O que é INPC e como ele afeta as empresas?

16 agosto 2024

Entender o que é INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) é um passo importante para compreender a inflação e de que maneira ela pode impactar um negócio. Além disso, ter esse conhecimento contribui para planejar estratégias e fazer projeções de mercado.

Assim, acompanhar o índice ajuda a gestão a elaborar as abordagens mais adequadas para manter a competitividade, mesmo diante de cenários econômicos desafiadores. Afinal, a inflação alta tende a afetar os custos da companhia.

Ficou interessado no assunto e quer saber o que fazer para preservar a competitividade da empresa frente às variações do INPC? Acompanhe a leitura!

O que é INPC?

A inflação é um tema recorrente nas notícias econômicas divulgadas na televisão ou pela internet. Entre os índices abordados nesse contexto está o INPC — indicador calculado todos os meses pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Sua função é medir a mudança nos preços de produtos e serviços, considerando aqueles consumidos por famílias que possuem renda entre 1 e 5 salários mínimos. Portanto, o INPC serve para avaliar o custo de vida das famílias de baixa renda no Brasil.

O cálculo desse indicador ajuda a analisar a capacidade financeira dessas pessoas para o atendimento às suas necessidades básicas. Para fazer o cálculo, o IBGE se baseia na POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares).

Os dados do estudo abrangem itens consumidos por essas famílias, sendo divididos em categorias, como:

Após reunir os produtos e serviços pesquisados, o IBGE faz o cálculo atribuindo pesos diferentes para cada classificação. Por exemplo, o instituto considera que gastos com alimentação e moradia são mais relevantes que os demais.

Quais são os efeitos da alta no INPC para as pessoas e as empresas?

Você já sabe que o INPC serve para medir a variação dos preços de produtos e serviços consumidos pelas famílias de menor renda. Quando ocorre uma elevação no preço de produtos e serviços considerados de necessidade básica, como aqueles considerados no cálculo do INPC, o poder de compra dessa população é reduzido.

Para entender melhor, supondo que a cesta básica passe de R$ 100 para R$ 120, as famílias que recebem até um salário mínimo podem sentir mais os impactos do aumento de preços. Por exemplo, itens como arroz, feijão, leite e até refeições em restaurantes e lanchonetes possuem um peso maior no INPC, como visto.

Como a alta da inflação afeta os custos do negócio?

Os impactos da inflação não se restringem apenas ao poder de compra do consumidor, mas também, aos custos de produção assumidos pela empresa. A situação se deve ao aumento de preços da matéria-prima, por exemplo.

Por esse motivo, as empresas que fornecem produtos para as famílias nessa faixa de renda sofrem os impactos, ao ter o consumo reduzido. O movimento de baixa nas vendas desses negócios é resultado direto do controle de gastos por parte desse grupo da população, limitando o faturamento da companhia.

Mesmo negócios que atuam em outros setores podem ser afetados indiretamente, já que há uma tendência de os consumidores deixarem de adquirir itens considerados supérfluos. Nesse cenário, a empresa precisa arcar com o aumento dos custos dos bens e serviços.

Em complemento, vale lembrar que a inflação também afeta as contas básicas do empreendimento, como luz, água, internet e aluguel do espaço. Para reagir ao cenário, ele acaba por aumentar os preços e contribuir para a redução do poder de compra dos consumidores, em um ciclo que se retroalimenta.

Diante disso, as companhias precisam monitorar o mercado constantemente para encontrar formas de mitigar os efeitos da inflação nos negócios. Uma possibilidade é encontrar novos parceiros comerciais, que possam oferecer preços melhores, deixando de depender de apenas um fornecedor.

Como manter a competitividade diante da inflação?

Agora você entende como o INPC está relacionado à inflação e quais são os impactos que a alta do indicador pode trazer para as empresas. Chegou o momento de descobrir como manter a competitividade do negócio diante desse cenário desafiador.

Veja, a seguir, algumas formas de alcançar o objetivo!

Foque no valor do produto

Valor e preço são conceitos distintos, e ter esse entendimento pode ajudar a manter o negócio competitivo em períodos de alta inflação. Tenha em mente que o valor entregue pelo produto ou serviço ao consumidor é um fator relevante na precificação.

Nesse contexto, é preciso fazer o cliente enxergar valor nas soluções oferecidas pela empresa. A razão é que, quando o consumidor entende que um produto é ideal para as necessidades dele, o preço tende a ser menos relevante na decisão.

Monitore os concorrentes

Em períodos de inflação alta, é essencial monitorar a concorrência. A estratégia permite entender quais são as margens possíveis para elevar os preços, acompanhando o indicador, sem perder a competitividade.

Além disso, vale observar se os concorrentes estão oferecendo promoções, pacotes ou outras vantagens para atrair clientes em um momento de poder de compra reduzido. Dessa forma, existe a possibilidade de ajustar as práticas de preços e ofertas do negócio de maneira informada.

Crie versões econômicas dos produtos

Ao pesquisar o mercado, é comum se deparar com diferentes modelos de um mesmo produto. Essas distinções afetam o valor de cada um deles — o que interfere em seu preço. O mesmo acontece em relação aos serviços e às diferentes soluções englobadas em cada opção.

Então é interessante adotar a mesma estratégia na empresa, criando versões econômicas dos produtos e serviços, ajudando a criar opções que se mantenham viáveis aos clientes mesmo diante da inflação. Mas cabe destacar que a abordagem não significa reduzir o tamanho ou a qualidade do produto.

O foco é criar versões diferentes que possam atender às necessidades dos clientes, principalmente em relação ao preço. Ao fazer isso, o consumidor percebe que pode adquirir uma solução oferecida pela empresa, mas com características alternativas e gastando menos.

Neste conteúdo, você aprendeu o que é INPC e qual é a importância do índice de inflação para famílias de baixa renda para a economia. O conhecimento ajuda a compreender os impactos da inflação sobre a empresa e a adotar estratégias para manter o negócio preparado para as oscilações do mercado.

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