Nos últimos meses do ano, há duas datas comerciais de grande relevância para as empresas. Trata-se da Black Friday — que acontece sempre na última sexta-feira de novembro — e do Natal, em 25 de dezembro.
Mas, entre elas, existe ainda um terceiro evento importante — a Cyber Monday. Por esse motivo, vale a pena considerá-la pensando nas vendas e no lucro do negócio.
Neste artigo, saiba mais sobre a Cyber Monday e confira como as empresas podem continuar fazendo negócios nessa ocasião!
A Cyber Monday é um evento que ocorre sempre na segunda-feira após a Black Friday, cujo propósito é aumentar as vendas de empresas no ambiente online. Ela foi criada em 2005 nos Estados Unidos e passou a ser adotada pelo varejo no Brasil em 2012.
Além de ser uma data para que negócios possam vender mais, ela serve como uma segunda chance para os consumidores aproveitarem descontos e promoções. A ideia da Cyber Monday é parecida com a da Black Friday — a diferença é a ocasião ser voltada apenas para ofertas no ambiente digital.
No início, a data era relacionada, principalmente, a vendas de produtos de tecnologia e eletrônicos. Porém, e-commerces dos mais variados segmentos passaram a participar do evento, obtendo resultados interessantes.
Segundo dados da Neotrust, o faturamento da Cyber Monday em 2023 foi de R$ 736,9 milhões no Brasil, com um ticket médio de R$ 561,40.
Agora que você sabe o que é a Cyber Monday e quais foram os seus resultados em 2023, veja nos tópicos a seguir como aproveitar a data para continuar vendendo pós-Black Friday!
A Black Friday pode ser um parâmetro útil para as suas ações na Cyber Monday. A razão é que o desempenho da empresa na sexta-feira tende a fornecer diversos insights para a companhia aproveitar na segunda.
Logo, faça uma boa análise dos resultados conquistados na Black Friday e utilize os dados para criar estratégias para a Cyber Monday.
Na avaliação, procure verificar aspectos como:
Com a análise desses e de outros pontos, é possível fazer ajustes e melhorias nas estratégias — o que pode potencializar as chances de sucesso da empresa na Cyber Monday.
Tanto na Black Friday quanto na Cyber Monday, as pessoas esperam encontrar preços e descontos realmente atrativos. Por esse motivo, busque criar ofertas verdadeiras, que chamem a atenção de compradores e despertem o interesse deles.
Com tantas ferramentas e plataformas disponíveis, é fácil descobrir se uma promoção é real e se de fato ela compensa. Por essa razão, estruture as ofertas de forma adequada e estratégica, pensando tanto na perspectiva do consumidor quanto da empresa.
Algumas dicas nesse sentido são:
Mais uma dica relevante para aumentar o número de negócios na Cyber Monday é utilizar diferentes canais de venda. Por exemplo, além do site, aproveite as redes sociais, o e-mail marketing, o WhatsApp e os marketplaces.
Ao estar em diferentes canais, a empresa pode aumentar as chances de alcançar públicos distintos, que procuram ofertas em cada ambiente.
Por durar apenas um dia, considere trabalhar gatilhos de urgência em suas ações de Cyber Monday. Isso significa utilizar comunicações como “apenas hoje”, “somente nessa segunda” e “últimas unidades” no site, nas redes sociais e em outros canais da empresa.
O senso de urgência tende a levar o consumidor a agir com rapidez. Afinal, se ele não aproveitar a oferta naquele momento, corre o risco de perder uma oportunidade. Portanto, aproveite que a Cyber Monday dura somente um dia para utilizar gatilhos de escassez, aumentando as chances de fechar mais vendas.
Outra recomendação para continuar vendendo no pós-Black Friday é criar campanhas de remarketing. A estratégia visa impactar consumidores que demonstraram interesse em produtos ou serviços recentemente, mas não concluíram a compra.
O remarketing consiste em criar anúncios que aparecem em diferentes canais para clientes em potencial. Existe a opção de veiculá-los em sites, redes sociais — como Instagram e Facebook —, vídeos no YouTube etc.
Os anúncios podem ser criados na plataforma Google Ads e ajudam a manter a empresa presente na mente do consumidor, além de oferecer uma segunda chance de conversão.
Mais uma sugestão para aproveitar a Cyber Monday é oferecer frete grátis. A ação é particularmente relevante, já que, em diversos casos, os consumidores desistem de uma compra devido ao valor cobrado pela entrega.
Além da gratuidade, você pode oferecer descontos no transporte, seja em todos os produtos ou em itens específicos — ou, ainda, nas compras acima de determinado valor. Nesse caso, é preciso avaliar qual estratégia faz mais sentido. Assim, aplicando a dica, existe a possibilidade de reduzir o índice de abandono de carrinho.
Em datas como Black Friday, Cyber Monday e Natal, a demanda por produtos e serviços normalmente é mais alta. A procura também costuma representar um aumento do volume de contatos, seja por conta de dúvidas, reclamações ou outro motivo.
Então não deixe de preparar a equipe de atendimento para lidar com os consumidores e oferecer suporte qualificado. Os colaboradores precisam ser ágeis e eficientes na tarefa — tenha em mente que a forma como um cliente é tratado pode ser um fator decisivo em relação a uma compra.
Com as informações deste artigo, você conferiu diversas informações sobre a Cyber Monday, incluindo orientações para aproveitá-la pós-Black Friday. Portanto, considere segui-las para vender mais na ocasião e aumentar os lucros da empresa em que atua.
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