SaaS: o que é e porque seu time financeiro precisa dele

1 outubro 2019
Saiba o que é SaaS, os seus benefícios e a importância desse tipo de solução para o seu negócio e também para o seu time financeiro. Leia mais!

As empresas estão cada vez mais abertas ao uso da tecnologia em seus processos. Neste cenário de transformação digital, o SaaS (Software as a Service) aparece como uma das principais tendências. Segundo pesquisa da Capgemini, 92% das empresas no Brasil adotam pelo menos um produto Saas em suas operações.

Neste mercado, o setor financeiro se destaca como o principal usuário do SaaS. Isso porque existem hoje diversos softwares voltados para essa área, soluções modernas e personalizadas que facilitam a rotina administrativa do time financeiro das empresas.

A explosão das fintechs impulsionou a oferta de produtos SaaS para a gestão financeira dos negócios. A quantidade e receita dessas startups financeiras ainda não são de grande expressão, mas, no futuro, elas devem se consolidar cada vez mais.

Você, enquanto pessoa física, com certeza já usou e provavelmente deve usar a tecnologia Saas. Os exemplos mais comuns de SaaS em nosso dia a dia são: Gmail, Google Drive, Dropbox, iFood, entre outros.

Antes de falarmos sobre os benefícios do SaaS para o seu time financeiro, vamos ao conceito. Confira a seguir!

O que é SaaS?

Em outros tempos, as empresas tinham custos altos com a grande quantidade de softwares para diferentes funções. Era preciso um programa para controle de estoque, outro para emissão de notas fiscais, mais um para fluxo de caixa, e por aí vai… O empreendedor precisava pagar pelo software, pela licença e dispor de um servidor para abrigar todos os usuários. Mas, com o SaaS, isso acabou.

O SaaS, em português Software como Serviço, são softwares e soluções tecnológicas que podem ser acessados pela internet, de qualquer dispositivo, em qualquer lugar, sem que seja preciso instalar, manter ou atualizar software ou hardware. Isso porque todas as correções, melhorias e atualizações são feitas pela empresa provedora do produto.

O provedor gerencia tudo e tem a responsabilidade de garantir a disponibilidade da solução bem como a segurança dos seus dados. Por exemplo, se você quer abrir uma empresa, mas não tem muita habilidade com finanças, você pode contratar uma plataforma de gestão financeira online e iniciar suas operações rapidamente.

É tudo mais simples, rápido, prático e barato. Quando você contrata um produto SaaS para o seu setor financeiro, por exemplo, basta acessar a internet e utilizá-lo. Não precisa fazer o download, nem comprar licença ou montar um servidor.

Você pode se perguntar se o SaaS é seguro. Garantimos que sim. Isso porque essas soluções ficam hospedadas na nuvem, geralmente, em várias delas, garantindo que os produtos estejam sempre seguros e funcionando.

Bom, agora que você já sabe do que se trata, confira quais os benefícios do SaaS para o seu time financeiro.

Os benefícios do SaaS para o seu time financeiro

Saiba como o seu time financeiro pode se beneficiar com o uso de um sistema SaaS:

Redução de custos

O custo para implantar uma plataforma SaaS é bastante inferior aos gastos necessários com outros modelos. Portanto, se é mais barato, sobra mais dinheiro para o seu setor financeiro usar em outras áreas.

Foco total no seu negócio

Com uma solução SaaS de gestão financeira, por exemplo, você otimiza o tempo do seu time financeiro, que não precisa mais desempenhar tarefas manuais e repetitivas. Sua equipe poderá concentrar esforços em atividades estratégicas, que possam gerar valor ao negócio e também aos seus clientes.

Segurança e disponibilidade

Uma das principais características das ferramentas SaaS é o uso da nuvem para o armazenamento dos dados. Para garantir a segurança das informações de seus clientes, as empresas provedoras utilizam recursos com padrões internacionais, garantindo a proteção e a disponibilidade da solução, para que o seu time financeiro não corra riscos e também não diminua a produtividade.

Mobilidade

Além de ter os sistemas sempre a disposição, um dos grandes benefícios do SaaS é que as soluções podem ser acessadas de qualquer lugar, a qualquer hora. Basta ter acesso à internet e pronto, você pode utilizar o serviço.

Escalabilidade

Como citamos acima, a empresa provedora da ferramenta SaaS é responsável por promover correções, melhorias e atualizações no software, o que permite que o seu negócio seja cada vez mais beneficiado com essas otimizações. A solução ganha em qualidade e o seu negócio cresce.

Estas são algumas das principais vantagens do SaaS para a sua empresa e sua equipe financeira. Confira abaixo algumas dicas para implantar esse tipo de tecnologia na sua empresa!

Como implantar o SaaS com sucesso no seu negócio

No começo, toda novidade enfrenta resistência, principalmente em empresas tradicionais. O gestor, portanto, deve preparar a equipe e mostrar os benefícios da utilização de uma ferramenta SaaS para os processos. Mais do que uma mudança de sistema, é preciso promover uma mudança de mentalidade no time financeiro, para que todos façam bom uso do recurso e se adaptem o mais rápido possível.

É importante analisar as melhores opções do mercado e acompanhar a contratação, utilização e desempenho da solução, além de obter o feedback da equipe. E claro, se a empresa decidiu utilizar um produto SaaS, ela precisa deixar de lado métodos tradicionais e seguir rumo a era tecnológica, priorizando a inovação em todas as áreas.

É isso! Esperamos que você tenha entendido o que é SaaS, os seus benefícios e a importância dessa tecnologia para o seu negócio. Não deixe de conhecer a Equals, uma plataforma online para a gestão financeira inteligente da sua empresa. Clique aqui e saiba mais!

Até a próxima!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.