Os gestores de empresas devem estar sempre atentos, buscando maneiras de fidelizar seus clientes. Isso porque a fidelização traz diversas vantagens para o negócio, como maior previsibilidade do caixa e melhora da imagem da marca no mercado.
Ter consumidores fiéis também pode significar aumentar os lucros e ter menos custos. Afinal, conquistar novos clientes costuma exigir valores superiores aos necessários para fidelizar um cliente e garantir vendas frequentes para pessoas que já conhecem a empresa.
Neste conteúdo, você aprenderá 7 estratégias para fidelizar clientes e ampliar as vendas da empresa!
É impossível fidelizar clientes sem um atendimento de qualidade. Na prática, esse é um dos principais critérios relacionados à satisfação do consumidor. Portanto, os colaboradores que atuam com atendimento ao público precisam ser qualificados para adotar as melhores práticas.
Ademais, um cliente bem atendido tende a voltar mais vezes, fechando novos negócios — além de indicar a empresa para outros interessados. Então é interessante investir em treinamentos para garantir um atendimento exclusivo. Também é válido conhecer bem o público da marca e oferecer diferenciais que o agrade.
Vale destacar que mesmo empresas com soluções de qualidade e preço competitivo podem perder lugar no mercado por conta de um atendimento ruim. Por outro lado, atender bem destaca o negócio da concorrência e agrega mais valor, trazendo oportunidades de lucrar mais.
Também é importante desenvolver laços com o cliente ao longo do tempo, em vez de focar apenas no momento da venda. O objetivo é criar um relacionamento mais profundo com os consumidores, para que eles lembrem da empresa nas próximas compras.
Para tanto, é essencial ter um setor de pós-vendas eficiente. Por meio dele, surgem oportunidades de se comunicar com os clientes depois da compra, a fim de entender o nível de satisfação, oferecer suporte e solucionar reclamações.
Essa postura demonstra a maior preocupação da marca com a experiência do cliente. Ao perceber essa postura, a tendência é que o consumidor tenha mais confiança para continuar comprando com ela.
Certos modelos de negócios se beneficiam da criação de comunidades, oferecendo um clima de mais proximidade com clientes frequentes. Elas podem ser criadas em fóruns na internet ou no próprio site da marca, trazendo oportunidades para escutar mais os consumidores e envolvê-los no negócio.
Como você viu, a comunicação é um fator relevante na hora de fidelizar os clientes. Portanto, além de ter um bom atendimento e criar um relacionamento, vale a pena ter atenção às formas de se comunicar com os consumidores — seja offline ou online.
Aqui, o primeiro passo é escolher bons canais de comunicação — considerando as possibilidades da empresa e as preferências de cada cliente. Para alguns, receber uma ligação será invasivo, por exemplo. Já outros podem preferir falar por telefone a receber mensagens ou e-mail.
Então a comunicação pode ser pensada de forma estratégica para fidelização. É o caso de mandar mensagens com cupons de desconto em certos momentos. Ter uma newsletter para compartilhar temas relevantes com os clientes também pode ser interessante.
Os compradores não se tornarão clientes fiéis de uma empresa na qual não confiam. Nesse sentido, um passo fundamental para construir confiança com o público é ser realista nas promessas feitas. Isso fortalece a reputação da marca.
Quando uma promessa não pode ser cumprida, é importante avisar ao consumidor. Logo, ser transparente — inclusive em momentos difíceis — se torna um dos principais cuidados que devem ser observados para o sucesso da estratégia.
O modo como a marca resolve os problemas dos consumidores, por exemplo, faz muita diferença na decisão de compra deles. Oferecer soluções que não poderão ser realmente aplicadas ou que não sejam eficazes para a situação abalará a confiança do cliente.
Por esse motivo, é essencial ter uma equipe capacitada, que entenda os limites do que pode ser feito e possam ter uma comunicação humanizada e transparente. Desse modo, a imagem da empresa se fortalece. Além de fidelizar clientes, isso ajuda a atrair mais consumidores.
Os clientes gostam de sentir que são lembrados pela marca. Com isso, eles tendem a estreitar a relação e seguir fiel à empresa. Desse modo, criar campanhas específicas para quem já comprou é uma estratégia que pode ser utilizada.
Um exemplo muito utilizado são os cartões fidelidade — em que determinado número de compras dá direito a descontos ou gratuidade.
Outra ideia a utilizar é o sistema de pontuação. Com ele, cada compra feita resulta em pontos que poderão ser trocados por recompensas no futuro. Afinal, garantir benefícios exclusivos é mais uma forma de favorecer a fidelização dos clientes.
Todo o planejamento sobre as formas de fidelizar clientes precisa ser feito com base em informações seguras sobre o público da empresa. Pensando nisso, é imprescindível pedir feedbacks dos clientes para guiar as decisões.
Ao saber o que eles estão pensando sobre a compra, as decisões a respeito de campanhas e comunicação da empresa serão mais efetivas. Também é possível entender os motivos de insatisfação e trabalhar para resolvê-los.
Os feedbacks podem ser solicitados de diversas formas. Por exemplo, realizando pesquisas de satisfação por telefone ou e-mail. Vale, ainda, ter colaboradores atentos a sites de reclamação para entender os problemas que os consumidores têm apontado e desenvolver soluções.
Por fim, lembre-se de que o mercado é altamente competitivo e existem muitas empresas disputando a atenção do público. Considerando essa realidade, não é suficiente prestar um bom trabalho e ter produtos ou serviços de qualidade.
É necessário exceder as expectativas que os consumidores têm sobre a companhia. Um exemplo é ser mais ágil no atendimento e surpreender positivamente na resolução de eventuais problemas. Essa postura costuma fazer com que o cliente saia com uma percepção positiva sobre a marca.
Outro fator que ajuda a superar expectativas é mostrar especialidade na sua área. Ter uma equipe bem capacitada para tirar todas as dúvidas dos clientes e até antecipar orientações aumenta a autoridade.
Neste post, você conferiu 7 formas de fidelizar clientes da empresa e aumentar as vendas. Essas estratégias poderão ajudar o negócio a ter melhores resultados ao longo do tempo. Então não deixe de seguir as dicas e capacitar a equipe para prestar um atendimento diferenciado.
Quer continuar bem-informado? Confira qual a relação entre a gestão financeira e o faturamento da empresa!