Em seu retorno com capacidade total, um dos maiores eventos de digital commerce do mundo aconteceu nos dias 5 e 6 de junho em São Paulo e reuniu cerca de 20 mil pessoas por dia nos 54 mil m² do São Paulo Expo.
Os visitantes puderam assistir a dezenas de palestras e debates sobre tendências tecnológicas para o varejo e possibilidades de transformação digital do setor. Dentre as tendências e casos de sucesso discutidos no evento, a inteligência artificial se destacou como o principal tema abordado.
Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de visitar e conhecer soluções de 249 expositores. O evento, sem dúvidas, colocou o VTEX Day dentro do calendário global de eventos e convenções mais relevantes no mundo.
No primeiro dia, Gisele Bündchen foi a palestrante principal evento e, durante mais de uma hora, a supermodelo dividiu com a audiência um pouco de sua história de vida e os desafios que venceu.
Nós estivemos presentes no evento e compartilhamos a seguir o que vimos de melhor nos dois dias de evento:
1 – Inteligência Artificial como parte da agenda das empresas
A IA já se tornou uma prioridade para as empresas, que têm como desafio capacitar seus colaboradores para o uso da tecnologia.
Durante o evento, marcas como Whirpool e Magazine Luiza explicaram como estão aplicando a IA em seus processos. Dentre as aplicações está a otimização de performance de anúncios pagos e a melhoria do sortimento de produtos.
Com o crescimento desse mercado, sai na frente quem antes entender como a tecnologia pode ser utilizada para oferecer soluções que melhorem a experiência do consumidor.
2 – Resiliência como chave para o sucesso
Resiliência e agilidade foram citadas como competências essenciais para assegurar o sucesso do e-commerce nos próximos anos.
Dentre as tendências mencionadas está a redução do prazo de adoção de tecnologias disruptivas: o resilient commerce. Introduzido pela Diretora de Pesquisa para Comércio Digital Mundial da IDC, Heather Hershey, o comércio resiliente consiste em uma maneira de construir empresas que sejam “à prova de futuro”. Algumas estratégias para alcançar essa resiliência são:
– implementar o omnichannel, vendendo onde quer que os consumidores queiram comprar independentemente do canal;
– proporcionar experiências de compra únicas e personalizadas, a partir da unificação de dados do negócio;
– investir em processos automatizados e em estratégias complexas;
Isso se deve ao sucesso de ferramentas como o Chat GPT, que em apenas dois meses alcançou a marca de 100 milhões de usuários, tornando-se a solução que mais rapidamente atingiu a marca.
3 – Responsabilidade ambiental e social
Este ano, o VTEX Day recebeu o selo de evento neutro pela Eccaplan – o que significa que toda a emissão de carbono durante a montagem do evento foi precificada e compensada com investimento em iniciativas de combate aos efeitos da mudança climática no Brasil.
Além disso, a organização do evento proporcionou uma programação especial para jovens de 4 ONGs, projetos sociais e alunos do programa Digit.all, que provê bolsas de formação gratuita para acelerar a carreira de grupos sub-representados no mercado de e-commerce.
4 – Expansão do evento
Este ano o VTEX Day foi palco de um desfile de moda das marcas Aramis, Bagaggio, Constance e Fila. Elas mostraram novidades de suas coleções disponíveis na plataforma LiveShopping da VTEX.
O evento contou também com uma área de Business patrocinada pelo LinkedIn, onde empresas se encontraram para reuniões. Neste mesmo espaço houve a gravação de um podcast com foco em inovação e tecnologia, coordenado por Alfredo Soares, influencer digital e co-fundador da escola de negócios G4 Educação.
5 – Encerramento
Para comemorar o sucesso do evento, o público assistiu a um show do grupo Casuarina, com participação especial da sambista Roberta Sá e do rapper Rael.
O responsável pelo repertório de samba foi o músico Zé Ricardo, responsável pela curadoria artística do palco Sunset no Rock in Rio.
A Equals no evento
A Equals marcou presença pela segunda vez com um estande no VTEX Day . Mostramos como nossas soluções simplificam a gestão financeira de mais de 72 mil estabelecimentos diariamente, conciliando mais de R$ 30 bilhões por mês com cerca de 500 milhões de transações, levando menos complexidade nos processos, potencializando vendas e democratizando uma gestão inteligente, saudável e segura.
Além disso, nosso CEO, Marcelo Garcia, participou de uma palestra no estande da NuPay falando sobre a parceria entre as empresas e o futuro dos meios de pagamento.
Artigo escrito por Lucas Oliveira