Por que usar um software de conciliação financeira?

25 maio 2020
Esse é o segundo artigo de uma série de 4 que responderá a outras perguntas sobre a utilização de um software de conciliação financeira em empresas (O quê? Quem? Por quê? Quando?). Ao final da série, as pessoas serão apresentadas a um compilado de vídeos nas redes sociais da Equals sobre "O futuro da gestão financeira pós-coronavírus". Como definimos software de conciliação financeira no artigo anterior, neste vamos abordar porque deve-se usar essa ferramenta.

Depois de entender o que é um software de conciliação financeira, outras perguntas começam a aparecer: “Por que é necessário investir num software como esse? Será mesmo que essa ferramenta vai resolver os problemas de gestão financeira da empresa? Esses sistemas são uma moda e logo as empresas percebem que não valem o investimento e desistem?”

Ter dúvidas e fazer perguntas é muito bom para fazer escolhas corretas. Essas e outras questões surgem quando ainda não foi determinado o porquê se deve usar a ferramenta. Mas se esse motivo fizer parte do que se definiu na orientação estratégica financeira, provavelmente o sistema ajudará com os resultados almejados.

Sabe-se que a automação da conciliação financeira, por meio de um software, ajuda as pessoas a vencerem desafios da gestão financeira de um negócio e, por isso, ele deve fazer parte do cotidiano corporativo. Do diretor ao analista, todos precisam saber quais problemas mais comuns que essa solução pode resolver nos processos do trabalho financeiro e que vai refletir no sucesso da adoção da ferramenta.

Bando de dados x Banco de dados

A partir do momento em que uma empresa faz transações, mas não realiza a conciliação financeira, está colocando a estabilidade do negócio em risco com chances de perder dinheiro e grandes oportunidades.

Além de resolver os problemas citados no tópico seguinte, a automação financeira permite que dados se transformem em informações que, ao serem examinadas, podem ser uma grande fonte de conhecimento. Logo, poderá gerar oportunidades para o negócio.

Exemplo: Segundo dados internos da Equals, só em 2019, R$ 62 milhões foram cobrados em taxas indevidas no Brasil (dados). Segundo o SPC Brasil, 65% das empresas brasileiras fazem conciliação financeira manualmente (dados). Segundo o IBGE, cerca de 60% das empresas no Brasil fecham as portas antes de completar 5 anos (dados).

Assim, 65% das empresas brasileiras que fazem conciliação financeira manualmente (informação) não sabem os detalhes do que acontece por trás de suas vendas e recebem cobranças indevidas (informação). As empresas precisam aprender mais sobre gestão financeira (conhecimento). Com um aprendizado constante sobre o assunto, mais empresas podem se consolidar e novos produtos e serviços podem ser integrados ao portfólio delas (oportunidade).

Quando uma empresa automatiza sua gestão financeira, permite que profissionais de diferentes funções no departamento financeiro do negócio — diretoria financeira, tesouraria, contabilidade, auditoria, controladoria etc. — trabalhem em conformidade e possam aproveitar melhor as informações construídas. Por meio dessa interação, algumas atividades, como oficinas e workshops, poderão estimular que novas oportunidades sejam geradas para levar o negócio adiante.

Os desafios para quem não usa um software de conciliação financeira

Não ter certeza de que precisa dessa ferramenta é comum, assim como os problemas a seguir. Eles tiram o sono de toda empresa que não tem controle sobre a gestão financeira. Mas por que usar um software de conciliação financeira? 

Pode até parecer que esses desafios são apenas seus porque a empresa que você faz parte ainda não faz conciliação. Porém, assim que você resolveu ler esse artigo para se informar, eles passaram a ser nossos. Você pode falar mais sobre quais as dificuldades que você quer que a Equals ajude a resolver na conciliação financeira da sua empresa, clicando aqui.

Setup grátis no software de conciliação financeira da Equals 

Principalmente nesse período difícil que o Brasil e o mundo vêm enfrentando devido a pandemia da covid-19, muitas empresas não sabem por onde começar a conciliação financeira de seus negócios.

Nesse contexto, o processo de setup para implantação de um software de conciliação financeira contribui muito para o sucesso da adoção da ferramenta. Por isso, nosso processo de setup está totalmente gratuito para a implantação do nosso software de conciliação financeira na visão adquirente.

Com a visão adquirente da plataforma de conciliação financeira da Equals, a empresa que você trabalha vai ter acesso às informações de vendas com segmentações por produto (crédito, parcelado ou débito) por quantidade de parcelas, voucher, auditoria de taxas e controle de antecipações. Tudo de forma centralizada e automática para que você possa evitar erros e tomar decisões em menos tempo.

Sua estratégia de automação financeira pode começar agora com a Equals. Entre em contato com a gente e obtenha o setup grátis agora! Aproveite porque essa oferta vale só até o dia 30/06/2020!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.