Semana Black Friday: 6 dicas para destacar a sua empresa!

8 novembro 2022
Empresas que desejam se destacar e se consolidar no mercado podem aproveitar a semana Black Friday para impulsionar as vendas. Contudo, para que a oportunidade seja vantajosa, é preciso saber como destacar a atuação da companhia.

Afinal, diversos empreendimentos aproveitam a oportunidade para anunciar produtos mais baratos. Se isso for feito sem a definição de uma estratégia eficiente, o negócio pode não alcançar os objetivos propostos.

Pensando nisso, neste artigo, você verá 6 dicas para destacar a empresa e aumentar as vendas na semana Black Friday. Vamos lá?

Por que participar da Black Friday?

A Black Friday caracteriza-se por um evento que acontece uma vez por ano, geralmente na última sexta-feira de novembro. Nesse dia, as empresas oferecem seus produtos e serviços com descontos e formas de pagamentos facilitadas.

A principal vantagem de participar desse evento é a possibilidade de aumentar as vendas do negócio. A Black Friday também proporciona a chance de atrair e conquistar novos clientes.

Afinal, o dia é marcado por muita expectativa pelos consumidores, Inúmeras pessoas esperam a data para adquirir produtos e serviços com preços mais atrativos. Logo, a Black Friday é uma oportunidade para criar campanhas, destacar a marca e converter vendas.

No Brasil, muitas empresas expandem os descontos para a semana inteira, visando aproveitar ainda mais as oportunidades. Seguir esse caminho traz ainda mais visibilidade e faturamento para o negócio, pois os consumidores têm mais tempo para aproveitar as ofertas.

6 Dicas para destacar a empresa e vender mais na semana da Black Friday

Agora que você sabe por que participar da Black Friday pode impulsionar a empresa, é hora de entender como se destacar no evento. Confira 6 dicas para vender mais nessa semana!

1.      Planeje a campanha

A primeira dica para participar da semana Black Friday é planejar a campanha com antecedência. É preciso definir uma boa estratégia de vendas, considerando um tempo hábil para executá-la com eficiência.

O planejamento deve envolver a escolha dos produtos e serviços que serão ofertados e o cálculo dos descontos aplicados — mantendo ainda margens de lucro. Também é necessário avaliar o estoque para entender se a empresa deve fazer novas compras.

Esse processo deve ser feito cuidadosamente, permitindo que tudo ocorra como o programado até a data de realização da campanha.

2.      Estabeleça metas

Um passo importante do planejamento é definir as metas que a empresa pretende alcançar com a Black Friday. Se a companhia já participou de outras campanhas desse tipo, será mais fácil definir os objetivos.

A dica, nesse momento, é pensar em metas específicas e mensuráveis, como:

Após definir esses pontos, é possível seguir para outras metas, como a fidelização dos clientes. Caso a empresa ainda não tenha participado de edições passadas da Black Friday, vale fazer uma pesquisa de mercado para entender melhor as oportunidades.

Os dados obtidos podem ser cruzados com as informações do negócio. Isso permite estipular estimativas realistas e definir metas alcançáveis.

3.      Estude os concorrentes

Como a Black Friday gera muita expectativa nos consumidores, os concorrentes também estarão interessados em promover descontos para atrair clientes. Por isso, para se destacar, vale a pena entender o que os outros gestores estão fazendo.

Para tanto, avalie o que os principais concorrentes de mercado estão promovendo e como eles pretendem se posicionar no dia. Essa etapa é fundamental para estabelecer descontos mais vantajosos e conquistar a preferência dos consumidores.

4.      Use as redes sociais

Essa dica é essencial para destacar a empresa e vender mais na semana Black Friday. Aproveite o engajamento das redes sociais para espalhar a campanha e atingir mais pessoas.

Para garantir o sucesso da estratégia, invista tempo e esforço em criar conteúdos criativos e relevantes. Afinal, postagens divertidas, informativas e interessantes aumentam as chances de compartilhamento.

Dessa forma, as pessoas enviarão as ofertas em grupos de WhatsApp, marcarão os amigos no Instagram e no Facebook, entre outras ações. Isso permite otimizar o contato com potenciais interessados nos serviços ou produtos oferecidos.

Além da divulgação orgânica nas redes sociais, é válido investir em mídia paga. Essa estratégia pode ser útil para segmentar as postagens e fazer com que os anúncios alcancem o público-alvo de interesse.

Existem diversas plataformas que permitem fazer a campanha com o pagamento de anúncios, como:

Para criar uma base de dados de pessoas interessadas nas ofertas, é importante levar o consumidor a realizar algum tipo de cadastro. Com o e-mail do lead, por exemplo, é possível avisá-lo sobre as promoções.

5.      Crie gatilhos de urgência

Os gatilhos de urgência são bastante utilizados nas campanhas de Black Friday. Trata-se da possibilidade de criar um senso de necessidade no consumidor e converter seu interesse em venda.

Para ter sucesso nessa estratégia, é preciso usar uma linguagem persuasiva e fazer com que os clientes sintam que não terão outra oportunidade se perderem a oferta. Uma forma eficiente de fazer isso é utilizar chamadas para ação (call to action, em inglês) específicas, como:

6.      Aproveite a Black Friday para consolidar a imagem do negócio

Outra dica é aproveitar que a empresa estará em destaque na semana da Black Friday para melhorar a imagem do negócio. Para isso, é viável focar nos benefícios e diferenciais dos produtos ou serviços.

Além disso, a equipe precisa ter atenção ao pós-vendas. Essa etapa permite ter resultados duradouros e pode fazer com que o cliente recomende o negócio ou volte a comprar novamente, mesmo após a Black Friday.

Ademais, vale ressaltar que é fundamental ser honesto nas ofertas. Aumentar os preços dos produtos e oferecer um desconto que mantém o valor original é uma prática que compromete a imagem da empresa.

Essa atitude também não é mais tolerada pelos consumidores e pode gerar exposição na internet. Com isso, a tendência é haver vendas abaixo das expectativas e perda de clientes a curto e longo prazo. Então o negócio deve trabalhar em ofertas realistas e transparentes.

Com essas 6 dicas, a empresa pode se preparar melhor para se destacar na semana Black Friday. Dessa forma, é possível realizar mais vendas e conquistar clientes novos, que poderão se fidelizar à marca.

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