Qual o papel do planejamento financeiro na gestão orçamentária da empresa? Descubra!

11 janeiro 2024

Realizar um planejamento financeiro estratégico na empresa é fundamental para a sustentabilidade de qualquer negócio. Ele facilita a gestão orçamentária e traz benefícios à saúde financeira empresarial.

Assim, a companhia consegue ter os recursos necessários para programar e executar seus projetos com segurança. Sem esse controle financeiro, é provável que a empresa não se desenvolva em seu total potencial.

Neste artigo, você entenderá por que o planejamento financeiro desempenha um papel crucial na gestão orçamentária de uma empresa. Continue a leitura!

Como o planejamento financeiro empresarial funciona?

O planejamento financeiro é uma estratégia utilizada para orientar a tomada de decisões na empresa e ajudá-la a alcançar seus objetivos. Ele envolve criar um conjunto de medidas e controles para gerenciar, projetar e organizar as finanças.

Esse planejamento funciona por meio de projeções de receitas, despesas e orçamentos em diversos cenários. Para isso, são usadas diversas análises e ferramentas, que contribuem com a criação de um plano de ação.

O objetivo é que o plano sirva de guia para que os recursos financeiros sejam usados da melhor maneira. Dessa forma, a empresa consegue manter suas finanças mais saudáveis e sustentáveis a médio e longo prazo.

Ainda, vale saber que o planejamento financeiro deve ser um processo contínuo e integrado à gestão orçamentária empresarial. Ele não é definitivo, mas sim uma prática regular que deve ser revisada e ajustada conforme as condições e circunstâncias mudam.

Em geral, as empresas realizam o planejamento financeiro anualmente. Contudo, ele também pode ser feito em períodos mais curtos ou ao começar novos projetos, por exemplo.

Qual é o papel desse planejamento para a gestão orçamentária?

Sabendo como o planejamento financeiro funciona, fica mais fácil entender como ele se relaciona com a gestão orçamentária da empresa. Esse gerenciamento representa um plano estratégico elaborado para determinado período.

A gestão orçamentária é criada com base nas receitas e despesas da companhia. Por isso, ela começa com a realização do planejamento financeiro empresarial e a definição de objetivos de curto, médio e longo prazo.

Desse modo, o planejamento ajuda a identificar os recursos disponíveis e a prever gastos e ganhos. Então o gerenciamento permite avaliar o desempenho do negócio e definir um plano de ação mais efetivo.

Contribuindo para uma boa gestão orçamentária, o planejamento financeiro permite manter um fluxo de caixa saudável e promover o desenvolvimento sustentável da organização.

Por que o planejamento financeiro auxilia nos bons resultados da empresa?

Como você viu, o planejamento financeiro contribui para a gestão orçamentária da empresa. Agora, vale a pena entender como ele contribui para os bons resultados nas finanças da organização. Acompanhe!

Antecipação de despesas

O planejamento financeiro permite que a empresa antecipe e planeje seus gastos, tanto fixos quanto variáveis. Afinal, ao conhecer as obrigações financeiras futuras, ela tem condições de reservar fundos adequados para cobrir essas despesas no momento apropriado.

Prevenção de gargalos no caixa

Identificar e antecipar gastos por meio do planejamento ajuda a prevenir gargalos no caixa da companhia. Assim, ela pode tomar medidas para garantir liquidez suficiente para cobrir as suas despesas, evitando problemas de fluxo de caixa.

Adaptação às variações de receita

O planejamento financeiro também ajuda a melhorar os resultados da empresa porque permite que ela se prepare para eventuais oscilações nas receitas. Se houver sazonalidade nos negócios, por exemplo, o plano pode suavizar os efeitos das variações, garantindo recursos suficientes disponíveis nos momentos de menor faturamento.

Inclusive, a empresa pode manter uma reserva financeira para situações imprevistas. Isso porque ter um montante para lidar com emergências ajuda a manter a estabilidade das finanças durante períodos de incerteza.

Realização de investimentos estratégicos

Se a empresa precisa realizar investimentos em expansão ou novos projetos, o planejamento financeiro permite que esse processo seja estratégico. Isso ajuda a promover o desenvolvimento da companhia ao mesmo tempo que evita impactos negativos no caixa.

Como fazer o planejamento financeiro do negócio de forma eficiente?

Para aproveitar as vantagens do planejamento financeiro na gestão orçamentária da empresa, é preciso saber como executar o plano corretamente. Para tanto, veja as dicas a seguir!

Faça um diagnóstico financeiro

O primeiro passo para criar um planejamento financeiro é realizar um diagnóstico das finanças empresariais. Comece identificando o nível de lucratividade e de endividamento, a capacidade de gerar resultados, entre outros aspectos.

Isso ajuda a entender se o negócio está financeiramente saudável. Uma forma de fazer essa análise com mais precisão é consultando informações de balancetes, fluxo de caixa, relatórios e demonstrativos.

Defina objetivos financeiros

Identificada a situação financeira atual, é hora de traçar os objetivos de interesse para as finanças da empresa. Eles podem ser de curto, médio e longo prazo, a depender das necessidades do negócio.

Além disso, é essencial que as metas sejam mensuráveis e específicas. Dessa forma, é possível medir e acompanhar a evolução do planejamento, bem como identificar os resultados obtidos e as mudanças necessárias.

Elabore orçamentos

Com os objetivos definidos, é mais fácil planejar a distribuição dos recursos. Nessa etapa, o foco deve ser elaborar orçamentos que envolvam as diferentes metas do negócio, incluindo seu plano estratégico.

Outra dica é criar mais de um orçamento, pois os cenários não são totalmente previsíveis. Logo, vale a pena traçar estimativas para contextos pessimistas, otimistas e realistas, o que será útil para se preparar para qualquer situação.

Monte um plano de ação

O próximo passo é criar um plano de ação que ajude a alcançar os objetivos. Assim, a distribuição de recursos é feita de modo gerenciado, e estratégias para evitar dificuldades e aproveitar oportunidades podem ser traçadas.

É possível, por exemplo, definir os custos que podem ser reduzidos, sem prejudicar o trabalho da empresa. Também é válido rever a precificação de produtos e determinar a realização de investimentos.

Ainda, métricas podem ser estabelecidas para mensurar como os recursos têm sido usados. Ademais, uma boa prática é buscar meios de identificar as principais melhorias a fazer, visando a evolução da gestão financeira.

Conte com ferramentas de conciliação financeira

Por fim, vale a pena investir em instrumentos de conciliação financeira para facilitar o planejamento e a gestão orçamentária. O processo visa comparar os dados registrados na empresa com os valores dos extratos bancários.

Existem ferramentas que ajudam a executar a tarefa, como a oferecida pela Equals. Assim, a empresa consegue realizar a conciliação periodicamente e identificar inconsistências antes que elas se agravem.

Agora você conhece o papel do planejamento financeiro na gestão orçamentária da empresa e pode aproveitar os benefícios dessa estratégia. Desse modo, a companhia tende a melhorar as finanças e obter melhores resultados.

Quer saber como automatizar a conciliação financeira da empresa? Entre em contato e saiba mais sobre as nossas soluções!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.