Cashless: saiba o que é e como preparar a empresa para essa tendência!

3 outubro 2023

As modernizações nos meios de pagamentos vêm proporcionando mais versatilidade para as empresas e clientes na hora de concretizar as operações. Uma das alternativas para as transações financeiras sem o uso de dinheiro em espécie é o sistema cashless.

Essa tendência entre as formas de pagar pelas compras e serviços modifica a dinâmica do mercado e pode representar muitas oportunidades para os negócios. Por esse motivo, é preciso ter atenção ao que ela representa e se adaptar às novidades que surgem.

Neste artigo, você entenderá o que é o sistema cashless e como se atualizar para manter a competitividade nesse cenário tão dinâmico. Boa leitura!

O que é cashless?

A expressão cashless vem da língua inglesa, significando “sem dinheiro”. Ela é usada para designar os pagamentos que não são feitos em espécie ou, quando efetuados nos cartões de crédito e débito, isso é feito sem a inserção de dados — como senha e código de segurança.

As transações financeiras por esse sistema se diferenciam dos meios tradicionais a partir da tecnologia utilizada e da praticidade que oferecem. Por exemplo, elas dispensam a inserção do cartão ou o fornecimento dos dados dele nas operações.

Esse é um dos reflexos da digitalização da economia, que busca cada vez mais praticidade e segurança nas transações monetárias. O cashless também se adequa aos comportamentos dos consumidores, que tendem a desejar mais facilidade e eficiência no dia a dia.

Como funciona essa forma de pagamento?

Os pagamentos sem dinheiro podem acontecer de muitas formas. Uma das tecnologias utilizadas para essa finalidade é a RFID (Radio-Frequency Identification ou identificação por radiofrequência).

Ela é muito comum em pulseiras e cartões magnéticos utilizados em grandes eventos, além de estar presente em algumas carteiras digitais. A comunicação por radiofrequência não precisa de conexão com a internet e oferece segurança para pagamentos diversos.

Outra possibilidade é a transmissão de dados cashless ocorrer a partir da tecnologia NFC (Near Field Communication, ou comunicação de campo próximo). Esse recurso é utilizado, por exemplo, em pagamentos com cartões por aproximação — mas exige o acesso à internet.

Por fim, é válido mencionar os pagamentos realizados por QR Code e via Pix. Nesses casos, o smartphone é a principal ferramenta para a transação, que ocorre pelo aplicativo do banco no qual o cliente tem conta.

Quais são as vantagens de adotar o cashless no negócio?

Como você viu, o sistema cashless proporciona muita praticidade para os consumidores. Da mesma forma, ele beneficia as empresas, pois representa oportunidades de ampliar as vendas. Afinal, com mais possibilidades de pagamentos, os clientes tendem a realizar mais compras.

Além disso, a rapidez da tecnologia reduz as filas no caixa, melhorando o trabalho da equipe e a experiência dos consumidores. A modernização ajuda, ainda, a transmitir uma imagem positiva ao público, demonstrando que o negócio acompanha as tendências de mercado.

Outro ponto positivo para ambos os envolvidos é a segurança. Essa alternativa reduz erros na cobrança, como troco incorreto, e evita que os estabelecimentos armazenem grandes quantias no caixa — reduzindo a exposição a crimes.

Por fim, é pertinente acrescentar que essas formas de pagamento digitalizadas facilitam o controle do fluxo financeiro da empresa. Esse benefício é consequência da geração de relatórios automáticos oferecida pelos aplicativos utilizados para o cashless, otimizando o acompanhamento dos resultados.

Como se preparar para aplicar essa tendência na empresa?

Agora que você já conhece o sistema cashless, é necessário entender como se preparar para a adoção dessa tendência na empresa.

Confira dicas!

Identifique as tecnologias disponíveis

O mercado conta com muitas tecnologias para os pagamentos sem dinheiro. Assim, é necessário identificar quais delas fazem sentido para o negócio. Então avalie as alternativas que mais atendem ao perfil da empresa e às necessidades dos clientes.

Esse passo é essencial para direcionar bem os recursos e esforços empregados na mudança, incluindo as ferramentas com bom potencial de oferecer benefícios à organização.

Providencie a infraestrutura necessária

Após definir as tecnologias a serem adotadas, é o momento de providenciar a infraestrutura necessária para começar a operá-las. Uma vantagem do sistema cashless é que ele tende a ser bem simples de ser incorporado nas companhias.

No entanto, é importante definir como ele integrará os processos já consolidados na empresa para que a modernização aconteça de forma organizada.

Promova o treinamento da equipe

Contar com uma equipe preparada é fundamental para ter sucesso em qualquer atualização nos processos. Por esse motivo, invista em treinamentos para os colaboradores, para que eles saibam como operar as tecnologias e instruir os clientes sobre o seu bom uso.

Além de conhecer a forma de operação básica dos recursos, é fundamental que os funcionários possam lidar com eventuais dificuldades e imprevistos. Similarmente, é necessário ter acesso aos canais de suporte das ferramentas adotadas para buscar ajuda quando for preciso.

Comunique os consumidores sobre a novidade

Feitas as atualizações, é o momento de comunicar as novidades aos consumidores. Deixe claro aos clientes que a empresa está se atualizando para aprimorar o serviço oferecido e explicite as vantagens de utilizar os novos meios de pagamento.

Transmita essa informação de forma positiva, encorajando o público a experimentar a facilidade. É fundamental demonstrar a segurança e a transparência das operações.

Ofereça vantagens e incentivos ao uso do cashless

Uma das formas de ampliar as operações por cashless no negócio é oferecer vantagens e incentivos aos consumidores. É possível, por exemplo, disponibilizar descontos, promoções ou brindes que sejam exclusivos para os meios de pagamento sem dinheiro.

Esse é um caminho eficiente para favorecer a mudança de comportamento do público e ampliar o uso das novas ferramentas para recebimentos.

O cashless é uma tendência que veio para ficar, e preparar a empresa para essa realidade é essencial a fim de garantir a competitividade no mercado. Ao adotar soluções de pagamento eletrônicas, a empresa aproveita diversos benefícios e proporciona vantagens aos clientes.

Para ter sucesso na adesão a novas ferramentas, é preciso ter o auxílio de tecnologias específicas. Faça uma cotação na Equals e veja como uma plataforma completa de gestão financeira pode ajudar!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.