Por ser uma data que faz parte do calendário comercial muitas empresas precisam estabelecer um aquecimento prévio, fazendo a divulgação para atrair os clientes e se destacar diante de tantas ofertas que aparecem nesse momento.
Os empreendimentos comerciais que estão presentes de forma online sabem que precisam utilizar as ferramentas de maneira inteligente, pois é preciso aproveitar da melhor forma possível o aumento de consumo.
Sendo assim, é preciso preparar as lojas virtuais e e-commerces de forma que atenda todo o tráfego, assim como os ajustes no atendimento e na demanda da logística que vem a seguir.
Quando se trata de divulgação, é preciso aproveitar ao máximo as ferramentas disponíveis e que podem ser aproveitadas ao longo do ano após a fidelização dos clientes.
Uma empresa que tem no setor de Marketing um ponto importante para o fortalecimento da marca e a divulgação nos mais diferentes campos da comunicação está à frente da concorrência.
Uma campanha publicitária pode ser colocada no ar em diferentes mídias, mas a atração dos clientes será a partir do momento que as pessoas se identificam, de alguma maneira, com a marca, os produtos ou os serviços oferecidos no mercado consumidor.
Há diversas maneiras de fazer a divulgação e quando se trata de um período sazonal, como a Black Friday, é preciso apelar para a principal característica relacionada a essa data: preços baixos.
Assim, a empresa que trabalha com e-commerce precisa estar com o estoque preparado para atender os clientes, e dar continuidade com estratégias que devem ser seguidas a partir de então.
O elemento-surpresa pode ser catastrófico quando se trata de vendas no varejo, ainda mais que as pessoas já estão pesquisando por preços atrativos muito antes da data estipulada para a Black Friday.
Por isso a estratégia de Inbound Marketing deve ser uma constante na realidade de uma empresa que trabalha no modelo de e-commerce, utilizando os 4 pilares principais:
Isso ocorre de forma recorrente, utilizando ferramentas destinadas aos leads, como postagens em redes sociais, envio de e-mail marketing e disposição de landing page para produtos com apelo comercial maior.
Os materiais enviados aos leads podem ser trabalhados de tempos em tempos, com a disposição de um Marketing de Conteúdo coerente e que desperte o interesse e a atenção em momentos oportunos. Quando se trata de Black Friday, qualquer novidade relacionada a um novo lançamento pode despertar o interesse de maneira significativa.
Os textos e artigos encaminhados continuamente podem ser utilizados, ainda, para garantir melhor ranqueamento nas plataformas de busca. Aliás, as pesquisas sobre as novidades em relação à tecnologia crescem em períodos sazonais, como as festas de fim de ano.
Com isso, o empreendimento comercial que utiliza a Black Friday como um gancho para as compras ganha destaque se o marketing de conteúdo for bem empregado.
A utilização de palavras-chave são muito necessárias quando se trata de uma campanha publicitária voltada para o comércio eletrônico e a exploração das redes sociais.
Cada uma possui um público diferenciado, e o investimento de parte do orçamento em Twitter Ads, Instagram Ads e Facebook Ads deve estar de acordo com os produtos oferecidos, e qual o público-alvo a ser atingido.
Além disso, há um excesso de busca por palavras relacionadas a Black Friday, portanto é preciso procurar uma forma de se destacar nas redes sociais quando for tratar dessa data tão importante para o setor comercial.
Aqui, mais uma vez, é preciso lembrar a importância da criatividade, e colocar em prática as pesquisas sobre o público segmentado e os produtos e serviços oferecidos ao mercado.
As festas de final de ano são um atrativo à parte para que os estabelecimentos comerciais possam movimentar, de maneira satisfatória, os estoques e apresentar as novidades de produtos e serviços, abrindo espaço para as novidades.
Utilizar a marca “Black Friday” é uma estratégia que tem funcionado, principalmente em um mundo globalizado e, dessa forma, quem possui e-commerce deve aproveitar ao máximo.
Para colocar a marca em destaque é preciso trabalhar essas dicas de forma antecipada, principalmente para se colocar à frente da concorrência. Cada passo é importante e faz toda a diferença no final da campanha publicitária.