A importância do ERP para a gestão do negócio no final e início de ano

29 dezembro 2021

A chegada do fim do ano representa oportunidades de alto faturamento e crescimento do negócio. Porém, para suportar a alta demanda e a expansão, é necessário investir em ferramentas que otimizam as atividades da empresa, como um sistema ERP de gestão.

Esse software permite a integração dos setores da empresa, oferecendo uma visão ampla do negócio e um melhor controle dos processos. Assim, você pode elaborar estratégias para explorar o potencial dessa época de festividades, que envolve o Natal e o Ano Novo.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e saiba o que é um ERP, qual sua importância para a gestão do negócio no fim de ano e como ele pode ajudar a sua empresa!

O que é um sistema ERP e para que ele serve?

Antes de saber a importância do ERP para a gestão de fim de ano, é importante entender o que significa esse sistema. A sigla para Enterprise Resource Planning significa sistema de gestão empresarial, em português.

Dessa maneira, um ERP é um software que permite integrar todas as áreas da empresa em uma única plataforma. Com isso, as informações são concentradas, organizadas e armazenadas em uma base de dados confiável.

Ademais, a ferramenta permite automatizar processos de forma sincronizada e em tempo real. Assim, a gestão do negócio se torna simplificada e mais eficiente — evitando erros, duplicidade e retrabalho.

Consequentemente, a produtividade é aumentada e as tomadas de decisão são mais coerentes. Para entender mais sobre esse sistema, confira as funcionalidades de um ERP em cada setor de uma empresa:

Qual a importância do ERP para a gestão nessa época?

Agora que você já sabe o que é e para que serve um ERP, deve entender a importância desse sistema para a gestão do seu negócio no fim de ano. O Natal é a data que mais movimenta o varejo, principalmente porque a tradição de trocar presentes e celebrar com festas estimula o consumo.

Dessa forma, as vendas tendem a ter um aumento significativo. Nesse cenário, não ter um controle eficiente sobre a gestão do negócio pode trazer prejuízos. Por exemplo, sem o gerenciamento do estoque, a empresa pode ter menos produtos que a demanda — deixando de vender.

Além disso, há abertura para erros que comprometem o fluxo de caixa, como envio duplicado de encomendas e cancelamentos de compras que ainda constam no faturamento a receber. Com auxílio das funcionalidades de um ERP, as atividades da empresa são otimizadas, reduzindo os erros e potencializando as vendas.

Como o ERP pode ajudar na gestão das vendas de fim de ano?

Até o momento, você já entendeu as funcionalidades e a importância do ERP para a gestão. Portanto, é hora de aprender como o software pode ajudar no controle da sua empresa.

Confira!

Maior precisão nos prazos de entrega

A entrega das compras no prazo é uma característica muito avaliada pelos consumidores. Em contrapartida, empresas que costumam atrasar o frete são mal vistas pelos clientes.

Com o alto volume de vendas de fim de ano, o número de entregas também aumenta. Assim, contar com o ERP ajuda na precisão dos prazos e no nível de segurança da operação.

Melhor gestão do estoque

O estoque integrado viabiliza uma gestão eficiente em todas as etapas, com um controle maior sobre o que está armazenado. Nesse contexto, saiba que um dos motivos para algumas empresas trabalharem com alto volume de mercadorias, ainda mais no Natal, é evitar a falta de produtos.

Ou seja, essas organizações imobilizam grande parte do capital que poderia ser usado para outros investimentos e crescimento. Utilizando um ERP é possível equilibrar o estoque de maneira adequada, reduzindo a necessidade de armazenar e controlar grandes quantidades de produtos.

Suporte para as tomadas de decisão

A tomada de decisão faz parte da gestão de um negócio e impacta o futuro da empresa. Por essa razão, quanto mais acertadas as escolhas, maiores são as chances de sucesso da organização.

No fim de ano, é muito comum ter que definir processos importantes da companhia, tanto para as vendas de Natal quanto para o ano seguinte. Então, para tomar as melhores decisões, é necessário ter informações relevantes que oferecem suporte para esses momentos.

Com o ERP, você tem dados e indicadores de todos os setores da empresa em um só lugar. Isso permite uma visão mais ampla do negócio, servindo como base para o planejamento estratégico.

Maior controle financeiro

Com o aumento das vendas, também é necessário ter um maior controle sobre as finanças da empresa. A implementação do ERP financeiro permite que você acesse as informações e relatórios relacionados às compras, vendas e recebimentos de maneira prática e eficiente.

Além disso, você pode aproveitar as melhores oportunidades no seu negócio. Por exemplo, é importante oferecer diversas formas de pagamentos aos seus clientes para aumentar as possibilidades de vendas.

Entretanto, gerir manualmente muitas opções de cartão demanda tempo e esforço. Com a plataforma Equals, que pode ser integrada num sistema ERP, é possível ter total controle sobre os recebíveis em um único ambiente.

Ao longo deste post, você entendeu a importância de um ERP de gestão para o seu negócio no final do ano. Então vale a pena considerar a implementação desse sistema em sua empresa para potencializar as suas vendas de Natal e começar o novo ano com um gerenciamento mais eficaz.

Quer entender mais sobre a Equals? Acesse o nosso site e confira todas as funcionalidades da nossa plataforma!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.