por isso, verifique se campanhas de anos anteriores trouxeram os resultados esperados na venda, quais foram os produtos mais vendidos na Páscoa e se seu estoque foi suficiente para atender a demanda. Verifique, ainda, as formas de pagamento mais utilizadas e as necessidades dos clientes.
Depois de conhecer as principais dicas para impulsionar as vendas no dia da Páscoa, vale saber que seus resultados podem ser ainda melhores se a sua empresa fizer uso de uma solução empresariam completa. É o caso da plataforma da Equals.
Oferecemos uma ferramenta de conciliação financeira robusta para médios e grandes negócios. A Equals integra informações sobre os pagamentos recebidos e realizados, e informações pertinentes à utilização bancária. Além disso, é possível realizar uma auditoria de taxas e terminais com dados sólidos e coletados pelo próprio programa.
Como você viu, a utilização de dados é fundamental para suas estratégias de vendas. Dessa maneira, a solução da Equals consegue proporcionar mais facilidade nos pagamentos e recebimentos da empresa, arquivando todos os dados para uma análise completa.
Entendeu como aproveitar o dia da Páscoa para impulsionar as vendas do negócio? Não esqueça de contar com ferramentas robustas para automatizar as rotinas da empresa e ter mais assertividade nas estratégias de vendas na Páscoa e ao longo de todo o ano.
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