O que é índice de inadimplência e como calcular no negócio?

30 março 2023

O controle financeiro é essencial para um negócio funcionar. Dessa forma, saber como lidar com a inadimplência faz parte de uma boa gestão empresarial. Isso porque ela representa um atraso nos pagamentos dos consumidores e, se não for controlada, resulta em complicações para a empresa.

Para ilustrar, segundo uma pesquisa do Serasa Experian, esse problema alcançou 6,3 milhões de empresas brasileiras em 2022. Por isso, os empreendedores devem saber o que é e como calcular o índice de inadimplência para evitar crises financeiras no futuro.

Você acha que esse tema pode auxiliar no gerenciamento do negócio? Então continue a leitura e descubra mais sobre esse índice!

O que é índice de inadimplência?

O índice de inadimplência é um indicador que funciona para medir a porcentagem de atraso de pagamentos dos clientes, considerando as contas com mais de 90 dias de atraso. Assim, manter o indicador baixo é um dos fatores para assegurar o sucesso e a saúde financeira do negócio.

Afinal, se ele estiver elevado, significa que os clientes não estão fazendo os pagamentos devidos. Logo, a gestão precisa elaborar estratégias para evitar esquecimentos de clientes, verificar a situação econômica geral e identificar eventuais problemas financeiros.

Como calcular esse índice no negócio?

Após entender o que é índice de inadimplência, é fundamental saber como calculá-lo. Esse cálculo é realizado pela divisão dos pagamentos de 90 a 180 dias de atraso pelo total de recebíveis vencidos no mesmo período. Para transformar em um percentual, o resultado é multiplicado por 100.

Veja a fórmula:

Índice de inadimplência = (Valores em atraso / Total de valores a receber) x 100

Portanto, quanto maior for o montante em aberto em relação aos recebíveis, maior será o indicador. Aqui, vale ressaltar que não existe parâmetro mínimo ou máximo ideal. Na prática, conforme o Sistema Financeiro Nacional (SFN), uma taxa aceitável seria em torno de 5%.

Porém, esse número se altera dependendo do setor do negócio, das margens de lucro e outros fatores. Em uma visão mais ampla, um índice de até 15% ainda pode ser considerado baixo, a depender da empresa.

De qualquer modo, quanto mais baixo o índice for, melhor para o orçamento corporativo. Por isso, é interessante calcular essa taxa todos os meses, de forma que a companhia possa avaliar padrões de inadimplência e buscar soluções para os atrasos.

Quais riscos um alto índice de inadimplência pode trazer para a empresa?

Agora que você sabe como calcular o índice de inadimplência, já pode se aprofundar na importância de acompanhá-lo. Um dos motivos para isso é que a taxa de inadimplência elevada traz riscos ao setor financeiro do negócio.

Isso acontece por diversos motivos, por exemplo, ao dificultar a realização de pagamentos aos fornecedores e o cumprimento de outras obrigações — salários, impostos etc. Se a empresa ficar inadimplente devido aos problemas de caixa, podem surgir ainda mais dificuldades. Por exemplo:

Todos esses tópicos afetam diretamente o desenvolvimento da empresa. Dessa maneira, é fundamental trabalhar para ter índices de inadimplência mais baixos.

Como manter o índice de inadimplência controlado?

Depois de aprender mais sobre o índice de inadimplência, uma dúvida que pode aparecer é: como controlá-lo? Existem diversas maneiras de evitar que o indicador fique elevado e formas de agir para melhorá-lo.

A seguir, você verá dicas importantes para controlar esse índice na empresa. Confira!

Faça uma política de concessão de crédito

A política de concessão de crédito tem como objetivo prevenir a inadimplência. Ela envolve um conjunto de critérios utilizados para determinar se um cliente pode ou não comprar a prazo. Dessa forma, a empresa analisa a capacidade financeira e todo o histórico de pagamento do consumidor.

A partir desses dados, é possível saber quais clientes possuem menos riscos de se tornarem inadimplentes. Como resultado, o crédito será disponibilizado apenas para aqueles que demonstrarem maior chance de efetuar os pagamentos nos termos acordados.

Crie benefícios para o pagamento sem atraso

Para incentivar os seus consumidores a pagarem em dia, uma dica é oferecer vantagens para quem quitar os valores antecipadamente. Por exemplo, há a possibilidade de conceder descontos para os pagamentos realizados à vista ou até uma data limite.

Assim, é comum conseguir aumentar o volume de clientes que terão quitado valores antes do vencimento. Então, estude qual iniciativa se encaixa com os ideais e condições da empresa. Isso permite criar uma cultura de pagamento dentro do prazo.

Desenvolva uma régua de cobrança

Quando não for possível evitar a inadimplência, a empresa deve criar meios eficientes de realizar cobranças. Essa é uma estratégia essencial para recuperar os valores devidos. Aqui, uma das principais dicas é criar uma régua de cobrança.

Essa ferramenta funciona para organizar um padrão de contato com os clientes com a finalidade de prevenir e reverter a inadimplência. Para construí-la, a equipe deve decidir quais canais serão utilizados, as frequências de abordagem e como tratar do tema com o cliente.

Como a tecnologia pode ajudar a controlar o índice de inadimplência?

As estratégias para manter o índice de inadimplência controlado podem ser simplificadas com a utilização da tecnologia. Existem ferramentas digitais que podem garantir eficiência nas atividades e otimizar o tempo de trabalho.

Considerando que médias grandes empresas costumam ter uma cartela de clientes mais ampla, o acompanhamento de vencimentos de modo manual não é viável. Portanto, a conciliação de pagamentos precisa ser feita de maneira automática.

Para isso, busque um sistema que automatize os processos e permita o acompanhamento do índice de inadimplência. A ferramenta também deve mostrar os clientes em atraso e possibilitar pagamentos digitais para cobrá-los com mais eficiência.

Dessa maneira, a tecnologia se torna uma aliada fundamental para estruturar o controle financeiro e os processos de cobrança de maneira eficiente. Como resultado, o time responsável consegue ampliar a produtividade, reduzir os erros e encontrar pontos de melhoria para buscar melhores resultados no negócio.

Neste artigo, você viu o que é o índice de inadimplência e como calculá-lo. Desse modo, é importante acompanhar o indicador todos os meses e traçar estratégias para mantê-lo o mais baixo possível, ajudando a manter a saúde financeira do negócio.

Se você gostou do conteúdo e quer continuar aprendendo, leia sobre a importância de ter acesso a bons relatórios de vendas!

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