Pensando nisso, você sabe o que é split de pagamentos? Ele é um recurso que pode agilizar a gestão de recebíveis, especialmente quando há necessidade de dividir o valor das vendas para diversos vendedores.
Quer saber como isso é possível? Então acompanhe este conteúdo! Aqui, você entenderá como o split de pagamentos funciona e quais benefícios ele traz para a empresa.
Vamos lá?
O split de pagamentos é uma solução que permite a divisão automática do pagamento em cartão de uma transação entre as pessoas ou estabelecimentos que devem receber o dinheiro. Assim, nas vendas em que existe mais de um recebedor, não é necessário fazer a distribuição manualmente.
Para melhor entendimento, considere um site de marketplace. Nele, diversos vendedores expõem os seus produtos e os clientes podem comprar em lojas variadas — fazendo apenas um pagamento.
Com o split de pagamentos, em vez de o site calcular a divisão do dinheiro e repassar o pagamento para cada vendedor, o procedimento é realizado de modo automático.
Sabendo o que é o split de pagamento, vale a pena descobrir como ele funciona. Quando o cliente realiza uma compra por meio da maquininha de cartão, o valor é depositado na conta do gateway de pagamento.
Assim, logo após os descontos pelo serviço, a quantia restante é creditada nas contas dos vendedores — conforme a porcentagem que cada um deve receber pela venda. Com a finalização do split, o gateway avisa o Banco Central sobre a transação e o valor enviado para cada recebedor.
Como o pagamento é recebido de forma direta, cada vendedor deve emitir a nota fiscal e recolher os impostos conforme o valor que recebeu. Embora o procedimento pareça complexo, ele é de responsabilidade da empresa responsável pelo split.
Como você viu, o split de pagamento facilita a divisão dos valores de uma compra entre os vendedores. Dessa maneira, o recurso traz praticidade e agilidade no dia a dia do negócio. Além disso, ele apresenta outras vantagens.
Veja!
De forma indireta, o split de pagamento contribui para o aumento das vendas. Isso porque, quando um cliente deseja comprar diversos produtos que não encontra em apenas uma loja, a tendência é que ele adie a finalização da compra.
Afinal, é necessário dispor de tempo e paciência para realizar cadastro em diversas lojas e fechar a compra em cada uma delas. Já quando o site conta com um split de pagamento, o cliente só precisa realizar um cadastro para comprar com mais de um vendedor e pagar apenas uma vez.
A solução permite, portanto, que o consumidor feche o carrinho de compras e finalize a aquisição dos produtos quanto antes. Assim, as lojas podem aumentar o seu faturamento.
Quando os pagamentos são divididos manualmente, eles são sujeitos a erros e problemas no repasse do dinheiro. Logo, essa forma de divisão dos valores pode não ser tão clara quanto os envolvidos gostariam, além de contribuir para o prejuízo de uma ou mais partes da transação.
Já com o split de pagamentos, toda a operação é feita automaticamente, conforme as regras estabelecidas com a empresa responsável pela intermediação. Desse modo, os cálculos dos valores repassados são realizados sem chances de erros.
Além disso, os vendedores são informados sobre os produtos vendidos, o preço pago por cada um e os descontos dos serviços de pagamento. Dessa maneira, há maior transparência nas transações, aumentando a confiança dos vendedores em relação à empresa.
Ao saber o que é o split de pagamentos, você aprendeu que a emissão da nota e o pagamento dos tributos são realizados por cada vendedor responsável. Dessa maneira, é possível evitar a bitributação sobre um mesmo valor, trazendo economia para a companhia.
Ademais, a gestão tributária é facilitada e a empresa consegue ter mais agilidade e produtividade nesse sentido. Outro ponto importante é que a organização fica menos sujeita a problemas com o Fisco por erros no recolhimento das taxas.
Como o split de pagamento reduz efetivamente as chances de erros nos cálculos dos repasses de dinheiro, é possível diminuir os custos causados por falhas. É o caso, por exemplo, de quando a empresa precisa refazer o cálculo ao errar o valor repassado aos vendedores.
O tempo de retrabalho é uma despesa a mais para o negócio. Assim, ao poupar a necessidade de realizar novamente a tarefa, os colaboradores podem se dedicar às outras atividades. Então o split contribui para maior produtividade na empresa.
Com o split de pagamentos, os vendedores podem identificar imediatamente as suas vendas. Desse modo, eles podem ganhar agilidade na preparação dos pedidos e oferecer um serviço mais satisfatório aos seus clientes.
Afinal, os consumidores valorizam lojas que preparam e enviam suas encomendas rapidamente. E, dessa forma, os vendedores têm maior capacidade de conquistar a confiança e a fidelidade do seu público.
Agora que você já sabe os benefícios do split de pagamentos, é importante entender como aplicar essa solução em médias e grandes empresas. Na prática, será necessário escolher um intermediador de pagamento que aceite o recurso.
Em seguida, você deve determinar as regras de divisão de pagamentos para as transações, estipulando os percentuais de vendas. Então é preciso integrar o seu sistema com as APIs da ferramenta de split de pagamentos.
Dessa maneira, ao ativar o split de pagamento, o intermediador se torna responsável por fazer a distribuição do pagamento para os vendedores correspondentes às vendas.
Como você viu, o split de pagamentos traz diversos benefícios para o seu negócio. Para utilizar melhor esse recurso, não deixe de contar com uma plataforma de conciliação financeira, como a Equals. Assim, é possível ter mais eficiência, qualidade e transparência no recebimento das vendas!
Quer descobrir o que a Equals pode fazer pelo seu negócio? Acesse o site e conheça a plataforma!