A importância da auditoria contábil para a sua rede de academias

21 fevereiro 2020

índice:

– O que é auditoria contábil?
– Auditoria contábil para redes de academias
– A importância do processo para a sua rede de academias

A auditoria contábil se torna essencial justamente pela complexidade que envolve a gestão financeira de uma rede de academias. Leia aqui e saiba mais!

A auditoria contábil é um processo administrativo essencial para todos os modelos de negócio, pois verifica de forma detalhada todos os registros referentes à contabilidade das empresas. Neste artigo, vamos mostrar a importância desta atividade para redes de academias, um segmento que não para de crescer.

Segundo levantamento de 2018 da IHRSA, associação internacional de incentivo à saúde e exercícios, no Brasil já existem mais de 34 mil academias, sendo o segundo país com o maior número desse tipo de estabelecimento, atrás apenas dos Estados Unidos.

A quantidade de clientes também impressiona: são aproximadamente 9,6 milhões de adeptos no Brasil, um número que fica atrás apenas de Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido. 

As cifras também são altas. Em solo brasileiro, hoje o segmento de atividades físicas movimenta 2,1 bilhões de dólares, o que representa a maior receita da América Latina e a terceira das Américas.

Neste cenário, investidores e empreendedores correm para aproveitar as oportunidades de mercado. Se você é um deles ou tem interesse em investir nesse ramo, precisa dar atenção especial à gestão financeira do seu negócio.

Entre os processos para uma gestão financeira inteligente, está a auditoria contábil. Leia mais abaixo.

O que é auditoria contábil?

A auditoria contábil é um processo que analisa a saúde financeira de uma empresa e verifica a autenticidade de seus registros contábeis como fluxo de caixa, balanço patrimonial, entre outros. 

Porém, em uma auditoria contábil, não são inspecionados apenas todos os documentos contábeis, mas também os processos internos do negócio bem como as informações de fontes externas como Receita Federal e bancos.

O principal papel da auditoria contábil é identificar irregularidades. No caso da relação com instituições financeiras como bancos e operadoras de cartão, podem acontecer cobranças indevidas de valores, descontos e taxas, não cumprimento de prazos, entre outras divergências.

Engana-se quem pensa que a auditoria contábil serve apenas para grandes empresas ou aquelas com graves problemas financeiros. Este é um processo essencial para uma boa gestão financeira também para negócios médios e pequenos. 

Confira a seguir porque esse processo é importante para a sua rede de academias.Leia também: Big Data é prioridade global no setor financeiro. Saiba porquê

Auditoria contábil para redes de academias

No caso de uma rede de academias, você tem que controlar não só de uma, mas de várias unidades, processos como:

– Recebimento de matrículas 

– Recebimento de testes físicos

– Cobrança de mensalidades

– Cobrança de planos variados

– Renovação de contrato

– Cancelamento de contrato

– Vendas de roupas, suplementos e outros (se for o caso)

É uma grande quantidade de dinheiro que entra na conta bancária da empresa, de diversas unidades diferentes, a partir de vários meios de pagamento: dinheiro, cartão de crédito, débito, boleto, carnê, débito automático etc.

Claro, sem falar no dinheiro que sai como forma de pagamento de aluguel, água, luz, internet, telefone, salários de funcionários, impostos, fornecedores, aquisição de novos equipamentos etc.

A importância do processo para a sua rede de academias

A auditoria contábil se torna essencial justamente pela complexidade que envolve a gestão financeira de uma rede de academias. O processo de auditoria pode ser terceirizado ou feito pela própria empresa. 

Geralmente, essa inspeção é feita uma vez por ano, mas em grandes empresas pode acontecer em intervalos menores. A periodicidade da auditoria é importante para identificar possíveis erros contábeis ou até mesmo irregularidades como fraudes e desvios.

No caso de uma rede de academias, a auditoria se mostra indispensável para evitar desperdícios, reduzir custos e melhorar o desempenho de cada unidade. Caso uma filial esteja com resultados muito inferiores em relação às outras, o problema pode ser identificado e contornado sem maiores prejuízos à marca.

Se você é dono de uma rede de academias, com certeza quer crescer e abrir cada vez mais unidades, certo? A auditoria contábil mostra a real situação financeira do seu negócio e permite que você elabore uma expansão mais consistente e duradoura, sem surpresas financeiras.

Essa atividade é importante também se você precisar de financiamentos ou investimentos. Na hora de pedir um empréstimo ou negociar com um investidor, você precisa passar credibilidade. E a auditoria contábil promove essa confiança.

Além disso, digamos que você queira vender uma parte da sua participação ou até mesmo negociar a sua rede de academias integralmente. Durante as tratativas, o comprador ou os compradores irão exigir todas as informações sobre a saúde financeira da empresa.

Caso você tenha feito a auditoria contábil, como aconselha o manual, os interessados em sua marca terão todos os dados necessários para análise. Essa é a melhor forma de demonstrar seriedade e solidez.

Ademais, sem dúvidas, o grande benefício da auditoria contábil é conquistar uma gestão financeira inteligente, que tem controle total sobre as finanças do negócio e faz o melhor uso dos recursos para um crescimento linear e constante.

A auditoria contábil pode ser feita para identificar irregularidades; crescimento ou venda; ou apenas para garantir a rigidez contábil da empresa. Para fazer a sua, o ideal é contratar uma empresa especializada, que deve ter total autonomia durante o processo.

Nesse momento, a tecnologia aparece como grande aliada para simplificar as análises contábeis. Com uma solução de gestão financeira inteligente, como a Equals, fica mais fácil cruzar dados e identificar divergências. A densidade de informações, números e relatórios da plataforma Equals permite uma auditoria contábil rigorosa para que nada saia do seu radar. 

Quer saber mais sobre como nossa solução pode ajudar seu negócio? Aperte aqui e acesse já nosso site. Você pode falar com a gente pelo chat e também solicitar uma cotação. Aproveite (:

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.