Análise SWOT: o que é e qual a sua importância em médias e grandes empresas?

1 abril 2022

A análise SWOT não é uma novidade, mas ainda existem gestores que não sabem o que ela significa e qual é a sua importância para médias e grandes empresas. Entretanto, entender essas questões é fundamental para uma gestão adequada no negócio.

Essa ferramenta pode ser de grande ajuda no planejamento estratégico de toda a organização, servindo com uma base de dados relevante para os gestores. Com ela, é possível entender mais sobre a situação do negócio e do mercado para tomar decisões mais acertadas.

Quer entender mais sobre essa ferramenta? Então continue a leitura! Neste post, você entenderá o que é análise SWOT, como ela funciona e qual a sua importância.

Vamos lá?

O que é a análise SWOT?

A análise SWOT é uma ferramenta de gestão que se baseia em quatro princípios que formam a sigla. Observe:

Desse modo, ela pretende facilitar a análise do ambiente interno e externo da empresa, permitindo uma avaliação dos pontos fortes e fracos de todo o contexto organizacional. Assim, o gestor consegue entender as vulnerabilidades e potenciais do negócio para tomar decisões mais acertadas.

Como funciona essa análise?

Sabendo o que é a análise SWOT, é o momento de descobrir o que cada um dos pontos significa. A partir disso, será mais fácil compreender como essa ferramenta funciona.

Confira!

Forças

As forças são os pontos positivos da empresa que fortalecem a sua competitividade no mercado, como a saúde financeira, a cultura e o clima organizacional bem-sucedidos. Elas estão intimamente ligadas aos objetivos da organização.

Desse modo, as forças fazem com que os esforços da empresa sejam concentrados no seu melhoramento contínuo. Vale destacar que, para que um componente seja considerado uma força, ele deve trazer vantagens para o negócio.

Fraquezas

Em contrapartida, as fraquezas são os elementos que prejudicam a empresa perante o mercado, como reclamação de clientes, gargalos na produção, entre outros. A análise SWOT ajuda a identificar essas situações para que os gestores possam elaborar e executar um plano de ação para sanar os problemas.

Oportunidades

Esse ponto se refere aos fatores externos que podem trazer benefícios para a empresa. Apesar de não ser possível controlar o que é interessante ou não para o negócio, essa análise permite identificar as oportunidades que o mercado proporciona.

Desse modo, tudo o que é capaz de aumentar o faturamento e expandir o negócio deve ser listado — como uma nova demanda do consumidor, as inovações tecnológicas e o crescimento do nicho de mercado. Assim, os gestores podem criar estratégias para aproveitar as possibilidades.

Ameaças

Já as ameaças são os fatores externos que podem prejudicar o crescimento e o sucesso da companhia. Quando esses pontos são identificados em tempo hábil, a empresa pode elaborar estratégias para prevenir ou minimizar os prejuízos, caso esses eventos se concretizem.

Para que ela serve?

Agora que você aprendeu como funciona a análise SWOT, é essencial entender para que ela serve. Na prática, essa metodologia pode ser usada para diversas finalidades dentro da empresa.

Saiba mais!

Planejamento estratégico

A principal finalidade da análise SWOT é no planejamento estratégico da empresa. Para isso, é necessário cruzar as informações obtidas a partir de cada elemento com objetivo de ter uma orientação em busca dos melhores resultados.

Tomada de decisão

Ao tomar uma decisão, o gestor deve se basear em informações concretas sobre o negócio. Como a análise SWOT é fonte de dados que reflete a situação interna e externa da empresa, ela serve como um guia que ajuda a escolher o melhor caminho.

Por exemplo, se a companhia precisa cortar gastos, mas entende que um dos seus pontos fortes são os insumos de qualidade, trocar o fornecedor pode afetar essa vantagem. Nesse caso, ela deverá identificar em qual outro elemento de produção é possível reduzir os custos.

Criação de novo produto

Antes de montar uma estratégia para criar um novo produto, o gestor pode utilizar a análise SWOT para entender as oportunidades que o mercado oferece. Ao observar o comportamento do consumidor, por exemplo, é possível saber quais são as suas dores e como a empresa pode solucionar esses problemas.

Estabelecer prioridades

Ao elaborar um plano de ação, é necessário estabelecer as prioridades para ordenar as tarefas a serem cumpridas. Imagine que exista um gargalo na produção, que impede a produtividade da empresa. Ao mesmo tempo, você identifica que é necessário trocar um dos fornecedores.

A análise SWOT pode ajudar a entender qual das duas ações é mais urgente para o negócio, considerando as suas consequências e os benefícios de realizar cada uma delas.

Qual é a importância da análise SWOT em médias e grandes empresas?

Após saber para que serve a análise SWOT, é fundamental entender qual é a importância de utilizar essa ferramenta em médias e grandes empresas. Do ponto de vista do gestor, ela permite uma visão ampla da empresa e do mercado, melhorando o entendimento sobre o negócio.

Com isso, é possível aplicar o método em diversos contextos do empreendimento e estabelecer estratégias para os diferentes setores da companhia. Nesse contexto, a análise SWOT ajuda a identificar problemas antes que eles se agravem, otimizando o planejamento estratégico.

Ela também aponta as oportunidades que poderiam passar despercebidas pelos gestores, favorecendo a implantação de novos recursos que colaboram para o crescimento da empresa.

Além disso, essa ferramenta apresenta baixo custo de implementação e pode ser aplicada em qualquer tipo de empresa. Desse modo, a análise SWOT se torna uma grande aliada nos direcionamentos do futuro do negócio.

Por outro lado, a organização que não adota o método para o seu planejamento estratégico, perde a oportunidade de ter informações relevantes que podem ajudar no crescimento da organização.

Agora você já sabe o que é análise SWOT, como funciona e para que ela serve. Entendendo a importância da ferramenta para médias e pequenas empresas, é possível implementá-la para obter melhorias na gestão da companhia.

Gostou do conteúdo? Para se manter atualizado e acompanhar nossos conteúdos, siga as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram!

Categorias

Boletín informativo
Los medios de pago evolucionan cada día, nuestra solución también.