Em quais situações é necessário contratar um contador?

7 outubro 2022
Contratar um contador é muito importante não só para empresas, como também para pessoas físicas que precisam de orientação contábil. No caso das empresas, o contador é fundamental desde o início do negócio, pois garante que ela seja aberta seguindo todas as exigências legais.

Além do mais, ele ajuda a encontrar o melhor regime tributário para o seu negócio, e o melhor enquadramento, evitando que você pague mais impostos do que deveria.

Para as pessoas físicas, o contador auxilia na declaração do imposto de renda, bem como orienta sobre quais são os tributos incidentes em um investimento.

Neste post vamos mostrar algumas situações nas quais é absolutamente necessário a contratação desse profissional. Boa leitura!

1 – Abertura da empresa

Uma das situações cruciais para a contratação do contador é no processo de abertura da empresa. Afinal, ele encontra o melhor regime tributário para o seu negócio, bem como colabora na preparação do contrato social.

Por exemplo, é o contador quem auxiliará nas cláusulas contratuais, avaliará se vale a pena solicitar o enquadramento no simples, encontrará a melhor classificação de atividade para sua empresa, dentre outros aspectos.

No Brasil, abrir um negócio é um processo razoavelmente democrático, e por isso, quem decide fazê-lo sozinho enfrenta muito mais dificuldades.

2 – Auxílio gerencial do negócio

Outro ponto fundamental que necessita de um contador é para auxiliar a gestão financeira e orçamentária da sua empresa. Isso é essencial para a própria sobrevivência dela.

Esse profissional tem a capacidade de gerar relatórios que muitas vezes o empreendedor não possui como o Demonstrativo de Resultados do Exercício e o Balanço Patrimonial.

Esses dois relatórios são de suma importância. O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) demonstra para o empresário qual foi o lucro real que ele teve ao final de um determinado período.

Por meio dele você sabe quais foram os custos que mais pesaram no orçamento e então reformula a estratégia para maximizar o lucro. Inclusive, você pode aprender esses termos em um glossário de contabilidade.

Já o Balanço Patrimonial mostra como está a evolução do patrimônio líquido da empresa, bem como a evolução das contas a receber, estoques e investimentos em maquinários.

É possível que uma organização tenha lucro, mas o empresário não o vê, afinal, ele pode estar sendo imobilizado ou financiando um cliente, coisas que o Balanço é capaz de mostrar.

3 – Recolhimento correto dos impostos

O contador também é fundamental para o recolhimento correto dos impostos. É ele quem organiza todos os documentos fiscais e calcula quanto a empresa terá que pagar.

Sem esse profissional, se torna necessário contratar um funcionário somente para realizar esse serviço. A consequência é que geralmente isso sai bem mais caro para a própria organização.

Afinal, o custo de um colaborador, considerando salários e encargos na maioria das vezes é superior ao valor da mensalidade do contador.

4 – Fazer a folha de pagamento

A folha de pagamento também é uma atividade complexa. Empresas de porte maior têm uma equipe de Recursos Humanos responsável por essa atividade.

Já empreendimentos menores não possuem essa capacidade, e é aí que entra o contador. Ele além de gerar os holerites e calcular corretamente o quanto cada funcionário ganha, ainda remete as informações para os órgãos responsáveis.

Afinal, é preciso se atentar em diversas questões, como o envio de dados para o e-social, bem como o recolhimento correto do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Em caso de rescisão trabalhista o contador calcula corretamente quanto é o valor devido que a empresa precisa pagar para os funcionários, evitando problemas judiciais.

5 – Orientação na distribuição de lucros

No Brasil há certos casos em que não há tributação, e um deles é a distribuição de lucros. Ela é diferente do pró-labore que é a remuneração dos sócios da empresa pelo trabalho que exercem dentro dela.

O pró-labore possui incidência de imposto de renda e contribuição previdenciária. Por isso, se um empresário aumenta o seu pró-labore mesmo não trabalhando no negócio, acreditando que isso é lucro, é um equívoco.

Além do mais, ele estará pagando muito mais impostos. É nesse ponto que o contador orienta qual é o pró-labore ideal para a função exercida dentro da empresa, e o que pode ser lucro distribuído do negócio.

6 – Declaração do Imposto de Renda

A declaração do Imposto de Renda é feita tanto por pessoas físicas quanto jurídicas. E ainda que você possa fazê-lo sozinho, um contador será de extrema importância.

Até porque se você investe em ações e ativos de renda fixa, precisa declarar os seus investimentos para o fisco. Caso contrário, terá problemas que vão dar dor de cabeça.

Há diversas regras em relação a declaração de day trades, dividendos e outros tipos de investimentos. Quando você conta com um contador, é só passar o extrato das suas negociações para ele.

Nesse sentido, ele vai calcular o imposto devido e te orientar acerca do recolhimento, que em alguns casos deverá acontecer mensalmente. Isso evita problemas como multa e até mesmo cair na malha fina.

Conclusão

Conclui-se com esse artigo que o contador é um profissional bastante importante na vida das empresas, assim como de todas as pessoas físicas.

No caso das organizações, é ele quem auxilia em todo o processo de abertura do negócio, evitando enquadramentos errados, bem como o pagamento de impostos desnecessários.

Um bom contador também evita erros no recolhimento de impostos, o que garante que você não levará multas desnecessárias e terá muito mais tranquilidade para focar internamente dentro da sua empresa.

Além disso, por meio dos demonstrativos gerenciais, você tem uma visão muito mais apurada dos dados do seu negócio, como o lucro proporcionado, bem como a evolução do seu balanço patrimonial.

E evita errar no momento de definir um pró-labore e de distribuir lucros. Ademais, é um profissional de extrema importância no momento da declaração do Imposto de Renda tanto para pessoa física quanto jurídica.

Portanto, independentemente se você possui uma empresa, é assalariado, prestador de serviços ou MEI, é muito importante ter a ajuda de um contador para garantir que todos os tributos estejam sendo pagos corretamente para evitar problemas com o fisco.

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.