Com isso, é possível ampliar o alcance das vendas, sem precisar desenvolver um sistema próprio de delivery. Contudo, para aproveitar os benefícios, a empresa deve ter uma boa gestão de caixa a fim de manter o setor financeiro saudável.
Quer saber como organizar os recebimentos do iFood? Acompanhe a leitura e descubra!
O iFood é um aplicativo de delivery que iniciou as atividades no ramo de restaurantes. Depois, a plataforma foi aberta para mercados, farmácias, distribuidoras de bebidas e petshops. Para os parceiros, ele representa oportunidades de alcançar mais consumidores, fortalecendo a marca.
A seguir, entenda como funciona a parceria entre empresa e iFood!
Ao ser uma parceira do iFood, é necessário que a empresa esteja ciente das taxas cobradas pelo serviço. Na prática, o aplicativo cobra uma porcentagem sobre o pedido, além de uma mensalidade que está atrelada ao faturamento de vendas pela plataforma.
Os valores das taxas e da mensalidade variam conforme o plano escolhido — Básico ou Entrega. No primeiro, o próprio estabelecimento é responsável pela entrega do pedido aos clientes. Já no segundo, o iFood realiza o transporte até o consumidor.
Os clientes podem pagar pelo pedido na plataforma ou diretamente para o estabelecimento na hora da entrega. No primeiro caso, o iFood fica responsável por fazer o repasse do valor para a conta bancária da empresa em até 4 semanas após o fechamento, que acontece a cada 7 dias.
O iFood oferece uma conta digital que permite que as empresas parceiras movimentem o saldo recebido no aplicativo e façam pagamentos. Com isso, é possível ter mais praticidade na gestão financeira dos recebimentos.
Além disso, vale saber que há uma linha de crédito disponível para parceiros com a conta digital iFood aprovados na análise financeira.
Agora que você conhece mais sobre a parceria com o iFood, deve saber a importância de organizar os recebimentos da empresa. Como existem especificidades no repasse de valores, a organização financeira é essencial para equilibrar as finanças, evitar dívidas e realizar investimentos.
Ao organizar os recebíveis do iFood e de outros canais de vendas, a gestão pode avaliar se o faturamento é o bastante para pagar os gastos e gerar lucro. Caso as vendas não sejam suficientes para arcar com as obrigações financeiras, o gestor poderá buscar soluções antecipadamente.
No caso específico do iFood, organizar os recebimentos é fundamental para não ter surpresas com vendas canceladas ou cobranças indevidas de taxas. Assim, a gestão da empresa pode se adiantar para evitar prejuízos.
Ademais, como as vendas pela plataforma têm um prazo de recebimento de até 30 dias, é imprescindível contar com um planejamento que permita cobrir os gastos desse período. Ou seja, a empresa deve ter capital de giro suficiente para suportar o tempo entre a venda e o recebimento.
Como você viu, vender pelo iFood pode ser muito vantajoso para a empresa. Entretanto, é preciso pagar uma taxa e considerar o recebimento dos valores para 30 dias após a venda. Por esse motivo, é interessante saber como organizar os recebíveis para ter um fluxo de caixa saudável.
Veja!
Considerando que o iFood cobra uma porcentagem das vendas como taxa de serviço, a empresa deve fazer a precificação correta dos produtos. Afinal, se o preço se mantiver o mesmo dos outros canais de venda, é possível que a margem de lucro seja reduzida a ponto de gerar prejuízo.
No entanto, como a plataforma apresenta diversas opções de estabelecimentos, a correção nos preços deve ser razoável. Dessa maneira, o estabelecimento precisa encontrar um preço que mantenha a lucratividade, sem prejudicar a competitividade.
Por mais que o aplicativo iFood tenha o registro das vendas, é fundamental que o estabelecimento tenha o seu próprio controle de entradas e cancelamentos. A empresa também deve separar os pedidos realizados na plataforma dos feitos em outros canais de vendas.
Desse modo, é possível avaliar o desempenho da loja no aplicativo, entendendo se vale a pena manter a parceria. Consequentemente, fica mais fácil identificar em quais canais o empreendimento deve concentrar seus esforços.
Quando se fala em médias e grandes empresas, o fluxo financeiro por meio da parceria com o iFood costuma ser intenso. Logo, é preciso contar com ferramentas tecnológicas que permitam acompanhar os valores com eficiência.
Com o registro das vendas diárias, é possível fazer a projeção dos recebíveis que serão repassados pela plataforma em até 30 dias. Essa etapa é essencial porque ajuda a prever qual será a entrada no caixa no mês seguinte e a fazer o planejamento financeiro da empresa.
Sem essa projeção, a gestão pode se equivocar ao determinar o capital que a organização deve receber, resultando em problemas no orçamento. Como resultado, a saúde financeira do negócio é fragilizada, aumentando os riscos de endividamento.
A gestão financeira de uma empresa implica em tarefas burocráticas e passíveis de erros, principalmente se realizadas manualmente. Uma dessas atividades é a conciliação financeira: a conferência dos pedidos com o dinheiro que realmente entrou.
Quando a empresa oferece diversas formas de pagamentos, como Pix, cartões e boletos, é preciso conferir se houve a captura e autorização das vendas. Fazer isso manualmente e sem erros é praticamente impossível em médias e grandes empresas.
Portanto, é necessário automatizar essa atividade com uma ferramenta especializada, como a Equals, para ter mais precisão nas informações. Desse modo, há possibilidade de evitar que a empresa tenha prejuízo devido a erros nos controles internos, ao mesmo tempo que amplia a produtividade da equipe.
Neste artigo, você aprendeu como organizar os recebimentos sendo um parceiro do iFood. Agora, é possível colocar as dicas em prática e aproveitar o alcance do aplicativo para aumentar o faturamento e manter o equilíbrio no caixa.
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