Em um mercado disputadíssimo, cada venda feita é uma pequena vitória, tanto em lojas físicas quanto em e-commerces. Contudo, a administração incorreta do dinheiro pode colocar todo esse esforço a perder. Isso, inclusive, prejudica a saúde financeira da empresa quando repetido com frequência. Logo, cuidar da gestão de recebíveis é uma das atitudes primordiais de quem administra um negócio, independentemente do porte.
Por isso, entre tantas formas de pagamento disponíveis, cada uma delas com prazos e taxas diferentes, investir na automação da gestão de recebíveis é altamente recomendável. Se você quer entender quais os benefícios disso, preparamos este texto que esclarecerá suas principais dúvidas.
Em tese, todo o comércio tem maneiras para controlar suas finanças, incluindo formas de verificar o dinheiro que será recebido. Elas podem variar desde planilhas, até sistemas de gestão, algo que muda de acordo com o tamanho da empresa. No entanto, a maioria desses mecanismos deve considerar um fator: pode haver um intervalo entre a efetivação do negócio e o recebimento do dinheiro.
Portanto, a administração dos valores que entrarão na conta em determinado prazo é chamada de gestão de recebíveis. Feita de maneira adequada, ela torna possível um melhor controle do fluxo de caixa, de estoques e facilita a operação, inclusive de e-commerces.
Entender os processos de cada forma de pagamento e controlar os valores que devem ser recebidos, é fundamental para a geração de lucros consistentes. E a ausência de um sistema eficiente de gestão pode trazer prejuízos para o negócio já que pode ocasionar alguns problemas.
O principal deles é a falta de produtividade. O tempo necessário para conferir todos os valores manualmente é alto e costuma demandar muita mão de obra. Esse trabalho pode ser ainda maior, se forem considerados todos os meios de pagamento aceitos costumeiramente.
Se isso não bastasse, sempre existe a possibilidade de erros. Tais equívocos ocasionam retrabalhos frequentes e a inclusão de informações erradas que podem ocasionar eventuais perdas.
Além disso, setores como o e-commerce apresentam características que podem tornar essa gestão mais complicada. Como a maioria das vendas desse meio são pagas com cartões — de débito ou crédito —, é comum que ocorra o chamado chargeback.
Um chargeback acontece quando o cliente, por diversos motivos, solicita o estorno do valor pago. Caso o produto encomendado já tenha sido enviado, a chance de haver perda nesse pedido é grande.
Felizmente, a adoção de uma ferramenta de automação pode contornar boa parte desses problemas, como você verá adiante.
Conhecer as especificidades de cada uma das formas de pagamento também pode facilitar a gestão de recebíveis. Um e-commerce geralmente tem entre os meios de recebimento mais comuns os cartões de crédito, débito, boleto e as carteiras virtuais, como o PayPal e PagSeguro. Já um restaurante pode ter que lidar com tickets alimentação, por exemplo.
De qualquer forma, é notável o crescimento dos cartões como forma de pagamento. De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (ABECS), em 2017, os brasileiros fizeram R$ 1,36 trilhão de compras com cartão. Esse número é 12,6 % maior do que em 2016.
Quando o enfoque fica apenas nas compras feitas remotamente, caso dos e-commerce, os números também são interessantes. As operações com cartões nesses meios alcançaram R$ 167,6 bilhões em 2017, uma alta de 16,5 % em relação a 2016
Porém, os cartões apresentam alguns empecilhos que podem comprometer uma boa gestão de recebíveis, além do já mencionado chargerback. O primeiro deles é o prazo. Compras feitas no crédito podem demorar até 30 dias para serem creditadas na conta da empresa. Se elas forem parceladas, esse prazo é ainda mais alongado.
As taxas cobradas por cada uma das diferentes adquirentes também podem ser um fator de complicação. Esse é um problema ainda maior se pensarmos que cada empresa costuma contar com os serviços de diferentes players, para aproveitar as melhores condições de cada um.
Nesse cenário é que a automação da gestão de recebíveis torna-se um meio para descomplicar processos e aumentar a eficiência. Mas quais os benefícios práticos da implementação dessas ferramentas? Listamos abaixo as atividades rotineiras que podem ser facilitadas com a utilização de um software de gestão financeira.
É normal que o responsável pelas finanças de uma empresa precise acessar vários portais de adquirentes diferentes para fazer a conciliação de vendas. Isso é essencial para não ter surpresas e para que os resultados apresentem diferenças. Apesar disso, é um trabalho manual trabalhoso, que demanda tempo.
Com a automação, relatórios unificados ficam disponíveis. Eles facilitam a visualização dos lançamentos, permitindo identificar aqueles que estão corretos, com divergência ou ainda não conciliados.
Uma boa saúde financeira depende da administração correta do fluxo de caixa. Assim, é importante ter acesso a relatórios detalhados, com todos os recebíveis, além dos custos que precisam ser honrados. Tal tarefa também fica mais simples com a automação.
Com a integração a sistemas de gestão empresarial — os chamados ERP —, é possível automatizar também a baixa de títulos recebidos. Essa é mais uma maneira de aumentar a produtividade na gestão de recebíveis.
Por fim, com a automatização fica menos trabalhoso gerenciar a devolução de pedidos que resultam em chargebacks. Isso é feito pelo controle de valores reembolsáveis e acompanhamento dos prazos de solicitação, ajudando na manutenção das receitas do negócio.
Se você chegou até aqui, viu a importância da gestão de recebíveis e como a automação pode facilitá-la. Além disso, entendeu como a simplificação desses processos contribui com o aumento da produtividade e com a saúde financeira da empresa. Portanto, não hesite em considerar essas soluções para o seu negócio, seja ele um pequeno comércio ou uma grande rede de lojas.
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